Há um mês comecei a ter a síndrome do pânico. Meu psiquiatra receitou a Sertralina, tomo há 10 dias.

6 respostas
Há um mês comecei a ter a síndrome do pânico. Meu psiquiatra receitou a Sertralina, tomo há 10 dias. O problema é que não me sinto mais a mesma, pois parece que fiquei lesada. Há possibilidade da síndrome ter me deixado com sequelas?
A síndrome do pânico embora seja um transtorno mental que desencadeie bastante desconforto e limitações temporárias na rotina do indivíduo, não é passível de causar sequelas.
Pelo que informou está no início do tratamento, em fase de introdução de medicação. Nessas primeiras semanas com a medicação existe maior possibilidade de efeitos colaterais variáveis, na maioria das vezes suportáveis e de baixa intensidade.
Mantenha-se empenhada em seu tratamento, relatando ao seu médico essa sensação diferente que está sentindo.
Respeitosamente,
Dr. Fábio Silva

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tenho escutado isso (o medo de sequelas) de alguns pacientes que chegam ao consultório depois de ter o primeiro episódio de pânico. O receio de um dano não reparável pode vir da intensidade da angústia vivida, que tão de tão intensa, divide a vida entre um antes e um depois. Mas de fato, não há uma sequela. A medicação ainda está em fase de adaptação e muitas vezes os pacientes relatam sintoma físicos que apesar de leves, "lembram" o momento da crise. Muitas vezes, eles ainda estão iniciando a medicação, sentem-se vulneráveis e qualquer sensação corporal, muitas vezes as mais simples e comuns são vistas como uma possível sinal de nova crise. Quando o paciente ainda está nos primeiros 20 dias de adaptação ao remédio, cabe ao psicólogo criar um clima de apoio e ajudá-lo a diferenciar as sensações desagradáveis, dando nomes a ela. Também cabe trabalhar o paciente para que assuma posição ativa no tratamento, comunicando sua dúvidas e desconfortos com seu médico.
A sertralina, como quase todos as medicações deste grupo podem causar essa "lerdeza" que vc referiu. Mas esses efeitos são transitórios, até o corpo acostumar. Se continuar assim após 21 dias, consulte seu psiquiatra!
Em relação a sequela, não se preocupe. A sertralina não causa dano cerebral nem deixa sequelas, é tudo temporário.
Síndrome do pânico não deixa sequelas. O que deve estar ocorrendo são os efeitos do medicamento. Os pensamentos desorganizados, com a sensação de algum ruim vai acontecer e característico de quem possui síndrome do panico. Importante que você faça acompanhamento com o psicólogo para aprender a lidar com esses sintomas.
Olá querida, boa tarde!
A síndrome de pânico não deixa sequelas, fique despreocupada quanto a isso. Essa sensação que descreve me parece que é causada pelos efeitos da medicação, que realmente interfere no corpo. Sugeriria que conversasse com seu psiquiatra para verificar a dosagem, e continuaria a tomar, pois está numa fase de adaptação ao remédio. Mas o que considero o mais importante nesse processo é iniciar a psicoterapia para cuidar do seu emocional, pois só medicação não trata as causas da síndrome de panico. O ideal é fazer o tratamento psicoterapêutico aliado ao uso da medicação. Boa sorte e melhoras!
;)
A adaptação aos medicamentos exige um tempo, cada organismo responde de forma diferente.
Relate ao médico que te atende para que se necessário ele faça um ajuste.
Recomendo que alie ao tratamento medicamentoso a psicoterapia para autoconhecimento.
Isso vai as auxiliar a manter um maior equilíbrio psico emocional.
Abraços

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.