Há 6 meses obturei um dente em que a cárie estava muito profunda e agora ele veio a doer. Como recentemente

4 respostas
Há 6 meses obturei um dente em que a cárie estava muito profunda e agora ele veio a doer. Como recentemente estive gripada, achei que pudesse ser por causa disso. A dor parou por quase 1 mês, mas agora voltou. É fraca e só dói quando o aperto forte e ao comer alimentos gelados. O que pode ser?
Pode estar doendo devido a uma interferência oclusal e nesse caso é necessário fazer uma ajuste (desgaste) ou como ficou muito profunda pode ser necessário
Fazer um forramento da cavidade com um material chamado ionomero para fortalecer a estrutura e liberar flúor pro dente, diminuindo a sensibilidade. Também pode ser possível Q a restauração esteja infiltrada. Ou seja, são muitas possibilidades. O ideal é procurar um dentista para confirmar a causa e definir o melhor tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São necessário exames radiográficos para constatar que a restauração apresenta alguma falha. Acredito que pode ser a profundidade da restauração e a sua proximidade com a polpa que esteja causando esta dor com alimentos gelados, considerando que o dentista tenha realizado a restauração com um forramento adequado frente a uma cavidade profunda. A oclusão (mordida) deve ser verificada a ajustada se necessário. Se a restauração estiver bem feita, indico primeiramente laserterapia, já tive ótimos resultados de reversão de pulpite com esta terapia. Se houver falhas na restauração, será necessária sua troca e posterior acompanhamento da sensibilidade do dente que pode não cessar imediatamente, mas irá diminuindo progressivamente. O tratamento de canal pode ser uma possibilidade futura em caso de recorrência da dor e sempre deve ser evitado em casos ainda reversíveis, como me parece ser o seu.
Boa noite!

Como bem declarou a Dra. Ana, o profissional odontólogo deve ser consultado, onde será realizado o diagnóstico preciso. Vale acrescentar que é possível que o tratamento anterior já tenha sido realizado com um forçamento, frente a profundidade relatada. Caso isto se confirme, existe também uma possibilidade de tratamento endodôntico (canal) do elemento dentário citado.
Estimo melhoras!
Abraço!

Dr. Rafael Faria Gomes
Pode ser que a cavidade tenha ficado muito próximo da sua polpa. Se a dor persistir e/ou aumentar sugiro q procure um endodontista de confiança para avaliar a necessidade de canal . Abraço

Especialistas

Jean Raphael Hora

Jean Raphael Hora

Dentista

Aracaju

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

Marco Aurelio Augusco

Marco Aurelio Augusco

Dentista

Palmas

André Heringer

André Heringer

Dentista

Nova Friburgo

Lorena Molinos

Lorena Molinos

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 404 perguntas sobre Dor de dente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.