Há muitos anos tenho um problema, as vezes(2 a 3 no ano) tenho um mal estar quando estou em pé, nem

2 respostas
Há muitos anos tenho um problema, as vezes(2 a 3 no ano) tenho um mal estar quando estou em pé, nem sempre por estar a muito tempo, as vezes ônibus por ex. Minha vista escurece, sinto que vou desmaiar, fico fraca. Já fiz milhões de check ups, meu irmão também tem isso mas ele desmaia. O que será ? Que me aconselham?
Olá internauta! Tonturas com estas características de escurecimento visual e sensação de quase desmaio, via de regra, tem origem cardiovascular e não labiríntica. Sugiro que procure um bom cardiologista para que as hipóteses de intolerância ortostática, hipotensão postural ou alguma outra causa de baixo débito sejam investigadas.
Boa sorte!

Prezada senhora, os sintomas que você nos relata é relativamente muito comum! Conforme já dito, o mais provável é que se trate de uma entidade benigna chamada síncope vaso-vagal, onde por motivos diversos, como estar em local com calor excessivo, mudança brusca de posição, tempo excessivo em pé, entre outros, há uma queda da sua pressão, o que ocasiona os sintomas transitórios descritos. Isto normalmente não requer nenhum tratamento específico, com exceção de se manter adequadamente hidratada, evitar mudanças bruscas de posição e sempre tentar sentar/deitar quando tiver os sintomas, para uma rápida recuperação. Outros diagnósticos possíveis, a depender da sua idade e suas doenças pre-existentes, seriam hipotensão postural, outras alterações vasculares, ou mesmo disautonomia, esta última algo raro mas que pode existir em determinadas doenças neurológicas. Seria portanto, muito importante que a senhora faça uma avaliação com um neurologista e um cardiologista de sua confiança. Boa sorte!