Há dias sinto dormência e formigamento nos pés, vai e volta, isso pode ser devido a ansiedade? Minha

23 respostas
Há dias sinto dormência e formigamento nos pés, vai e volta, isso pode ser devido a ansiedade? Minha saúde mental está muito fragilizada e mesmo quando não estou em crise sinto essa sensação e me desespero.
Olá, essa sensação pode ser sim devido a alguma somatização psicológica, mas também é importante se atentar para o lado fisiológico também, vá ao médico e peça um check-up da sua saúde cardíaca, circulatória, também é essencial cuidar do lado biológico. Mas já que você também disse que sua saúde mental encontra-se bastante fragilizada, busque iniciar um processo terapêutico também, de um lado e do outro isso lhe trará grandes melhoras se você se empenhar e confiar na terapia. Cuide-se ! Abraço!

Olá! É uma ótima pergunta, ela contribui com a difusão do e atendimento da ansiedade! Esses formigamento são muito comuns no Transtorno de Ansiedade e geralmente representam a descarga de impulsos reprimidos sobre o próprio corpo (diga-se de passagem que a crise de ansiedade é, na verdade, sinal de que esse impulsos estão chegando a níveis tão elevados que podem se tornar insuportáveis). Sendo assim, é perfeitamente possível que as sensações de formigamento e dormência "venham" da ansiedade e nesse caso, seu corpo está acendendo o sinal de alerta para a necessidade de iniciar uma terapia.
Espero que essa contribuição singela possa ajuda a você e outras pessoas mais. Um grande abraço!
Olá! Sim, pode ter a ver, mas não necessariamente. Seria importante primeiramente ir a um médico clínico e descartar qualquer alteração no organismo. Passo 2: se essa sintomatologia continuar vale a pena consultar um psicólogo, psicanalista para ver às possiveis causas para isso e que te ajude a sentir-se melhor. Te diria mais: Consultar um psicanalista para tratar essa saúde mental "fragilizada". Um bom tratamento psicanalítico provavelmente te ajudará com a saúde mental. Estou à disposição se precisar de alguma ajuda. Um abraço.
Olá! Vou usar como referência o livro "Sim, a psicanálise cura!" Se a ansiedade está fazendo você sofrer, se você sente que a sua saúde mental está fragilizada, a Psicanálise pode ajudá-la a: (1) Valorizar suas qualidades. (2) Reconhecer seus defeitos. (3) Ser capaz de fazer concessões. (4) Saber que perder nunca é perder tudo. (5) Não ter vergonha ou medo de depender do afeto de outras pessoas. (6) Reencontrar a capacidade de amar. (7) Gostar de si mesmo. (8) Ter prazer de viver. Espero que as palavras possam trazer-lhe alento e esperança.
Bom dia, os formigamentos e dormências dos membros inferiores, antes de serem considerados de causa psicológica, deve ser descartada causalidade orgânica. Frequentemente esses sintomas são compatíveis com a baixa irrigação arterial dos membros. Seria bom ver isso com seu médico. No entanto você considera que sua saúde mental não está bem, nesse campo falar com um psicanalista poderia ajudar a entender se seria indicado fazer análise ou se isso seria para você interessante. Se você está sofrendo, tem o direito de pedir ajuda e de ser ouvida e esclarecida para que tenha o acompanhamento de que necessita, como todo e qualquer cidadão. Pense nisso.
Olá! Uma coisa pode ou não, ter a ver nada com a outra. Importante procurar por um médico para verificar questões de circulação sanguínea. Independente disso, já que sentes sua saúde mental fragilizada, procure por ajuda psicológica, para compreensão das suas emoções e alívio das angústias e ansiedades Procure por ajuda!
Prezado(a), o formigamento proveniente do excesso de ansiedade ou estresse pode acometer mãos, braços e língua. Especificamente na síndrome do pânico essa sintomatologia normalmente acompanha suor frio, sensações de palpitações cardíacas e dor no peito e/ou na barriga. Parecem existi fatores etimológicos que provocam os sintomas de ansiedade. Mas no escopo psicanalítico, a ansiedade é um fenômeno estruturante das neuroses, transestrutural e que deflagra o cerne dos estudos. Nesse sentido, penso ser de extrema pertinência um trabalho de cunho analítico para ajudá-lo.
Sim, pode ser. De qualquer forma é importante passar também com um médico para examinar o que poderia estar relacionado com esses sintomas físicos e, a partir daí, tratar adequadamente.
Mas pelo que você diz, você se percebe com uma ansiedade que tem chamado a sua atenção. Essa questão pode ser trabalhada sim com um terapeuta.
Somos seres complexos com diversas dimensões que se relacionam entre si. Busque ajuda, sempre vale a pena! Boa sorte!
É importante que seja procurado um médico para investigar possíveis causas físicas dos sintomas, mas como foi relatado um momento em que se percebeu a saúde mental fragilizada, é importante que seja buscado também um profissional da psicologia, para início de um processo terapêutico em que se possa falar e elaborar o que tem sido vivido.
Olá! Veja, é legal que você procure um clínico geral, geralmente esses sintomas estão mais relacionados a problemas de outra ordem (como circulatórios), entretanto essa sensação de desmoronamento iminente, de desespero, ansiedade, pode ser aplacado em uma terapia. Procure um profissional para lhe auxiliar nesse viés.
Primeiro verifique os medicamentos que toma, veja com o medico que os receitou o que pode estar ocorrendo, outra situação é a ansiedade que geralmente despertam sentimentos e sensações nada positivas pelo corpo, gerando inclusive a síndrome de ansiedade , síndrome do pânico que pode levar inclusive ao Pronto Atendimento, então devemos afastar esses dois aspectos um do outro para analisar de fato, porem uma boa terapia com um psicoterapeuta de causas e efeitos devem ser programadas.
Olá, você já verificou se tem problemas circulatórios? Um especialista poderá te orientar melhor caso seja por conta de má circulação. Fumantes, hipertensos, sedentários, entre outros costumam sentir isso também. De qualquer forma, o stress pode ajudar a desencadear alguns desses sintomas, já fez analise alguma vez? Durante o processo de analise, você poderá descobrir também se existe algum outro motivo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Depois de descartado problemas orgânicos, o trabalho de psicoterapia pode auxiliar no entendimento e controle de sintomas fisicos que possuam origem psicologica
Olá! Sem dúvida que a ansiedade pode ser um dos elementos que produz sensações desagradáveis no corpo. Somado a isso, se a sua saúde mental está fragilizada, como você relata, isso se torna um indicativo de que algo precisa ser olhado para melhor compreender. Você não precisa passar por isso sozinho(a) e nem tampouco se desesperar. Caso se sinta confortável, estou à disposição para te ouvir.
Se possível marque uma consulta médica e tb terapia, a angustia e dor emocional quando não externada, pode causar muitos estragos no nosso organismo.
Cuide da sua saúde mental e terá resposta na saúde física. Faça Terapia, será libertador.
Bom dia!
Tudo bem?
O formigamento assim como outros sintomas podem fazer parte de uma quadro de ansiedade, sim... mas antes de mais nada é preciso que o médico descarte outras possibilidades orgânicas pelo exame clínico ou até mesmo com alguns exames laboratoriais.
Espero que vc fique bem!
Abraços e ótimo dia!
Ana
Pode ser ansiedade, como também pode ser inúmeras outras coisas. Por isso é necessário que você procure um médico em primeiro lugar. O psicólogo pode ser iniciado em conjunto. Mas é imprescindível que se investigue as causas físicas com um médico.
Olá! Você cita basicamente dois grupos de sintomas que vem sentindo ultimamente. O primeiro é com relação ao formigamento nos pés e mãos e o segundo é quando você comenta que está com uma saúde mental fragilizada e que mesmo quando não está em crise sente essa sensação e se desespera. A partir de seu relato fica clara a importância de você consultar um médico para fazer os exames para identificar a origem dos formigamentos nas extremidades e também fica evidente a necessidade de você iniciar um processo de psicoterapia em função da sensação de saúde mental fragilizada e por vezes de desespero. Coloco-me a sua disposição para iniciarmos o processo de psicoterapia. Abraços!
E necessário ir à um medico. Verificar possibilidades de histórico familiar de diabetes. Ainda assim, pode ser uma somatizaçao em virtude de alguns traumas emocionais com a ansiedade. Mas precisa ser investigado por um profissional clínico. Nos problemas circulatórios em decorrência de diabetes, temos a neuropatia periférica que é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, principalmente em mãos e pernas.
Saúde e paz,

o primeiro a ser feito é consultar um hematologista e um cardiologista para verificar se você não tem problemas cardiológicos e/ou circulatórios. Afastada a possibilidade de alteração orgânica, procure um psicanalista. Questões emocionais podem incidir sobre o corpo. Ansiedade, fobias, depressão e outras manifestações psíquicas podem afetar nossa estrutura somática. Aliás, o nascimento da psicanálise, no final do século XIX, esteve diretamente ligado à percepção de que havia uma conexão entre o psíquico e o somático. Freud chamou de "conversão histérica" o fenômeno segundo qual o corpóreo é atravessado pelo psíquico. Influenciado por Charcot e Breuer, Freud chegaria ao seu método associativista - base da psicanálise - amparando emocionalmente as histéricas. Aí percebeu as fragilidades do hipnotismo.
É possível que seja, mas por escrito, sem saber todo o contexto é um pouco mais complexo. O físico e o mental estão correlacionados, já sabemos disso, porém a somatização é a materialização de uma ideia. Em algum momento é possível que deixe de ser emocional e torne-se físico. O acompanhamento terapêutico por um profissional de sua confiança fará toda diferença.
A sensação de dormência e formigamento nos pés pode ser causada por vários fatores, incluindo ansiedade. A ansiedade pode levar a tensão muscular e compressão dos nervos, o que pode causar esses sintomas. Além disso, a ansiedade pode aumentar a sensibilidade a dores e desconfortos, fazendo com que as pessoas prestem mais atenção a sintomas físicos.

No entanto, é importante que você consulte um médico para determinar a causa exata da dormência e formigamento em seus pés. Outros fatores que podem estar causando esses sintomas incluem problemas de circulação, lesões nervosas, problemas de coluna vertebral e doenças neurológicas. Só um médico poderá avaliar sua condição de saúde e recomendar o tratamento adequado.

Além disso, é importante cuidar da sua saúde mental e procurar ajuda se você estiver se sentindo desesperado ou ansioso. Terapia ou aconselhamento pode ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A dormência e o formigamento nos pés podem, de fato, estar relacionados à ansiedade. A ansiedade pode manifestar-se de várias maneiras no corpo, e sintomas físicos, como a dormência e o formigamento, são comuns em pessoas que estão vivenciando altos níveis de estresse e ansiedade. Esses sintomas podem ser causados pelo aumento da tensão muscular e pela resposta do sistema nervoso autônomo, que é ativado em situações de ansiedade. A tensão muscular pode comprimir os nervos e levar à sensação de dormência e formigamento. É importante destacar que, embora a ansiedade possa ser uma causa potencial desses sintomas, é importante descartar outras condições médicas que possam estar contribuindo. Recomendo que você consulte um profissional de saúde, como um médico ou neurologista, para descartar causas médicas subjacentes. Se não houver uma causa médica identificável, a abordagem da ansiedade deve ser abordada com um profissional de saúde mental. Terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser eficaz para gerenciar a ansiedade e os sintomas físicos relacionados a ela. Além disso, é importante que você continue buscando apoio para a sua saúde mental. Falar com um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a lidar com os desafios emocionais que você está enfrentando. Lembre-se de que é fundamental cuidar tanto da sua saúde mental quanto da física, e a busca de ajuda profissional é um passo importante nesse processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!