Há diferenças entre a criança superdotada e a criança inteligente?

4 respostas
Há diferenças entre a criança superdotada e a criança inteligente?
Olá! Há diferenças sim. A criança superdotada é assim definida por contemplar alguns avanços na seara cognitiva, como por exemplo, ter maior facilidade e capacidade para memorização, apreender conceitos concretos ou abstratos antes do esperado pela sua faixa etária, dentre outros detalhes. A criança inteligente também tem vantagem em exercer suas habilidades cognitivas, no entanto não são todas que atingem o nível de superdotada. Para melhor diferenciação em um caso concreto, o indicado é realizar uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo. Crianças inteligentes costumam ser um desafio para os adultos, pois são curiosas, questionadoras, demandam respostas e captam os contextos a sua volta com muita perspicácia. Caso precise de auxílio no manejo com o(a)s pequeno(a)s, fico a disposição. Espero ter ajudado!

As diferenças podem ser bastante sutis se observadas sem os critérios técnicos e científicos que caracterizam a superdotação como uma excepcionalidade. Para receber o diagnóstico de superdotação ou usando o termo atualizado - Altas Habilidades - existem alguns critérios a serem cumpridos. Dentro desse conjunto de critérios, as habilidades intelectuais, sociais e/ou emocionais são medidas por instrumentos e avaliadas por um neuropsicólogo que, após compreender como é o perfil neuropsicológico da criança poderá identificá-la ou não com a excepcionalidade. Espero ter contribuído com sua dúvida!
Sim, há diferenças entre crianças superdotadas e crianças inteligentes. A inteligência refere-se à capacidade de aprender e resolver problemas, enquanto a superdotação envolve habilidades intelectuais excepcionais, criatividade e motivação em áreas específicas. Crianças inteligentes se destacam academicamente, mas não necessariamente têm interesses intensos ou habilidades extraordinárias. Já as crianças superdotadas podem exibir talentos em áreas como matemática ou artes, além de uma curiosidade intensa, mas também podem enfrentar desafios emocionais e sociais devido à sua singularidade. É importante ressaltar que a superdotação deve ser avaliada por um profissional qualificado para um diagnóstico adequado. Assim, todas as crianças superdotadas são inteligentes, mas nem todas as crianças inteligentes são superdotadas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Sim, há uma diferença! Crianças superdotadas têm habilidades muito acima da média em áreas como raciocínio, criatividade ou aprendizado, e se destacam de forma consistente. Já uma criança inteligente pode ser muito boa em aprender e entender coisas, mas sem necessariamente apresentar esse nível de habilidade excepcional em tantas áreas ou de forma tão marcante como uma superdotada. Resumindo, toda criança superdotada é inteligente, mas nem toda criança inteligente é superdotada.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 160