Há algum tempo venho sofrendo bastante com a ansiedade. Sinto me excessivamente preocupado com tudo

16 respostas
Há algum tempo venho sofrendo bastante com a ansiedade. Sinto me excessivamente preocupado com tudo que me cerca(em relação a trabalho e receio de falhar ou não corresponder as minhas expectativas). Me estresso facilmente no trânsito, filas, e também tenho dificuldade de me manter focado. Posso ter TAG?
Voce tem alguns sintomas de ansiedade, mas de maneira alguma é possível realizar um diagnostico sem uma avaliação medica presencial. Sintomas de ansiedade existem em diversos tipos de síndrome e o medico devera avaliar e excluir depressão maior e qualquer doença orgânica geral que possa cursar com ansiedade. Sao exemplos destas hipertiroidismo, hipoglicemia, cardiopatias benignas e algumas deficiência nutricionais. É um erro assumir um diagnostico medico e iniciar psicoterapia antes de excluir estas e outras patologias clinicas. Apos a avaliação, o colega poderá realizar o diagnostico e iniciar tratamento.

A descrição dos sintomas, indicam ansiedade .. porém para um melhor entendimento e clareza sugiro que procure médico psiquiatra para elucidar diagnóstico e ao mesmo tempo dar sequência ao tratamento com psicólogo especialista em saúde mental, para bom direcionamento no tratamento e consequentemente melhor prognóstico. Fico a disposição para qualquer dúvida e estimo melhoras!
Ola! Os seus sintomas podem sugerir sim este diagnóstico, porém somente com uma avaliação presencial com psicólogo ou psiquiatra para ter certeza. A abordagem chamada Terapia Cognitivo Comportamental é segundo a literatura científica a mais eficaz no tratamento de Transtornos de Ansiedade como esse. Att. Psicólogo Augusto Yumi.
Ola! um bom acompanhamento psicológico irá ajudar você a saber lidar com isso, me deixo a disposição.
Você aponta vários sintomas relacionados a ansiedade. Essa pode ser causada por vários motivos, desde a um transtorno psiquiátrico até a um nível alto de estresse, passando por características psicológicas, inclusive. Para poder ter uma compreensão mais apurada sobre o que acontece com você recomendo que procure um psicólogo. Ele fará a avaliação e o tratamento adequados, recomendando inclusive o acompanhamento psiquiátrico, se for o caso.Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Cuide-se.
Pensaria primeiro em um transtorno de ansiedade, para definir com transtorno de ansiedade generalizada é preciso uma avaliação mais detalhada e tb maior tempo de permanência dos sintomas. Aconselho a procurar um profissional para fazer uma avaliação e acompanhamento. Talvez seja o caso apenas de fazer uma terapia para desenvolver novas formas de lidar com as questões que lhe causam tamanha ansiedade, e em último caso um ansiolítico tb pode ajudar se somado a terapia.
Ola! Pode, más não é suficiente para definir um diagnóstico clínico para vc! É importante que vc converse com seu médico de confiança, avaliando a necessidade da necessidade de fazer exames e apodos resultados, caso não seja de ordem orgânica, buscar um profissional, psicologo, para a realização da psicoterapia. Abraço
Para você entender melhor o que está acontecendo o ideal é buscar ajuda profissional. Parece que você está apresentando sintomas de ansiedade sim, mas, somente com avaliação de um profissional para diagnosticar. Busque a ajuda de um psicólogo.
Acho que você pode estar numa espécie de "cheque especial" ou "no vermelho", como se fala, precisando dar uma repensada no que esta havendo em sua vida. Muitas vezes a ansiedade é derivada do acúmulo de estresse de alguns anos ou de algum evento traumático específico. Tem alguma idéia do que possa estar lhe causando esse sofrimento? Importante tratar isso falando sobre o que sente com um psicanalista e, se for o caso, com um psiquiatra. Procure um psi primeiramente. É o que indico.
Boa sorte.
Todo mundo fica ansioso às vezes. A ansiedade pode se tornar um problema (transtorno) quando prejudica nosso foco e a realização das nossas atividades. Sofremos de ansiedade quando nos percebemos vulneráveis frente às situações: amplificando a percepção de ameaça, e subestimando nossa capacidade de enfrentamento.

Quanto à irritação no trânsito e em filas, somado com a dificuldade de focar, podem ser sinais de TDAH (Adulto). Sinais do TDAH (Adulto) envolvem: dificuldade de organização e planejamento; impulsividade; dificuldade de manter foco na atividade; entre outros.

Assim, você deve buscar um profissional qualificado para avaliar e diagnosticar a eventual presença de transtorno de ansiedade generalizada, bem como o TDAH, investigando, na entrevista, fatores comportamentais e dificuldades nas diversas áreas de funcionamento (familia, profissional, etc), e sua história infantil.

A terapia cognitivo-comportamental é indicada para tratar esses transtornos, caso identificados.
Você relata sintomas que são associados a ansiedade, mas também podem ser secundários a um quadro depressivo. Para um diagnóstico diferencial recomendo realizar uma avaliação neuropsicológica, onde todos os sintomas serão investigados através de uma entrevista estruturada e instrumentos padronizados e normatizados para a população brasileira. Evite a auto medicação e procure ajuda especializada. Boa sorte!
Mais importante que você saber da existência do TAG, é você se conhecer e perceber como você tem se relacionado com o meio em que vive, como também com as pessoas com as quais tem contato. Nosso equilíbrio psicológico nos garante uma vida saudável. Alguma coisa acontece com você para que se sinta dessa forma. Com certeza um(a) psicólogo(a) poderá te ajudar. Um abraço!
olá! procure por um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Ansiedade é natural, porém, se está lhe dificultando a vida precisa ser tratada... Paz e Bem!
Bom dia
A ansiedade é caracterizada por uma atenção aumentada e altamente seletiva a risco, ameaça ou perigo. Podemos dizer que é uma avaliação incorreta da capacidade de enfrentamento das situações que acontecem em nossa vida. Procure um(a) profissional Psiquiatra ou Psicólogo(a) para uma melhor avaliação e tratamento.
Embora estejam expostos alguns sintomas, para que se possa fazer um diagnostico, torna-se indispensável avaliação mais completa contemplando vários aspectos de sua vida. A ansiedade é um sintoma que poder estar relacionado a vários fatores, tanto psicológicos, quanto de ordem orgânica, visto que somos seres biopsicossociais, tanto questões biológicas/orgânicas, quanto psíquicas e sociais podem ser desencadeadoras de quadros de ansiedade, mas cabe salientar que o diagnóstico ou determinar o nome dos sintomas não é solução para alívio destes, desta forma, oriento que procure por profissionais que possam, para além de diagnosticar, ajudar no alívio e ajudar na promoção de maior qualidade de vida. Psicoterapia é indicada e, se houver necessidade, encaminhamento para outros profissionais para um trabalho em conjunto.
Olá, seu relato apresenta características de ansiedade mas também percebo outros componentes... a temática do medo, da preocupação antecipada e uma perseverança em torno de pensamentos negativos. Importante entender quais aspectos da sua personalidade se expressam, dentro do contexto atual, com maior ou menor vulnerabilidade. A irritabilidade e a falta de foco são sintomas comuns nos transtornos. Complexo manter-se atento ao momento presente quando os pensamentos e emoções roubam a cena e fazem dispersar...
Pensamos em transtorno quando esta dinâmica intervém negativamente na sua rotina, nos seus planos, nos seus relacionamentos e na vida de forma geral. O sofrimento pode ser elaborado e os sintomas tratados.
Procure um especialista para fazer um diagnóstico. O tratamento psicológico auxilia na ressignificação e construção de novos padrões.
Espero ter ajudado a compreender.
abs, Betânia Tassis.