Há cerca de 10 anos tive uma escara no calcanhar esquerdo; a ferida fechou, mas ficou uma espécie de

1 respostas
Há cerca de 10 anos tive uma escara no calcanhar esquerdo; a ferida fechou, mas ficou uma espécie de casca clara, como se fosse um calo, que as vezes cresce um pouco e preciso até lixa-lo (o que é bastante incômodo, como se tivesse mexendo com algo dentro do pé, tenho agonia de qualquer coisa encostando nessa região devido a esse incômodo). Porém nos últimos dias, tenho sentido dor, qualquer calçado fechado que coloco parece que está pressionando e empurrando essa "casca", machucando por dentro. Primeiramente, é normal ficar essa "casca" se a escara tiver cicatrizado? É possível ela voltar depois de tanto tempo só pelo uso de calçados? Se devo procurar um médico, qual especialista cuidaria disso?
Olá! Agradeço por compartilhar suas preocupações. Com base nessa informações, é possível que a "casca clara" que você mencionou seja uma hiperqueratose, uma condição caracterizada pelo espessamento da pele devido ao acúmulo de queratina. A hiperqueratose pode se desenvolver após a cicatrização de uma ferida.

É importante ressaltar que a avaliação direta por um médico é fundamental para obter um diagnóstico preciso e recomendações adequadas. Neste caso, você pode procurar um dermatologista ou um ortopedista para te apoioar nesta fase.

A dor que você está sentindo ao usar calçados fechados pode estar relacionada à pressão e ao atrito exercidos sobre a área afetada. A utilização frequente de calçados inadequados ou apertados pode piorar os sintomas. É possível que a hiperqueratose esteja se agravando ou que haja outra condição subjacente que esteja causando esses desconfortos recentes.

O profissional poderá recomendar cuidados específicos, como o uso de pomadas ou cremes tópicos para amaciar a pele e ajudar a reduzir o desconforto. Em casos mais complexos, pode ser necessária a remoção da hiperqueratose de forma segura e adequada. Além disso, investigar como está a parte óssea do seu calcaneo.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Recomendo fortemente que você marque uma consulta com um dermatologista para uma avaliação pessoal e recomendações adequadas ao seu caso específico. Desejo a você uma recuperação tranquila e melhora nos sintomas!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.