Há medicamentos que podem afetar a memória?

4 respostas
Há medicamentos que podem afetar a memória?
Sim, existem diversos medicamentos que podem afetar a memória, não sendo possível citar todos aqui pois são de várias classes farmacológicas diferentes, mas na maioria dos casos a memória volta ao normal com a suspensão da medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, inúmeras classes de medicamentos podem afetar a memória. Se nos detivermos nos medicamentos que são psicotrópicos, isto é, que alteram o funcionamento mental pela ação direta no cérebro, fica evidente que, dependendo dos neurotransmissores que eles modulam ou os receptores em que produzem a ação, podem causar perda de memória. Geralmente, essa perda cessa com a retirada do medicamento. Outros déficits de memória são crônicos devido ao uso prolongado de medicamentos que afetam o hipocampo, região cerebral responsável pela memória. Mas é importante diferenciar se a perda de memória é causada por medicamentos ou pelo transtorno psiquiátrico de base que está sendo tratado. O segundo motivo é o mais frequente.
Sim, existem vários medicamentos q afetam a memória, conforme as citações anteriores, entretanto, é importante salientar que quando o paciente perceber está disfunção deve comunicar ao seu medico, que poderá fazer um manejo. Alguns anticonvulsivantes também podem causar este tipo de alteração, deste modo, crianças em idade escolar podem ter rendimento acadêmico prejudicado, por isto, os pais devem ficar atentos
Há medicamentos que afetam a memória, inclusive atuando na morte de neurônios e prejudicando a formação das sinapses. Um exemplo clássico são os benzodiazepinicos, remédios de tarja preta utilizados em grande parte para a sedação e insônia.
Não é aconselhável toma-los mais de três meses devido aos efeitos nocivos citados anteriormente.

Especialistas

Cláudia Caciquinho Vieira

Cláudia Caciquinho Vieira

Geriatra

Belo Horizonte

Daniel Gonçalves Quiroga

Daniel Gonçalves Quiroga

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Rodrigo Elias Zim

Rodrigo Elias Zim

Médico clínico geral

Criciúma

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.