Há uma semana comecei a sentir uma espécie de estalo na região de encontro entre a maxila e ouvido,

4 respostas
Há uma semana comecei a sentir uma espécie de estalo na região de encontro entre a maxila e ouvido, porém, sem dores. Procurei um dentista e ele indicou o uso de uma placa ao dormir, dizendo que eu "forço" os dentes durante o sono. Há 3 dias, meu siso, no mesmo lado do estalo, nasceu. Há relação?
Não há relação. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e a disfunção da ATM se apresente. Alguns desses fatores são: Trauma, apartamento dental, bruxismo do sono, hábitos paraduncionais e predisposição genética para dores crônicas.
Antigamente acreditava-se que a ma-oclusão tinha um papel fundamental para as Dores faciais, hoje com inúmeros artigos científicos essa relação é descartada.

Prezado, quando existe o estalido nessa região da articulação temporomandibular é um sinal de que existe uma desorganização no sistema, que muitas das vezes é multifatorial, onde um dos principais motivos que desencadeia a DTM ( disfunção temporomandibular) é a maloclusão, ou seja diante do seu quadro , a erupção de mais um dente na boca pode sim ser o gatilho dessa desordem, contudo como já citei, podem haver outros problemas que afetam diretamente a região e que promovem os sinais e sintomas da DTM seja o estalido, seja o zumbido no ouvido, dores de cabeças e musculares na face são sinais pontuais provocados nessa desordem da articulação, onde por estresse , fadiga muscular, sobrecarga tencional, má postura, má oclusão são ativadores da DTM e que aí sempre requer uma boa orientação por um bom dentista em que esse profissional mais apto irá conduzir seu tratamento, encaminhando quando necessário aos demais profissionais que são imprescindíveis muitas das vezes para se obter êxito.
Há muita lenda/informação equivocada da importância, tanto do nascimento do terceiro molar, quanto da maloclusão no aparecimento, perpetuação ou piora dos problemas de ATM e dores orofaciais. Há também uma hipervalorização do uso de placas e outros dispositivos interoclusais.
Ajustes ou correções oclusais e extrações de dente do siso não tendem a melhorar em nada qualquer tipo de disfunção temporomandibular, assim como, nem sempre o uso de placas é necessário ou eficaz nestas disfunções.
Não há relação.

Alterações articulares ou musculares raramente têm relação com alterações oclusais ou presença dos terceiros molares.

Estalidos articulares sem dor e sem limitação em função mandibular, são considerados uma variação da normalidade, e podem estar presentes em cerca de 30 por cento da população, não necessitando intervenção.