Há alguns dias eu vi, sem saber o que seria, um caso de miiase em um pênis. Desde então não consegui

4 respostas
Há alguns dias eu vi, sem saber o que seria, um caso de miiase em um pênis. Desde então não consegui tirar as imagens da cabeça. Parece um pensamento intrusivo em looping. O que faço pra tirar essa imagem da minha cabeça?
Olá. Pelo seu relato parece se tratar de pensamentos obsessivos, pois os pensamentos intrusivos vão embora de forma mais rápida e espontânea, causando menos angústia, o que não aparenta ser o que acontece a partir da sua descrição. Para psicanalise o TOC é caracterizado por pensamentos ou atos que têm como função substituir conteúdos inconscientes insuportáveis, esses mecanismos protegem o material recalcado, mas o sujeito fica em um lugar de sofrimento e auto-recriminação. Por isso é importante que busque a ajuda de um psicanalista/psicólogo para que possa não só avaliar o quadro, mas também para oferecer um lugar de escuta e acolhimento, possibilitando encontrar saídas/elaborações para essas questões. Estou à disposição para maiores dúvidas e caso queira marcar uma entrevista!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sinto muito que tenha esse desconforto. De fato, isso pode nos causar sofrimento e desconforto por não saber o que fazer.
Imagens que nos causa espanto, que nos assuste ou que nos impacte, pode revisitar os nossos pensamentos sem pedir licença. Além desses exemplos, a nossa própria mente pode até criar imagens ou pensamentos bem horríveis que nos perturbam com frequência. Nesse sentido, devemos sempre levar a nossa atenção para outros estímulos.

Como?
Tente prestar atenção às suas sensações: tato, olfato, paladar, audição e visão. De forma gradativa, sem pressa, observe todos os estímulos visuais ao seu redor, repare em cada detalhe, observe também, se possível, diferentes texturas no ambiente. Com uma mão toque em uma superfície, com a outra mão, toque em outra textura. Coloque uma música que você goste, tente cantar e acompanhá-la. Sinta o cheiro do ambiente e leve a sua atenção para ele, perceba suas características, suas particularidades.
Além disso, esses pensamentos que o(a) perturbam podem e devem ser investigados com mais cuidado. Busque ajuda. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Talvez seja interessante explorar o porque essas imagens mexeram tanto com você e o que isso pode estar te dizendo.. Você já fez acompanhamento em psicoterapia? Acredito que essa seja uma boa oportunidade para buscar.
Olá,
Investir em exercício de meditação da atenção plena ou Mindfulness, pode ajudar bastante nos casos de pensamentos intrusivos, repetitivos ou obsessivos. São exercícios de treino da atenção, uma atenção gentil e curiosa. Os principais focos do emprego da habilidade da atenção podem ser a respiração e sensações corporais, trazendo a mente para o momento presente, o aqui e o agora. Procure focar sua atenção a todas as atividades do seu dia a dia, por exemplo, comer com atenção (saboreando profundamente os alimentos), caminhar, escovar os dentes com atenção as sensações corporais ou seja, procurando empregar os cinco sentidos (paladar, audição, olfato, tato e a visão) em cada atividade. Saindo do automatismo.

Especialistas

Samuel Saboia

Samuel Saboia

Terapeuta complementar

Fortaleza

Juliana Allegretti

Juliana Allegretti

Psicólogo

Pedreira

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Fobias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.