Há direitos para uma pessoa que gagueja, referente a ingressar numa faculdade?

5 respostas
Há direitos para uma pessoa que gagueja, referente a ingressar numa faculdade?
Olá! não sei de relato sobre direitos de pessoas que gaguejam quanto ao ingresso na faculdade pois as manifestações estão na fala e comunicação oral e em nada impede o aprendizado e a forma como esse aluno será avaliado mediante provas de multipla escolha ou dissertativa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Cassiano Antunes
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
São Carlos
Oiiii! Como estão as coisas!?

Creio que você pode se informar sobre isso no gagueira.org que é um portal especializado. Porém, por ser algo limitante muitas vezes esse quadro pode ser atenuado buscando atendimento especializado com fonoaudiólogos, psicólogos e psicoterapeutas.

Pense nessa alternativa também, isso melhora a qualidade de vida e facilita o dia-a-dia.

Abração, Cassiano.





Todo aluno que gagueja, se achar necessário, pode buscar o setor de acessibilidade da universidade se precisar de suporte na vida acadêmica. Lembrando que a ABRAGAGUEIRA em parceria com diversas câmeras municipais tem trabalhado em projetos de leis para atenção à população que gagueja.
Olá, excelente pergunta! Há um projeto de lei sendo discutido na câmara que irá respaldar os direitos às pessoas que gaguejam, mas ainda não foi sancionada. A depender do grau de severidade e do impacto na vida do falante, a gagueira pode ser reconhecida como uma deficiência. Há alguns direitos já reconhecidos em algumas leis estaduais. Sugiro você reunir o que se tem legalizado até o momento sobre os direitos às pessoas que gaguejam e levar ao setor de acessibilidade da sua universidade, como disse o colega Denis acima. Boa sorte e qualquer ajuda, estou à disposição.
Não, a gagueira só se torna deficiência incapacitante quando impede o exercício profissional.

Especialistas

Ana Flávia Mendes

Ana Flávia Mendes

Fonoaudiólogo

Montes Claros

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Flávia Ferreira

Flávia Ferreira

Fonoaudiólogo

Aracaju

Cristiane Matheus

Cristiane Matheus

Fonoaudiólogo

São Paulo

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.