Há diferenças entre despersonalização e desrealização, ou os dois nomes se referem ao mesmo Tr

6 respostas
Há diferenças entre despersonalização e desrealização, ou os dois nomes se referem ao mesmo Transtorno?
Bom dia! Na despersonalização-desrealização, ocorre episódios persistentes ou recorrentes, onde o indivíduo tem a sensação de estar vivendo um filme, ou sonhando, como se não estive realmente vivenciando os acontecimentos, há uma espécie de anestesia sensorial, o indivíduo não sente controle sob suas ações, é a falta de resposta afetiva, é um grande vazio de autoconsciência.
Pode decorrer de algum trauma, ou perigo letal real, onde a pessoa sente-se incapacitada, podendo ser em decorrência de assalto, acidente ou doença graves.
Boa sorte. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim,
Conforme o DSM V - (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais V)
Despersonalizaçao e Desrealização, estão incluÍdos entre os Transtornos Dissociativos.

No entanto, a Despersonalização refere-se a aspectos subjetivos, ou seja, o individuo sente-se distanciado de aspectos de si mesmo , um observador de seus proprios sentimentos, pensamentos, do corpo inteiro ou partes, podendo existir a sensação de perda do dominio de suas proprias ações (um robô, um autômato).

E a Desrealização, por outro lado, refere-se a distanciamento e experiências de irrealidade em relação ao ambiente (objetos são vivenciados como irreais, nebulosos visualmente distorcidos)
Essas definições são importantes para entendemos melhor as causas e possíveis razões para esse ou aquele transtorno, mas vale lembrar que cada caso é um caso. Mesmo que os sintomas se encaixem nas definições dos manuais é preciso procurar tratamentos que foquem no contexto e na história do paciente para que o alívio dos sintomas seja duradouro. Remédios com certeza auxiliam na qualidade de vida e nas possibilidades de encarar tratamentos, mas é apenas entendendo a causa em sua raíz que se chega em resultados para a vida toda.
O tratamento psicológico é muito importante junto com avaliação e acompanhamento psiquiátrico. Descartar outros tantornos é muito importante para o sucesso do tratamento.
Concordo com as definições dos colegas. Gostaria de acrescentar que esses sintomas são comuns em casos de psicoses mas também podem ser experimentados por neuróticos que passam por momentos de grande angustia, traumas ou até mesmo por situação de doenças graves ou mudanças no corpo. Abraços.
Conforme já definiram existe uma pequena diferença entre os termos, esse fenômeno pode ser experimentado também nas crises de pânico. Se você possui esse sintoma e isso te traz sofrimento, procure um Psicólogo, com certeza ele poderá te ajudar.

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 398 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.