ha alguns meses apresentei uma constipação intestinal, que me incomodou muito, ficando muitos dias..

2 respostas
ha alguns meses apresentei uma constipação intestinal, que me incomodou muito, ficando muitos dias..... procurei um proctologista que me pediu exames e uma colonoscopia com biopsia, que nao apresentou resultados significativos. fiz tambem uma tomografia que apresentou adenite messenterica. os outros exames solicitados deram normais, so a calprotectina 392, ANCA C 0,3/ ANCA P 0,4, anti saccharomyces IgA 21, e IgG 9. O medico disse que estou começando a desenvolver DII, e que podia ser da alimentação...com estes resultados posso realmente estar com DII, e pode ser realmente devido a alimentação?
A Doença Inflamatória Intestinal inclui a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, embora possa haver casos em que estas são difíceis de diferenciar. Mas vou falar sobre a famosa Retocolite:

RETOCOLITE ULCERATIVA (RCUI)

A maioria dos pacientes com retocolite ulcerativa (RCUI) apresenta sangramento intestinal.

=========================== É possível haver alterações extra-intestinais, como artrite, pedra nos rins, alterações nos olhos, problemas no fígado, anemia, fadiga, entre outros.
============================Pode haver dor abdominal. A perda de peso é comum.
============================O diagnóstico é feito por exames como a colonoscopia, que é bastante sensível e específico(mostra de fato se existe a doença).
Em algumas situações o Médico pode usar outros exames.
============================Há muitas medicações para tratamento clínico. Contudo, é preciso o acompanhamento de um Médico com experiência em Retocolite(RCUI), que conheça bem os sintomas, as complicações e as diferentes formas de tratamento. É preciso também que o Médico seja atualizado em doenças inflamatórias intestinais.

Já vi muitos pacientes com RCUI. Então sei que mais do que nunca, a evolução é individual e personalizada. Deve-se ter atenção para as muitas nuances que a RCUI pode ter.

Nada vou comentar sobre seu caso específico. Entendo que já está em acompanhamento médico e ele(a) já tem seus dados.
Não entrarei em detalhes exatos sobre seu caso, pois não avalio casos já sob orientação de outros profissionais, e muito menos comento-os na Internet.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.