Há alguns dias atrás andei tendo uns pensamentos repetitivos muito ruins. Na verdade são memórias de

16 respostas
Há alguns dias atrás andei tendo uns pensamentos repetitivos muito ruins. Na verdade são memórias de um ocorrido no passado, quando eu era criança. O problema é que não sei se de fato esse ocorrido aconteceu, ou se pode se tratar de uma memória falsa, pois não consigo me recordar com clareza. E de tanto pensar nisso, as vezes essa lembrança vai se modificando na minha cabeça. Tem alguma forma de eu esquecer isso? Andei procurando sobre hipnoterapia e sei que ela não apaga memórias, mas é possível alterar essa memória na minha mente para que ela pare de me incomodar? Pois não paro de pensar nisso, desde a hora em que acordo até quando vou dormir. Por favor me ajudem
Bom dia, sim é completamente possível. Os pensamentos são acompanhados e influenciados por afetos/sentimentos, logo há uma relação, muitas vezes, circular entre eles. Sendo assim vale a investigação psicoterapeutica não apenas sobre os conteúdos dos pensamentos, das memórias ou mesmo das falsas memórias, mas como também, principalmente, dos sentimentos a ela vinculados. Neste sentido recomento fortemente um processo de psicoterapia fenomenológica. Fico a disposição para outros esclarecimentos em agendamento de sessão de psicoterapia. Abraços.

Sendo uma falsa memória ou não, é possível dar encaminhamento a esta demanda por intermédio da psicoterapia para alívio do seu sofrimento. O resultado esperado é que que você não pense mais nisso ou que você não sofra tanto diante da lembrança. Se houver a necessidade de apoio de outros profissionais, como psiquiatra, neurologista, neuropsicólogo etc, o psicólogo pode auxiliar nos encaminhamentos.
Olá! Memórias da infância/adolescência que vem a ser lembradas na nossa vida adulta e/ou são lembradas durante a vida, são memórias que muito nos tem a dizer sobre conflitos e vivências que refletem na nossa personalidade e nos comportamentos. Acredito que um acompanhamento psicológico seja uma melhor recomendação para você lidar com esses pensamentos, ao falar sobre eles com alguém da área da saúde mental, esses sintomas de ansiedade podem diminuir e os conflitos podem vir a ser compreendidos e elaborados durante as sessões. Qualquer coisa estou a disposição, abraços!
Olá!
Pensamentos automáticos, como o próprio nome já diz, chegam pra você desta forma.. a Hipnose pode te ajudar a trazer à consciência, partes obscuras destes sentimentos/pensamentos, mas seria adequado iniciar seu processo na Psicoterapia para, junto com seu(a) psicólogo(a) entender o te incomoda nestas lembranças/memórias.

Tentar livrar-se de um pensamento é quase sempre manter-se nele.. a psicoterapia pode te ajudar a criar estratégias para desviar o foco e tratar com gentileza a sua história.

Busque autoconhecimento, entendimento e aceitação.. tenho certeza que seu processo vai te trazer paz!

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 170
Olá! As memórias afetivas nos dizem muito qdo podemos, com ajuda de um profissional da psicologia, investigar o surgimento dessas memórias. Tudo que emerge a nossa consciência tem um sentido de ser, mesmo vindo em forma de sofrimento. Busque ajuda e se comprometa a entrar num processo terapêutico para melhor se conhecer e se cuidar. Abs.
Olá, eu imagino que não seja nada confortável conviver com esses pensamentos ruins e repetitivos quais relata, quando passamos por alguma situação traumática nosso cérebro pode sim bloquear essa informação e com o tempo fragmentos dela serem “soltas” e fica difícil lidar, assim como a possibilidade de memórias falsas também sai afirmativas verdadeiras, o ideal seria buscar por um profissional da psicologia que possa te auxiliar a manejar com essa situação, a entender esses pensamentos, possibilidades da causa, buscar por ferramentas que possa te ajudar a lidar com esses sintomas no dia a dia, a psicoterapia pode ser muito eficaz nesse processo, me coloco a disposição para eventuais dúvidas, espero que tudo fique bem!!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
O ideal é que você procure um psicólogo que lhe inspire confiança para a devida escuta de tudo o que você está sentindo e pensando. A TCC Terapia Cognitivo Comportamental é muito objetiva e direta e poderá ser utilizada por um psicólogo que trabalha com a abordagem TCC. Não espera mais, é um assunto que está lhe preocupando e fazendo você sofrer, então procure o profissinal para a terapia.
Olá! Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta associado a técnica de EDMR.
São pensamentos que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Sugiro que você passe em consulta psiquiátrica e também psicológica. Abraços.
Quanto a sua pergunta, nos devemos nos perguntar antes: por que se esquecer dessas memórias? Não é melhor ter uma relação que cause menos sofrimento com elas? Veja, você mesmo disse que quanto mais você pensa, mais essa lembrança vai se modificando em sua cabeça. No processo terapêutico, podemos pensar juntos nessa lembrança de um jeito que ela cause menos sofrimento em você: esse é o papel do psicólogo. Procurar uma técnica que façam suas lembranças sumirem não necessariamente vai fazer você deixar de sofrer. Na verdade, pode te fazer mal: afinal, na medida em que você esquece de algo, um "efeito colateral" disso é você começar a sofrer por outro assunto. E isso pode virar uma bola de neve. Procure um psicólogo para cuidar junto com você desse assunto. Fico a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Sabe que conforme somos capazes de fazer novas análises, podemos ter novos entendimentos das mesmas situações do passado. Se estas memórias voltam, e incomodam, podem servir de material para uma análise. Apagar a memórias não costuma ser muito benéfico, pois ficou assunto pendente. Importante seria entender o que se passou, sendo fantasia, realidade ou adaptação. Fico à disposição!
Boa noite
Pode ser uma memória falsa, mas também pode ser fatos reais que começou a lembrar, em ambos os casos te indico algumas sessões de psicoterapia.
Olá. Pensamentos ruminativos passados são típicos de uma Depressão, porém cabe uma boa avaliação psicológica para se ter certeza. Sugiro agendar consultar com psicólogo
Olá! Como diria Jung: "Aquilo a que você resiste, persiste". Estudos de imagem revelam que não há diferença na ativação de algumas regiões do cérebro quando algo é "verdade" ou "fantasia". Você também não deve por tanta energia nisso. O ponto é: tem algo que , claramente, está pedindo para ser processado e isso é possível. E aqui vai uma sugestão direta: Terapia EMDR e Pain Management. Tudo de melhor!
Independente se ocorreram ou não, o fato é que tais memórias estão lhe trazendo incômodo. A grande questão não é esquecer isso, mas sim neutralizar e compreender o porque isso acontece.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!