Há diferenças entre a criança superdotada e a criança inteligente?

4 respostas
Há diferenças entre a criança superdotada e a criança inteligente?
Olá! Há diferenças sim. A criança superdotada é assim definida por contemplar alguns avanços na seara cognitiva, como por exemplo, ter maior facilidade e capacidade para memorização, apreender conceitos concretos ou abstratos antes do esperado pela sua faixa etária, dentre outros detalhes. A criança inteligente também tem vantagem em exercer suas habilidades cognitivas, no entanto não são todas que atingem o nível de superdotada. Para melhor diferenciação em um caso concreto, o indicado é realizar uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo. Crianças inteligentes costumam ser um desafio para os adultos, pois são curiosas, questionadoras, demandam respostas e captam os contextos a sua volta com muita perspicácia. Caso precise de auxílio no manejo com o(a)s pequeno(a)s, fico a disposição. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As diferenças podem ser bastante sutis se observadas sem os critérios técnicos e científicos que caracterizam a superdotação como uma excepcionalidade. Para receber o diagnóstico de superdotação ou usando o termo atualizado - Altas Habilidades - existem alguns critérios a serem cumpridos. Dentro desse conjunto de critérios, as habilidades intelectuais, sociais e/ou emocionais são medidas por instrumentos e avaliadas por um neuropsicólogo que, após compreender como é o perfil neuropsicológico da criança poderá identificá-la ou não com a excepcionalidade. Espero ter contribuído com sua dúvida!
Sim, há diferenças entre crianças superdotadas e crianças inteligentes. A inteligência refere-se à capacidade de aprender e resolver problemas, enquanto a superdotação envolve habilidades intelectuais excepcionais, criatividade e motivação em áreas específicas. Crianças inteligentes se destacam academicamente, mas não necessariamente têm interesses intensos ou habilidades extraordinárias. Já as crianças superdotadas podem exibir talentos em áreas como matemática ou artes, além de uma curiosidade intensa, mas também podem enfrentar desafios emocionais e sociais devido à sua singularidade. É importante ressaltar que a superdotação deve ser avaliada por um profissional qualificado para um diagnóstico adequado. Assim, todas as crianças superdotadas são inteligentes, mas nem todas as crianças inteligentes são superdotadas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sim, há uma diferença! Crianças superdotadas têm habilidades muito acima da média em áreas como raciocínio, criatividade ou aprendizado, e se destacam de forma consistente. Já uma criança inteligente pode ser muito boa em aprender e entender coisas, mas sem necessariamente apresentar esse nível de habilidade excepcional em tantas áreas ou de forma tão marcante como uma superdotada. Resumindo, toda criança superdotada é inteligente, mas nem toda criança inteligente é superdotada.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Elisa Maria Coelho Cassaniga

Elisa Maria Coelho Cassaniga

Psicólogo

Sorocaba

Márcia Teixeira de Oliveira

Márcia Teixeira de Oliveira

Psicólogo

São João del Rei

Andre Bastos

Andre Bastos

Psicólogo

Porto Alegre

Gabriela de Almeida Bessa

Gabriela de Almeida Bessa

Psicólogo

Manaus

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Superdotação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.