Há casos de distúrbio do sono que resolve com medicação controlada?

2 respostas
Há casos de distúrbio do sono que resolve com medicação controlada?
Olá! Sim! Os distúrbios do sono são resolvidos com medicação psiquiátrica. Mas deve-se ter cuidado, pois tem de ser prescrita por médico, mediante acompanhamento e nunca usadas por conta do paciente ou do ouvir falar que é bom para o sono, então vou usar. A psiquiatria moderna têm vários recursos para ajudar os pacientes com distúrbios do sono, que não sejam os calmantes benzodiazepínicos e afins. Devo assinalar também que os distúrbios do sono são sintomas, que manifestam uma doença do psique.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, alguns agentes hipnótico vão agir como indutores do sono. Há formulações para uso sublingual, normalmente com acréscimo SL ao nome da medicação, as quais tem uma ação mais rápida por uma via de absorção. Ele pode ocasionar sintomas de adaptação no organismo após introdução ou ajustes, os quais tendem a melhorar dentro de 7 a 10 dias
Lembro que na maioria os casos a insônia é secundária a transtornos ansiosos ou depressivos, daí deve-se buscar intervenções para o quadro de base. Dessa forma, se for apenas feito uso de medicação sem olhar esse outros fatores corre-se o risco de fazer um uso prolongado (Mais de 3 meses), o que resulta em tolerância e dependência. Ou seja, chega-se a um ponto em que a pessoa só dorme usando a medicação, daí temos outro problema. Reforço a importância de ter higiene do sono (Medidas que auxiliem a criar um hábito adequado na hora de dormir).
Dessa forma, reforço a importância de ter um acompanhamento com profissional de confiança, de forma que ele possa entender todo esse contexto e também ajudar a reverter quadros de dependência. Se ainda houver dúvidas agende uma consulta com psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos sobre esta e outras questões pertinentes ao seu tratamento. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Especialistas

Fabrício Rodrigues Mateus

Fabrício Rodrigues Mateus

Médico de família

Cuiabá

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.