Há alguma terapia de grupo para pessoas com parafilia?
5
respostas
Há alguma terapia de grupo para pessoas com parafilia?
Acredito que a psicoterapia individual é mais adequada para esta patologia. Claro que é importante primeiramente realizar uma avaliação com profissional para identificar sua demanda.
Abraço
Abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A intervenção terapêutica se destina a intervenção em impasses emocionais em relação a qualquer elemento da sexualidade. Portanto a primeira coisa que precisamos verificar são as queixas e o sofrimento da paciente que vai depender da situação sócio cultural singular. Havendo sofrendo emocional, seguramente há tratamento psicoterápico, seja individual ou em grupo.
Át.
Monica Araújo
Át.
Monica Araújo
Como em todo comportamento sexual, existem características, fantasias, fetiches e práticas que tem como objeto de desejo algo relacionado a psique e as nossas vivências que podem estar ou não com relacionados com alguma anormalidade. Lembremos que algumas práticas como o sexo oral ou homossexual a algum tempo era tido como uma parafilia (perversão) e hoje é visto e como algo aceitável tanto pela sexologia como pelos praticantes (em geral). Contudo, existem algumas práticas que podem colocar em risco a saúde e a integridade de si ou de outras pessoas, como é o caso da pedofilia, exibicionismo, zoofilia e outros. O tratamento é prioritariamente psicoterapêutico, embora em alguns casos pode ser interessante o uso de algum tipo de medicamento. O desejo vem da necessidade de algo, é preciso entender como isso se deu, para que esta "falta" seja elaborada e compreendida de maneira satisfatória desestimulando o comportamento sexual perverso ou disfuncional.
A psicoterapia de grupo é indicada para o tratamento de diversas patologias. Entretanto, é importante inicialmente realizar um psicodiagnóstico para que, a partir deste, seja indicado o melhor tratamento. Procure um psicólogo para que ele lhe oriente, considerando sua individualidade, suas dificuldades e necessidades.
Talvez você encontre o acompanhamento em grupo no Instituto de Psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo).
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho uma dúvida, pessoas que tem parafilia percebem que aquilo que consomem é estranho/errado ou para eles é normal e nem mesmo percebem ?
- Qual profissional eu preciso procurar para tratar uma parafilia?
- eu fui abusada de uma forma especifica quando criança. Hoje sinto prazer em imaginar a mesma situação acontecendo com outras pessoas. Que é o sexo "forçado" enquanto a pessoa dorme. Isso aconteceu comigo e eu repudio esse comportamente. Sofro muito por sentir prazer com isso. Pode ser considerado uma…
- Qual especialista devo procurar para tratar uma parafilia?
- Me masturbo assistindo a vídeos em sites pornos, sinto prazer em incesto, animes com monstros e tb em zoofilia, tenho algum distúrbio? Sempre depois do orgasmo me sinto mal comigo mesma.
- Tenho Parafilia..por ficar desejando e imaginando coisas errada.. Como posso tratar e não ter esses desejos por favor me ajudem ?
- Tenho parafilia. Como devo me tratar? Devo procurar um especialista para tal?
- Uma pessoa que foi abusada na infancia ,pode fer esse fato como causa de uma parafilia ?
- Eu tenho autismo leve, e não consigo sentir prazer sem ver algo relacionado à minha parafilia, me sinto um monstro nojento por isso, e muitas vezes tenho crises de choro e automutilação. O meu autismo pode ter desencadeado essa parafilia? Se eu tratar minha condição, esta parafilia some, ou é apenas…
- Quem tem parafilia , tende a ser estuprador também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Parafilia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.