Há alguns dias eu vi, sem saber o que seria, um caso de miiase em um pênis. Desde então não consegui

4 respostas
Há alguns dias eu vi, sem saber o que seria, um caso de miiase em um pênis. Desde então não consegui tirar as imagens da cabeça. Parece um pensamento intrusivo em looping. O que faço pra tirar essa imagem da minha cabeça?
Olá. Pelo seu relato parece se tratar de pensamentos obsessivos, pois os pensamentos intrusivos vão embora de forma mais rápida e espontânea, causando menos angústia, o que não aparenta ser o que acontece a partir da sua descrição. Para psicanalise o TOC é caracterizado por pensamentos ou atos que têm como função substituir conteúdos inconscientes insuportáveis, esses mecanismos protegem o material recalcado, mas o sujeito fica em um lugar de sofrimento e auto-recriminação. Por isso é importante que busque a ajuda de um psicanalista/psicólogo para que possa não só avaliar o quadro, mas também para oferecer um lugar de escuta e acolhimento, possibilitando encontrar saídas/elaborações para essas questões. Estou à disposição para maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!

Olá! Sinto muito que tenha esse desconforto. De fato, isso pode nos causar sofrimento e desconforto por não saber o que fazer.
Imagens que nos causa espanto, que nos assuste ou que nos impacte, pode revisitar os nossos pensamentos sem pedir licença. Além desses exemplos, a nossa própria mente pode até criar imagens ou pensamentos bem horríveis que nos perturbam com frequência. Nesse sentido, devemos sempre levar a nossa atenção para outros estímulos.

Como?
Tente prestar atenção às suas sensações: tato, olfato, paladar, audição e visão. De forma gradativa, sem pressa, observe todos os estímulos visuais ao seu redor, repare em cada detalhe, observe também, se possível, diferentes texturas no ambiente. Com uma mão toque em uma superfície, com a outra mão, toque em outra textura. Coloque uma música que você goste, tente cantar e acompanhá-la. Sinta o cheiro do ambiente e leve a sua atenção para ele, perceba suas características, suas particularidades.
Além disso, esses pensamentos que o(a) perturbam podem e devem ser investigados com mais cuidado. Busque ajuda. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Talvez seja interessante explorar o porque essas imagens mexeram tanto com você e o que isso pode estar te dizendo.. Você já fez acompanhamento em psicoterapia? Acredito que essa seja uma boa oportunidade para buscar.
Olá,
Investir em exercício de meditação da atenção plena ou Mindfulness, pode ajudar bastante nos casos de pensamentos intrusivos, repetitivos ou obsessivos. São exercícios de treino da atenção, uma atenção gentil e curiosa. Os principais focos do emprego da habilidade da atenção podem ser a respiração e sensações corporais, trazendo a mente para o momento presente, o aqui e o agora. Procure focar sua atenção a todas as atividades do seu dia a dia, por exemplo, comer com atenção (saboreando profundamente os alimentos), caminhar, escovar os dentes com atenção as sensações corporais ou seja, procurando empregar os cinco sentidos (paladar, audição, olfato, tato e a visão) em cada atividade. Saindo do automatismo.