Ha 8 anos eu fiz a cirurgia para hiperidrose e acabei tendo compensatória. O que devo fazer para me

3 respostas
Ha 8 anos eu fiz a cirurgia para hiperidrose e acabei tendo compensatória. O que devo fazer para me curar?
A hiperidrose compensatória é a complicação mais comum da simpatectomia torácica. Geralmente ela diminui após alguns meses.
O tratamento para os casos de hiperidrose intensa ou intolerável para o paciente ainda é de eficácia limitada e difícil.
Em simpatectomias onde foram utilizados grampos/clips, a primeira a alternativa seria a retirada dos clips para a reversão dos efeitos da cirurgia. Entretanto, a completa reversão ainda não é garantida, mesmo com alguns relatos de 80% de chances de reversão nos primeiros meses após o procedimento cirúrgico. Para os pacientes que não utilizaram clips, o enxerto nervoso tem tido certa eficácia, com cerca de 50% de sucesso.
Substâncias anticolinérgicas, como a oxibutinina, também têm sido utilizadas com relativo sucesso, mas com frequentes efeitos colaterais
Mudanças nos hábitos de se vestir (como a escolha do tipo de tecido), portar peças de roupa para a troca quando necessário e o emagrecimento para pessoas que estão acima do peso ideal são me

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Até os dias atuais não podemos falar ainda em cura para o seu problema. Existem entretanto tratamentos promissores em crescimento e difusao. Como já dito por outros especialistas, o tratamento pode ser feito com a tomada de medicações, aplicação tópica de glicopirrolato, aplicação da toxina botulinica nas áreas onde o suor é intenso e recentemente vem sendo realizada por especialistas em radiologia intervencionista um procedimento com sedação, que é a ablação por radio frequencia do ganglio de T6 para tratamento do suor compensatório ao nível do tronco.
Em vários pacientes a aplicação de toxina botulinica (botox) na região onde ocorre a hiperidrose compensatória tem resultados excelentes, só que esse efeito dura aproximadamente um ano, é necessário reaplicar depois que o efeito acaba.

Especialistas

Marco Túlio Ribeiro

Marco Túlio Ribeiro

Cirurgião plástico

Goiânia

Ahmad Abduny Rahal

Ahmad Abduny Rahal

Cirurgião torácico

Pouso Alegre

Gabriel Campelo

Gabriel Campelo

Cirurgião plástico

Brasília

Eudes Carvalho Assis Filho

Eudes Carvalho Assis Filho

Cirurgião torácico

Brasília

Camilla Matos Pedreira

Camilla Matos Pedreira

Cirurgião torácico

Feira de Santana

Nicole Bassanezi

Nicole Bassanezi

Especialista em medicina estética

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 186 perguntas sobre Hiperidrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.