Há diferenças entre a criança superdotada e a criança inteligente?

24 respostas
Há diferenças entre a criança superdotada e a criança inteligente?
 Maria Carolina Andrade
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Há diferenças sim. A criança superdotada é assim definida por contemplar alguns avanços na seara cognitiva, como por exemplo, ter maior facilidade e capacidade para memorização, apreender conceitos concretos ou abstratos antes do esperado pela sua faixa etária, dentre outros detalhes. A criança inteligente também tem vantagem em exercer suas habilidades cognitivas, no entanto não são todas que atingem o nível de superdotada. Para melhor diferenciação em um caso concreto, o indicado é realizar uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo. Crianças inteligentes costumam ser um desafio para os adultos, pois são curiosas, questionadoras, demandam respostas e captam os contextos a sua volta com muita perspicácia. Caso precise de auxílio no manejo com o(a)s pequeno(a)s, fico a disposição. Espero ter ajudado!

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As diferenças podem ser bastante sutis se observadas sem os critérios técnicos e científicos que caracterizam a superdotação como uma excepcionalidade. Para receber o diagnóstico de superdotação ou usando o termo atualizado - Altas Habilidades - existem alguns critérios a serem cumpridos. Dentro desse conjunto de critérios, as habilidades intelectuais, sociais e/ou emocionais são medidas por instrumentos e avaliadas por um neuropsicólogo que, após compreender como é o perfil neuropsicológico da criança poderá identificá-la ou não com a excepcionalidade. Espero ter contribuído com sua dúvida!
Sim, há diferenças entre crianças superdotadas e crianças inteligentes. A inteligência refere-se à capacidade de aprender e resolver problemas, enquanto a superdotação envolve habilidades intelectuais excepcionais, criatividade e motivação em áreas específicas. Crianças inteligentes se destacam academicamente, mas não necessariamente têm interesses intensos ou habilidades extraordinárias. Já as crianças superdotadas podem exibir talentos em áreas como matemática ou artes, além de uma curiosidade intensa, mas também podem enfrentar desafios emocionais e sociais devido à sua singularidade. É importante ressaltar que a superdotação deve ser avaliada por um profissional qualificado para um diagnóstico adequado. Assim, todas as crianças superdotadas são inteligentes, mas nem todas as crianças inteligentes são superdotadas.
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 Érica Silva
Psicólogo
Niterói
Sim, há uma diferença! Crianças superdotadas têm habilidades muito acima da média em áreas como raciocínio, criatividade ou aprendizado, e se destacam de forma consistente. Já uma criança inteligente pode ser muito boa em aprender e entender coisas, mas sem necessariamente apresentar esse nível de habilidade excepcional em tantas áreas ou de forma tão marcante como uma superdotada. Resumindo, toda criança superdotada é inteligente, mas nem toda criança inteligente é superdotada.
Olá! Uma criança superdotada geralmente tem um QI bem acima da média e se destaca em áreas específicas, como matemática, música ou arte. Ela pode mostrar habilidades que chamam a atenção. Uma criança inteligente pode ter um QI acima da média, mas não necessariamente tão alto quanto o de uma superdotada. Elas costumam se sair bem na escola e, mas não necessariamente apresentam talentos extraordinários .
Crianças superdotadas podem enfrentar alguns desafios emocionais e sociais, como se sentir isoladas ou ter dificuldade em se relacionar com os colegas, já que suas habilidades podem ser diferentes do que é esperado para a idade delas.
Tanto as crianças superdotadas quanto as inteligentes merecem atenção e apoio para se desenvolverem da melhor forma possível, cada uma no seu ritmo e de acordo com suas habilidades.
 Ana Garcia
Psicólogo
Sorocaba
Sim, a criança superdotada é caracterizada como uma neuroatipicidade que refere-se a variações no desenvolvimento e funcionamento neurológico que se afastam do que é considerado típico ou neurotípico. Essas crianças podem ter talentos excepcionais em áreas específicas, como raciocínio lógico, criatividade, música ou artes. Essas características podem se manifestar de maneiras que diferem de crianças inteligentes (que possuem QI alto), tanto em termos de aprendizado quanto de interação social, entre outros.
Olá, muito boa sua pergunta.
Sim, há diferenças importantes entre uma criança inteligente e uma criança superdotada, e a psicologia do desenvolvimento ajuda a explicar essas distinções.

Uma **criança inteligente** demonstra habilidades cognitivas acima da média, com facilidade para aprender, boa memória e raciocínio lógico. Ela se destaca academicamente, resolvendo problemas de forma eficiente e aplicando o conhecimento de maneira prática, dentro dos padrões esperados para a sua idade.

Já uma **criança superdotada** vai além disso. Ela não só aprende rápido, mas também tem um **pensamento mais abstrato, crítico e criativo**. Superdotados costumam ter um nível de curiosidade elevado, interessando-se por temas complexos desde cedo e buscando soluções inovadoras. Além das capacidades cognitivas, eles enfrentam **desafios emocionais e sociais**, como a frustração por não se sentirem desafiados, dificuldade de se relacionar com colegas da mesma idade e uma maior intensidade emocional (o que chamamos de "**overexcitability**", segundo Dabrowski).

Em resumo, enquanto a criança inteligente tem um bom desempenho cognitivo dentro dos padrões esperados, a criança superdotada apresenta um conjunto mais amplo de características que incluem criatividade, curiosidade profunda e desafios emocionais.
Espero ter ajudado.
Olá! Existem sim diferenças entre uma criança superdotada e uma criança inteligente. Uma criança inteligente geralmente se destaca em termos de desempenho escolar e resolução de problemas cotidianos, compreendendo e aplicando conceitos de maneira rápida e eficiente. Por outro lado, uma criança superdotada não só exibe inteligência acima da média, mas também possui uma profundidade e complexidade de pensamento muito além de sua idade, muitas vezes mostrando uma criatividade excepcional ou habilidades específicas, como em música ou matemática. Imagine uma criança inteligente que sempre tira notas altas e entende rapidamente o conteúdo da aula. Agora, pense em uma criança superdotada que, além disso, inventa uma nova forma de resolver um problema matemático ou compõe uma música original. Ambas são brilhantes, mas a superdotada possui uma capacidade mais profunda e diversificada de pensamento e criação. É importante reconhecer e apoiar as necessidades únicas de cada uma para que possam atingir seu pleno potencial. Espero ter ajudado, fico à disposição para quais quer esclarecimentos!
Prof. Felipe Marangoni Pontes
Psicólogo, Psicanalista
São Bernardo do Campo
Toda criança é inteligente. Existem diversos tipos de inteligência diferentes, algumas pessoas podem ser melhores em alguns tipos que outros. A criança superdotada processa muito rápido informações e pode se destacar naturalmente em diversas áreas, mas em geral, estas são acompanhadas de dificuldades emocionais e de relacionamento - áreas que também são consideradas hoje em dia como inteligências.
Sim, crianças podem ser inteligentes, porém para ser superdotadas é necessário uma avaliação neuropsicologica para verificar quais areas de maior superdotação e estimular para que a criança possa desenvolve-las.
Dr. José Augusto Avelar
Psicólogo, Terapeuta complementar
Sarandi
A diferença entre uma criança superdotada e uma criança inteligente envolve a intensidade e a qualidade das habilidades que cada uma demonstra. Embora ambos tenham um bom desempenho acadêmico e aprendam rápido, a superdotação pode trazer características adicionais que além da inteligência comum. Aqui estão algumas das principais diferenças:

Capacidade de Aprendizagem :

Criança Inteligente : Aprende rápido e geralmente tem um bom desempenho escolar. Consegue entender e aplicar novos conceitos com facilidade.
Criança Superdotada : Aprende de forma específica rápida e precisa, muitas vezes por conta própria, e com uma compreensão profunda. Pode dominar conceitos complexos com pouco esforço e muitas vezes explorar temas com uma curiosidade intensa e independente.
Profundidade de Interesse :

Criança Inteligente : Mostra interesse por diversos assuntos, principalmente aqueles apresentados no ambiente escolar ou familiar.
Criança Superdotada : Geralmente apresenta interesses intensos e profundos, mergulhando em um ou mais temas com grande curiosidade e foco. Pode se interessar por temas exigentes para sua idade, como filosofia, ciência avançada ou conceitos abstratos.
Nível de Criatividade :

Criança Inteligente : Tem ideias boas e criativas para resolver problemas e desenvolver novos conceitos.
Criança Superdotada : Apresenta criatividade elevada, com uma originalidade acima da mídia. Tende a abordar problemas de forma não convencional e inventiva, além de encontrar soluções novas e fáceis.
Pensamento Crítico e Curiosidade :

Criança Inteligente : Faz perguntas e quer saber sobre o mundo, muitas vezes aceitando respostas de adultos sem contestar.
Criança Superdotada : Questiona constantemente, muitas vezes desafiando respostas e buscando uma compreensão mais profunda. Essas crianças tendem a querer entender o "porquê" por trás dos conceitos, revelando uma curiosidade incansável.
Empatia e Sensibilidade :

Criança Inteligente : Pode ser empática e consciente das emoções de outras pessoas, mas normalmente em um nível esperado para a idade.
Criança Superdotada : Frequentemente apresenta uma empatia e sensibilidade emocional intensa, até mesmo para temas complexos e que envolvem questões éticas ou morais, e pode sentir uma preocupação profunda com questões globais ou existenciais desde cedo.
Motivação e Autonomia :

Criança Inteligente : Trabalha bem com incentivo e responde bem a orientação e elogios.
Criança Superdotada : Muitas vezes é altamente autônoma e motivada por interesses próprios, não necessitando de tanta aplicação externa. Você pode criar seus próprios projetos e buscar conhecimento por conta própria.
Em resumo, enquanto uma criança inteligente apresenta habilidades elevadas de raciocínio e aprendizagem, uma criança superdotada tende a ir além, demonstrando uma combinação de talentos em diversas áreas, incluindo criatividade, curiosidade intensa, profundidade emocional e autonomia. A superdotação envolve um potencial mais global, que inclui a inteligência mas é ampliada por outras características que juntas se tornam mais diferenciadas.
Ola bom dia, Hoje em dia uma pessoa considerada inteligente é aquela que possui habilidade de se relacionar, de solucionar problemas e se adaptar às mudanças na sociedade. Por outro lado, uma criança superdotada possui um nível de conhecimento elevado sobre determinado assunto ou atividade.
A criança superdotada se diferencia da criança inteligente por apresentar características que vão além da alta capacidade cognitiva. Enquanto a criança inteligente aprende rapidamente, adapta-se bem ao ambiente escolar e aplica conhecimentos de forma eficiente, a superdotada demonstra criatividade, pensamento crítico, curiosidade intensa e habilidades excepcionais em áreas específicas.

A superdotação pode incluir dificuldades de adaptação social, maior sensibilidade emocional e tédio em ambientes escolares que não oferecem desafios adequados. Já a criança inteligente costuma ser mais integrada e motivada por reconhecimentos tradicionais, como boas notas. Reconhecer essas diferenças é essencial para oferecer o suporte necessário, especialmente para crianças superdotadas, que podem precisar de acompanhamento especializado.
Bom dia! Sim, há diferenças. A criança superdotada apresenta habilidades excepcionais em uma ou mais áreas, como intelectual, artística ou criativa, com alto desempenho além da média para a idade. Já a criança inteligente possui capacidades cognitivas elevadas, mas dentro de um espectro esperado para sua faixa etária. A superdotação envolve criatividade, pensamento crítico e capacidade de aprendizado avançada, enquanto a inteligência está mais ligada ao desempenho acadêmico e resolução de problemas. Espero ter ajudado, fique bem.
 Rafael Freire
Psicólogo
Porto Alegre
Depende do que você considera ser inteligência. A superdotação é a capacidade que o individuo tem de compreender algumas coisas com mais facilidade, ter uma sensibilidade maior, ter interesse por diversos assuntos diferentes assim como um hiperfoco nos assuntos de seu interesse. Ou seja, a superdotação envolve habilidades intelectuais, criativas, artísticas ou de liderança que são entendidas como superiores à média da população.
A Inteligência é um conceito um pouco maior que a superdotação, pois pode ser entendida como toda o complexo sistema cognitivo necessário para manipular informações, a capacidade de aprender e interagir com o mundo para resolver problemas, se adaptar ao ambiente e gerar respostas eficientes para cada situação.
A diferença entre a criança superdotada e a inteligente é que todos os seres humanos são inteligentes, mas nem todos possuem conhecimento o suficiente para responder e resolver problemas do cotidiano com facilidade, enquanto a criança com superdotação vai aprender com facilidade os assuntos do seu interesse e muitas vezes se adaptar mais rápido a situações adversas, mas ainda assim pode ser uma pessoa com pouco conhecimento e ter dificuldades cotidianas devido a sua alta sensibilidade emocional, perfeccionismo e dificuldades do próprio ambiente, como falta de estímulos ou compreensão.
A criança superdotada é aquela que possui um quociente de inteligência (QI) significativamente superior ao da média (geralmente acima de 130), mas sua superdotação se reflete em uma habilidade excepcional em uma ou mais áreas específicas, como raciocínio lógico, criatividade, memória, arte ou liderança. Além do QI elevado, as crianças superdotadas podem apresentar outras características notáveis, como uma grande curiosidade, facilidade de aprendizagem e aptidão para resolver problemas complexos.

A criança inteligente, por outro lado, também tem habilidades cognitivas acima da média, mas essas habilidades podem não ser tão extremas quanto as das crianças superdotadas. Ela pode ter bom desempenho escolar e uma boa capacidade de aprender e compreender rapidamente, mas sem a mesma intensidade ou especialização de talentos que a criança superdotada.
Enfim, dizer que uma criança é inteligente é mais subjetivo do que classificá-la como superdotada, que exige uma avaliação psicológica de inteligência.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sim, existem diferenças significativas entre crianças superdotadas e crianças que são apenas inteligentes, embora a linha que as separa possa ser tênue. Aqui estão os principais pontos que destacam essas diferenças:
Definições
Criança Inteligente: Geralmente, uma criança inteligente possui um QI (quociente de inteligência) em torno da média ou ligeiramente acima, demonstrando habilidades cognitivas e de resolução de problemas adequadas ao seu nível etário. Essas crianças podem ter um bom desempenho acadêmico e habilidades sociais, mas não necessariamente se destacam em múltiplas áreas.
Criança Superdotada: A superdotação é caracterizada por um QI significativamente superior, geralmente acima de 130. Crianças superdotadas não apenas aprendem mais rapidamente, mas também apresentam habilidades excepcionais em uma ou mais áreas, como matemática, ciências, artes ou liderança.
Características Comuns
Desenvolvimento Precoce: Crianças superdotadas tendem a engatinhar, andar e falar mais cedo do que a média. Elas têm um vocabulário avançado para a idade e demonstram uma memória excepcional.
Curiosidade e Interesse: Enquanto crianças inteligentes podem ter interesse em aprender, as superdotadas frequentemente mostram uma curiosidade insaciável e buscam conhecimentos de forma autodidata. Elas podem se aprofundar em tópicos específicos com grande entusiasmo.
Habilidades Sociais: Crianças superdotadas podem ter dificuldades em se relacionar com seus pares devido ao seu nível elevado de compreensão e interesse por assuntos complexos. Isso pode levar a sentimentos de isolamento.
Abordagens Educacionais
Ambas as categorias de crianças se beneficiam de ambientes estimulantes que promovem o aprendizado. No entanto, crianças superdotadas muitas vezes precisam de desafios adicionais e de uma abordagem educacional diferenciada para evitar o tédio e a frustração.
Conclusão
Em resumo, enquanto todas as crianças inteligentes têm boas capacidades cognitivas, as crianças superdotadas se destacam por sua capacidade excepcional de aprendizado e habilidades específicas. Identificar essas diferenças é fundamental para fornecer o suporte adequado ao desenvolvimento dessas crianças. Se você deseja discutir mais sobre esse assunto ou precisar de orientação específica, estou à disposição para agendar uma consulta.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
O que determina é a testagem do quociente de inteligencia
Sim. A inteligência, a qual também chamamos de QI, poder estar associada a superdotação ou não. Uma criança com QI alto não significa que seja superdotada. Existem diversas características particulares da superdotação, que muitas vezes também são confundidas com TEA ou TDAH com potenciais hiperativos ou até mesmo TOD. Essas características dificultam o diagnostico da superdotação. A criança superdotada além do nível de QI elevado, apresenta dificuldade em questões emocionais e nas relações, apresentando, muitas vezes desinteresse nos processos escolares, uma vez que existe no corpo de uma criança, uma mentalidade para além da sua idade.
Olá! Sim, há diferenças entre uma criança superdotada e uma criança inteligente, e uma forma interessante de entender isso é por meio da Teoria dos Três Anéis, desenvolvida por Joseph Renzulli. Essa teoria explica que, para identificar a superdotação, três fatores principais devem estar presentes e se sobrepor:
Habilidade acima da média: A criança superdotada apresenta habilidades cognitivas ou criativas significativamente acima da média em relação aos seus pares. Crianças inteligentes também possuem boas habilidades, mas nem sempre se destacam tanto em níveis excepcionais.
Criatividade: A superdotação está muito ligada à capacidade de pensar de forma inovadora e original, encontrando soluções ou ideias que fogem do comum. Crianças inteligentes podem ser ótimas em reter e aplicar conhecimentos, mas nem sempre demonstram essa criatividade tão marcante.
Comprometimento com a tarefa: A criança superdotada geralmente mostra um grande nível de motivação e persistência ao se dedicar a temas que a interessam. Esse envolvimento intenso é um diferencial importante.
Portanto, enquanto crianças inteligentes podem se destacar em aspectos acadêmicos e aprendizagem, a criança superdotada reúne essas três características de forma integrada, o que a faz se destacar em várias áreas.
Se você tiver mais dúvidas ou quiser entender melhor, estou à disposição!

 Vanessa Oliveira Martins
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
Sim, há diferenças importantes entre uma criança superdotada e uma criança inteligente, embora ambas apresentem habilidades cognitivas acima da média. A distinção está no grau de intensidade, na amplitude das habilidades e na forma como elas se manifestam.
Uma criança inteligente geralmente se destaca por ter facilidade em aprender, compreender conceitos rapidamente e aplicar o que aprendeu em situações práticas. Elas costumam ter um bom desempenho acadêmico, demonstrando habilidades em disciplinas escolares e facilidade em seguir instruções.
Por outro lado, uma criança superdotada apresenta um nível de desempenho excepcional em uma ou mais áreas, que vai muito além do esperado para sua idade. Isso pode incluir raciocínio lógico avançado, criatividade intensa, habilidades artísticas ou talento específico em áreas como música ou matemática. Crianças superdotadas costumam demonstrar curiosidade insaciável, pensamento crítico profundo, uma maneira diferente de resolver problemas e, muitas vezes, interesses em assuntos incomuns para a idade.
Outra diferença está no comportamento. Crianças superdotadas podem se sentir entediadas ou frustradas com tarefas rotineiras ou repetitivas, enquanto crianças inteligentes conseguem se adaptar melhor ao ensino tradicional. Além disso, superdotados podem apresentar características como alta sensibilidade emocional, perfeccionismo e capacidade de ver conexões complexas entre ideias.
Embora ambas possam se destacar, o reconhecimento de uma superdotação geralmente exige uma avaliação detalhada, já que seu potencial muitas vezes não se limita às expectativas escolares e pode necessitar de abordagens educativas diferenciadas para se desenvolver plenamente.
 Daiana Duarte
Psicólogo
Nova Iguaçu
Sim, há diferenças. Crianças inteligentes apresentam habilidades acima da média em aprendizado e resolução de problemas, enquanto crianças superdotadas têm alto potencial em múltiplas áreas (cognitiva, criativa, artística ou liderança) e características como curiosidade intensa, pensamento crítico e sensibilidade emocional. A superdotação envolve um desenvolvimento mais abrangente e complexo.
Prof. Giovanna Sena Lacerda
Psicólogo
Barreiras
Crianças inteligentes têm facilidade de aprendizado e bom desempenho acadêmico, enquanto as superdotadas apresentam habilidades excepcionais, curiosidade intensa e pensamento crítico avançado. Além de aprenderem de forma autônoma, podem demonstrar sensibilidade emocional elevada e desenvolvimento desigual, necessitando adaptações educacionais para atender às suas necessidades. (AH possuem o QI Superior, enquanto inteligentes apresentam QI médio).
Dra. Letícia Carvalho
Psicólogo
Palmas
Sim, há diferenças. Crianças superdotadas apresentam habilidades avançadas em várias áreas, como raciocínio, criatividade e resolução de problemas, frequentemente com grande intensidade emocional e curiosidade. Já crianças inteligentes têm um alto desempenho cognitivo, mas sem necessariamente demonstrar o perfil amplo e complexo da superdotação.

A superdotação envolve características mais abrangentes, como pensamento criativo, alta sensibilidade e motivação intrínseca para aprender, enquanto a inteligência elevada pode ser mais específica, como facilidade em determinadas matérias.

Para identificar corretamente, é essencial uma avaliação neuropsicológica completa.

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