Há alguns dias estou com um quadro de halitose. Mantenho escovação constante e minuciosa dos dentes,

4 respostas
Há alguns dias estou com um quadro de halitose. Mantenho escovação constante e minuciosa dos dentes, porém possuo refluxo gástrico há cerca de um ano, sem contudo esse mau hálito se manifestar antes. Diante desse quadro, caberia consulta com um gastro? Sinto que o odor ruim emerge da garganta.
Olá. O odor não vem do estômago. Se viesse, ao tomar leite, iríamos sentir o cheio de azedo depois, mas isso não ocorre.
Porém, pelo seu relato imagino ter relação sim com o refluxo gastro-esofágico.

Ocorre que no refluxo crônico pode-se criar um "alargamento" do esôfago. Criando assim um degrau no tubo digestório. Nesse degrau, há um acumulo de alimento. Esse resto de alimento, como não é digerido adequadamente no estômago, acaba ficando e gerando um odor e que acaba chegando na boca.

Quero deixar bem claro que essa situação descrita acima é a que MENOS ocorre. Na população em geral, é raro acontecer.

Geralmente, mau-hálito é de origem da má higiene dentária, ou de problemas na gengiva, tipos gengivite/periodontite.

Na dúvida, vá a um dentista e a um gastro.

Ola.
Existem várias causas de mau hálito.
A primeira é a má higiene oral. Mas como foi relatado por você, a sua é escovação dos dentes /língua são boas.
Outra causa são decorrentes a problemas nasais ou seja secreções que se acumulam no nariz ou a respiração bucal.
Outra bem comum é o acumulo de caseos ou caseum que são restos de alimentos que se depositam nas amigdalas e podem sair como uma massinha brancaa mau cheirosa.
Não podemos esquecer da alimentação ou seja evitar alimentos com muita cebola e alho, evitar ficar muito tempo em jejum.
O melhor é procurar um gastro para tirar sua duvida, ainda mais que tem histórico de Refluxo e um otorrino para fazer esta outra avaliação, já que a parte dentaria a principio está de acordo.
Prezado paciente-internauta,

A despeito do senso comum e de estarmos diante de uma certa "onda" de diagnósticos e super-valorização das doenças dispépticas (ligadas à acidez do estômago), ressalto que estas não estão entre as principais causadoras de halitose em nosso meio.

Em muitos dos casos, a causa pode ser multifatorial, podendo comorbidades estarem juntas corroborando para a manutenção do mau cheiro.

Ad esempio... alterações nasais, como rinites e sinusites crônicas, como condições retentores de secreções mucosas potencialmente geradoras de odores fétidos, bem como orofaríngeas, como a tão frequente faringotonsilite crônica caseosa, onde restos alimentares retidos nas criptas das amígdalas literalmente apodrecem e desencadeiam grande desconforto... além de diversas patologias dos tecidos moles do periodonto, como gengivites etc.

Procure seu otorrino, especialista que dentro da medicina mais familiarizado está com o estudo das doenças da boca e suas repercussões.
Ola!!
Você pode procurar passar em consulta com um gastro, já que tem esse histórico do refluxo, mas também pode investigar passando em consulta com um dentista.
Como o quadro apareceu há poucos dias, o que você pode ter são "caseos", que são bolinhas brancas que podem se fixar na garganta e que causam mau hálito.
Procure fazer a escovação adequada dos dentes, usar o fio dental em todos eles, escovar as línguas e fazer gargarejos.
Persistindo os sintomas, procure um profissional para que a causa possa ser devidamente investigada.