Há dois anos venho tentando combater a amigdalite críptica, só que não obtive sucesso. Desejo realizar

3 respostas
Há dois anos venho tentando combater a amigdalite críptica, só que não obtive sucesso. Desejo realizar a cirurgia para retirada das amídalas a laser. Como é a recuperação?
A recuperação da amigdalectomia não é das mais fáceis. Em primeiro lugar, sempre é importante ressaltarmos que trata-se de um pós-operatório bem doloroso, a despeito de ser plenamente possível a redução de tão efeito com a utilização de potentes analgésicos e anti-inflamatórios. Além da dor, desconforto orofaríngeo, pela presença dos pontos, perda de peso e inapetência (fraqueza), em decorrência tanto da hemorragia comum a esta cirurgia como pelas dificuldades de alimentação são outros dos agravos corriqueiros no pós-cirúrgico de amígdala.
O ápice dos sintomas álgicos está entre o 2o e o 4o dia pós-procedimento e a partir daí, a melhora se dá de forma progressiva - e lenta no adulto, podendo se arrastar por até 15 dias, ao passo que em crianças, ao cabo de 7 (nas menores) a 10 dias (nas maiores), a melhora é quase total.

Acrescento que a técnica de dissecção à frio segue sendo a mais indicada. Não apresentando o laser vantagens em reduzir hemorragia, dor nem tempo de recuperação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O pós operatório da cirurgia de remoção das amígdalas (amigdalectomia) é bastante doloroso principalmente para deglutir. O quadro de dor geralmente é amenizado com uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos após a cirurgia! Nos primeiros 7 dias é indicado repouso e ingestão de alimentos líquido pastosos frios como sorvetes,vitaminas e sucos. Após a primeira semana, a dor costuma melhorar e aos poucos pode se voltar a alimentação normal. Em geral, deve-se ficar de atestado médico entre 7 a 10 dias e recomenda-se não realizar atividades físicas os primeiros 30 dias!
Existem poucas diferenças entre a amigdalectomia a Laser e o procedimento convencional. Alguns trabalhos mostram que embora o uso do Laser diminua o tempo de cirurgia e o sangramento no intra-operatório, o uso desse equipamento pode aumentar a dor após a cirurgia.
As principais preocupações são a dor (difícil de controlar mesmo com medicação), dificuldade para engolir e o risco de sangramento. Em geral, os adultos conseguem voltar a sua rotina em 7-10 dias.

Especialistas

Elaine Mendes

Elaine Mendes

Otorrino

Campinas

Erik Frota Haguette

Erik Frota Haguette

Otorrino

Fortaleza

Araquem Cunha Bejes

Araquem Cunha Bejes

Pediatra

Curitiba

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 228 perguntas sobre Amigdalite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.