Há alguma diferença entre o transtorno de personalidade esquizóide e a misantropia? O esquizóide

6 respostas
Há alguma diferença entre o transtorno de personalidade esquizóide e a misantropia? O esquizóide pode ser considerado um misantropo e o misantropo um esquizóide?
O transtorno de personalidade esquizóide é um diagnóstico psiquiátrico cuja principal característica é o distanciamento das relações sociais e restrição da expressão emocional que ocorrem desde início da vida adulta e se manifesta em diversos contextos. Estamos falando portanto de um transtorno mental que, por definição, traz sofrimento ou prejuízo para a pessoa.
Misantropia não é um termo utilizado pela psiquiatria, mas que significa "tédio ao gênero humano, aversão à convivência social, melancolia e tristeza". Assim, há uma sobreposição parcial de características.
Na prática, quando a literatura se refere a pessoas misantropas, geralmente se referindo a escritores, inventores e artistas, eles estão descrevendo pessoas com características distintas do transtorno de personalidade esquizóide. O esquizóide não é uma pessoa que ficou descrente ou se entediou da humanidade, é alguém que desde a adolescência simplesmente não gosta e não sente falta de relacionamentos íntomos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado(a),
Sua pergunta é muita interessante e demonstra com sinceridade o que sente. O que a psiquiatria moderna chama de esquizóide pode ser perfeitamente enquadrado no conceito de misantropia. A tendência do esquizóide, como já dito, é de manter poucas relações socias, e isso cria um referencial pequeno do que é a população. Ou seja, um "esquizóide" conhece pouca gente e achará que aquilo representa o todo.
A corrente filosófica dos Cínicos também mantinha valores similares, ao desacreditar na bondade das intenções humanas.
Os esquizóides sofem bullying com frequência, além de não conseguirem relações íntimas estáveis, e por isso tendem a desacreditar na humanidade e até mesmo desenvolver algum tipo de aversão, como na misantropia.
É difícil conhecer pessoas que comparilham dos mesmos valores, porque estas também se recluem, mas estão aí. Não desista de econtrá-las,
Fique em paz. Grande abraço.
Olá! Não se trata necessariamente da mesma coisa. Um misantropo pode ser um esquizóide, mas não que isso seja uma regra.

A distinção estaria na validade do sofrimento que o esquizóide carrega em sua incapacidade de estabelecer relações, o misantropo as evita, mas não é incapaz de lidar com os outros.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
A caracterização e diagnóstico dos transtornos mentais e de comportamento é algo delicado e super trabalhoso! Tentando, portanto, ser sucinto, o comportamento de evitação de relacionamentos interpessoais é presente em ambos (esquizoide e misantropo), e isso pode causar a impressão de que são a mesma coisa; mas não são. O que pode diferenciá-los? O misantropo (termo não psiquiátrico) afasta-se por desenvolver uma espécie de ÓDIO (do grego: miso, ódio; antropo, homem), logo, "ódio de ser humano", derivado de provável frustração ou desilusão com pessoas. Por outro lado, o esquizoide não apresenta em seus critérios diagnósticos nada referente ao ódio de ser humano. Todavia, o esquizoide apresenta IDEAÇÃO PARANOIDE ACENTUADA; sintoma, este, inexistente no misantropo.
A misantropia caracteriza-se por aversão e repulsa ao ser humano, o que faz com que a pessoa não goste de conviver em sociedade. Se parece muito com o transtorno de personalidade esquizóide e as duas coisas podem se misturar sim. É necessário procurar um especialista para que se possa verificar a intensidade do comportamento, para que seja feito um diagnóstico diferencial.
Olha, achei essa pergunta interessantíssima. Mais interessante ainda, tenho achado esse diálogo entre os profissionais da psiquiatria e da psicologia para responder à pergunta. Vamos ver se posso contribuir para esse debate com um viés psicanalítico. Aproveitando tudo que já foi dito até aqui, a misantropia não é uma nomenclatura da psiquiatria, mas é de amplo uso popular e remete a pessoas que tem um ódio visível pela humanidade ou por grupos (misoginia, xenofobia, racismo...). Tal ódio, geralmente, oriundo de experiências sociais incontornável para aquele sujeito, portanto, ele se defende criando uma aversão a defesa é superinvestida e passa a ser aplicada a todo um grupo, ou mesmo a toda humanidade, como uma generalização. Até aqui, a misantropia me parece um estado de isolamento social oriundo de uma defesa muito forte. Já o comportamento de isolamento social do esquizóide é oriundo de certo desinteresse no outro, de um investimento do interesse voltado muito mais às suas experiências individuais que à partilha da experiência com outras pessoas, sendo isso relacionado ao seu desenvolvimento inacabado, à sua própria estruturação como sujeito, ou seja, o esquizóide ainda está passando por certas etapas de desenvolvimento pessoal para poder se relacionar melhor com o outro. Em resumo, pelo que entendo por misantropia, é uma questão de isolamento social por aversão, por ódio; enquanto na personalidade esquizóide, o isolamento social vem de uma falta de interesse pelo outro.
Um forte abraço e caso eu possa contribuir em mais elucidações e debates, estou à disposição!

Especialistas

Letícia Stéfane Carneiro Gomes

Letícia Stéfane Carneiro Gomes

Psicólogo

Brasília

Vitória e Castro

Vitória e Castro

Psicólogo

Brasília

Wanglares Neto

Wanglares Neto

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio Claro

Lorena Sampaio Ramos Borges

Lorena Sampaio Ramos Borges

Psicólogo

Brasília

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Andreia Goncalves Crivellaro

Andreia Goncalves Crivellaro

Generalista, Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.