Há duas semanas tive uma dor de garganta seguida de tosse que me deixou sem voz. Evoluiu para uma sinusite

4 respostas
Há duas semanas tive uma dor de garganta seguida de tosse que me deixou sem voz. Evoluiu para uma sinusite bacteriana e tratei com antibiótico por 10 dias. Já melhorei, mas minha voz ainda está falhando, não voltou ao normal. Não sinto nem dor de garganta. Por que ainda não voltou 100% a minha voz?
Prezado/a paciente-internauta,

Não à toa, nossa especialidade se chama oto-rino-laringo... isto é, todas estas cavidades, de fato, estão relacionadas, de tal sorte que, invariavelmente, "se solidarizarão" umas com as outras na maior parte dos casos.

O quadro ora descrito é compatível com uma laringite ou laringotraqueíte residual pós infecciosa, que, não raramente, acomete pacientes na fase final do quadro faríngeo e/ou sinusal, constituindo-se em uma causa comum de desconforto e tosse persistente, ams que no entanto, apresenta bom prognóstico.

Procure seu otorrino, se hidrate bem e repouse a voz!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A tosse com frequência pode ocasionar um ataque brusco, impacto muito forte na suas pregas vocais, trazendo assim edemas, fendas ou lesão de massa. Procure um otorrino para investigar, através de videolaringoscopia, alguma lesão ou até mesmo descartá-la. Se houver alteração não deixe de procurar um fonoaudiólogo em seguida.

Sucesso!
É bastante comum quadros de rinosinusites acompanhar distúrbios da voz. Como os sintomas de sinusite já melhoraram, provavelmente você pode ter ainda uma laringite residual, que tende a melhorar com repouso da voz e hidratação. Aguarde mais uma semana, mas faça uma revisão com seu médico caso não desapareçam os sintomas.
Olá, pode ser que suas pregas vocais ainda estejam edemaciadas, por conta do quadro que vc descreveu, mas se essa alteração na voz persistir por mais de 15 dias seria importante uma investigação, um retorno ao teu médico, otorrinolaringologista, se for necessário ele te encaminhará para terapia fonoaudiológica. Espero ter ajudado.

Especialistas

Bruna Castropil Pereira

Bruna Castropil Pereira

Fonoaudiólogo

Campinas

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Karina Mezalira

Karina Mezalira

Otorrino

Brasília

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Distúrbios Da Voz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.