Há dois anos passei por problemas emocionais, fiz uso do abocresil ovulo e comecei a usar anticoncepcional.

3 respostas
Há dois anos passei por problemas emocionais, fiz uso do abocresil ovulo e comecei a usar anticoncepcional. Tudo no mesmo período, desde então perdi minha lubrificação e umidade vaginal.Agora tenho dor na relações sexuais por falta de lubrificação.Como recuperar a umidade.Qual pode ser a causa?
A dispaurenia (dor durante a penetração peniana) compreende 60% das mulheres com problemas sexuais sendo o distúrbio sexual com mais causas orgânicas. Uma consulta com um ginecologista para avaliar a causa orgânica pode resultar em uma estratégia de tratamento que poderá levar a reversão aos coitos dolorosos. Um dos exames não invasivos e eficazes para esclarecer a etiologia da dispaurenia muito solicitados pelas mulheres é a Ultrassonografia endovaginal (USG) que poderá ser solicitada a critério do ginecologista. Existe também dispaurenia psicogênica, aquela cuja origem é psicológica e o prognóstico para esses casos é excelente, mas deve ser tratada por profissional ginecologista treinado em Terapia Sexual (TS) que faça uso de técnicas comportamentais para a dessenssibilização sistemática dos estímulos dolorosos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Conforme dito pelos colegas acima, é necessária uma investigação, por parte de um ginecologista, sobre a existência ou não, de causas orgânicas, que estariam interferindo na lubrificação vaginal.
Também considero importante que você busque um psicólogo para que, juntamente com ele, perceba, dentro desse contexto, aquilo que está por trás da ausência de lubrificação, caso sejam descartadas possíveis causas orgânicas e, independentemente disso, como você tem se sentido a esse respeito, uma vez que o relacionamento sexual tem sua relevância dentro do casamento.
Olá.

Você começa assim: "A dois anos passei por problemas emocionais..."
Acredito que esses problemas emocionais são tão importantes para você que ainda podem estar ressoando aí dentro de você.
Nosso organismo é um sistema totalmente integrado, e as nossas emoções estão no centro de tudo, eu aconselharia buscar uma ajuda com profissional da área de saúde mental, Psicólogos especialistas em Terapia sexual, Terapia de casal, nesse sentido acredito que terá um bom resultado, e juntamente busque um ginecologista.

Att
Sayonara Machado

Especialistas

Luiza Marouelli

Luiza Marouelli

Ginecologista

Brasília

Bruno Paz

Bruno Paz

Ginecologista

Rio de Janeiro

Juliana Gomes Longen

Juliana Gomes Longen

Ginecologista

São Paulo

Silvio Reis

Silvio Reis

Terapeuta complementar

Jundiaí

Camila Marcondes

Camila Marcondes

Ginecologista

Curitiba

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Relações sexuais dolorosas (dispareunia)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.