Há interação medicamentosa entre Creatina e carbonato de lítio?

2 respostas
Há interação medicamentosa entre Creatina e carbonato de lítio?
Não há interação medicamentosa, inclusive porque creatina não é um medicamento, mas um nutriente. Entretanto, o lítio pode ter alguma ação tóxica sobre os rins (não significativa, em níveis terapêuticos) e a creatina pode sobrecarregar os rins. Assim, deve-se tomar cuidado e só ingerir nutrientes sob acompanhamento médico e nutricional.

Olá!
Dados da literatura científica sugerem não haver uma interação específica entre lítio e creatina; além disso, a creatina, em indivíduos saudáveis, não tende a causar, por si só, doença renal. Entretanto, não se indica seu uso em pessoas já doença renal ou com medicações potencialmente lesivas ao rins. E aqui, entra a discussão sobre o lítio.
O lítio, realmente, pode ser danoso ao rim, especialmente em doses tóxicas (acima da faixa terapêutica) e é por isso que idealmente seus níveis no sangue e a função renal devem ser acompanhados regularmente via exames laboratoriais. Uma boa função renal e um adequado aporte de creatina, em acompanhamento médico regular, é super possível.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!