Ha mais de 15 anos trabalho fazendo projetos com levantamento de Campo em área urbana e rural. Tive

4 respostas
Ha mais de 15 anos trabalho fazendo projetos com levantamento de Campo em área urbana e rural. Tive um quadro onde me vieram pensamentos perturbadores e de conteúdo inaceitável, que contrariavam meus próprios princípios. Me desorientaram e tive sintomas de medo, angustia, culpa e insônia. Assim, fui a um psiquiatra que considerou como TOC(leve), me afastou do trabalho e me medicou com Paroxetina. Fiz também tratamento psicológico, tentando entender os motivos e hoje me encontro totalmente restabelecido e sem nenhum sintoma. Gostaria de saber, se este quadro é realmente TOC, já que não tenho manias ou compulsões. Gostaria de saber se isto traz limitações ou restrições no trabalho?
O quadro que você descreveu é bastante compatível com TOC, assim como o tratamento. Entretanto, não é possível responder com certeza por esse meio, uma vez que o diagnóstico somente é possível com uma avaliação pessoal. Sugiro que converse com seu médico de tem dúvidas!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pensamentos que consideramos inaceitáveis são comuns e , por si só, não caracterizam um quadro de TOC. No TOC os pensamentos são chamados de intrusivo porque invadem a consciência do sujeito sem que ele tenha controle disso. É preciso uma avaliação detalhada para se definir exatamente do que se trata . A paroxetina é um dos tratamentos para TOC.
Olá, sem fazer uma avaliação psicanalítica mais profunda, com o intuito de descobrir possiveis traumas relacionado ao estresse do trabalho e o comportamento social fica muito vago e especulativos a minha opinião, sabemos que os pensamentos relacionado ao TOC são invasivos e o indivíduo não tem controle sobre os mesmos, mas o seu relato, refere se a pensamentos conflituosos com manifestos relacionados a moral ( Punição do Super Ego )
TOC pode ser apresentado sim sem a presença de compulsões, muitas vezes ele se manifesta somente com a presença de obsessões, que são pensamentos intrusivos de conteúdo inaceitável.
E com tratamento os sintomas do TOC podem desaparecer completamente sim.
Quando os sintomas estão presentes eles podem limitar muito a vida e o trabalho do paciente e o objetivo do tratamento é justamente para que o paciente possa retomar sua vida normal conforme os sintomas vão diminuindo.
Espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas em termos gerais, mas se quiser saber mais especificamente sobre a sua situação a única forma realmente é buscar um profissional capacitado para atendê-lo.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.