Há aproximadamente 4 meses fui submetido a uma operação de catarata, senti um pouco de dor na cirurgia

2 respostas
Há aproximadamente 4 meses fui submetido a uma operação de catarata, senti um pouco de dor na cirurgia do olho esquerdo e atualmente sinto incômodo como se tivesse areia no olho, vai passar? é normal?
Não é comum sentir dor durante a cirurgia, uma ardência e um incomodo pode ocorrer mas dor não é desejável.
Com relação a sensação de areia, me vem a cabeça duas situações, ou uma conjuntivite - ocasionada pelos medicamentos que está utilizando (uma reação alérgica por exemplo) ou uma segunda hipótese seria, caso tenha um ponto de sutura que esse ponto esteja "espetando" o olho.
Nas duas hipóteses o que é melhor nesse momento é remarcar uma revisão para tirar todas as dúvidas.

Entendo sua preocupação após a cirurgia de catarata. Após quatro meses, a cicatrização normalmente já está concluída, e o processo inflamatório pós-cirúrgico não deveria mais ser responsável por dores ou desconforto.

A sensação de incômodo, como se tivesse areia no olho, pode ser atribuída a várias causas. Uma possibilidade é o ressecamento ocular, também conhecido como olho seco, que pode ocorrer após a cirurgia e causar essa sensação desagradável. Outra hipótese é a presença de uma conjuntivite, que pode ser uma reação alérgica aos medicamentos utilizados durante o pós-operatório.

Além disso, se um ponto de sutura foi utilizado durante a cirurgia, ele pode estar causando irritação se não tiver sido absorvido ou removido adequadamente.

Embora essas situações possam explicar seu desconforto, é essencial que você consulte seu médico para uma avaliação detalhada. Apenas um exame clínico poderá determinar a causa exata e proporcionar o tratamento adequado para aliviar seus sintomas.

Para um acompanhamento mais detalhado e tirar todas as suas dúvidas, considere agendar uma teleconsulta. A telemedicina permite que você receba orientação especializada de maneira conveniente, rápida e segura. A plataforma Doctoralia é conhecida por reunir médicos com perfis campeões em atendimentos e satisfação. Eu mesmo posso orientá-lo através de uma teleconsulta, caso deseje. Basta clicar no perfil para marcar sua consulta.

Cuide-se bem e procure seu médico para garantir a melhor recuperação possível. Estou à disposição para ajudar no que for preciso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900