Há 6 meses fiz a segunda cirurgia do mesmo ouvido devido otosclerose e a prótese deslocou novamente

3 respostas
Há 6 meses fiz a segunda cirurgia do mesmo ouvido devido otosclerose e a prótese deslocou novamente (sem nenhum motivo aparente). Isso é comum? Seria indicado procurar outro profissional?
A prótese pode se deslocar sim. No entanto, acho que a melhor coisa a fazer é você posicionarr suas dúvidas a seu cirurgião.
Att,
Dr Lucas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O deslocamento da prótese é algo que pode acontecer, mas geralmente pode ser evitado tomando todas as precauções/cuidados pós-operatórios (não carregar peso por 90 dias; não viajar de avião nem descer/subir serras por conta de alteração na pressão atmosférica por 90 dias; não ter relações sexuais por pelo menos 30 dias; e etc). Mesmo assim, não vejo problema em ouvir outra opinião se for deixá-lo mais seguro. De preferência, com um especialista no assunto (otologista).
De acordo com dados da escola francesa a estapedotomia (cirurgia da otosclerose) de um modo estatístico pode ter as seguintes evoluções: 95% de sucesso, 4% de chance de reoperação e 1% de chance de insucesso/surdez. O deslocamento da prótese é uma das causas de reoperação, além disso pode haver perfuração timpânica ou tamanho inadequado da prótese, por exemplo. Como já colocado pelos outros profissionais acima, o período pós operatório é crucial para o sucesso da cirurgia, além dos cuidados já mencionados (peso, viajar de avião, subir/descer serras, relações sexuais) eu acrescentaria a dieta anti-constipante para pacientes com dificuldade de evacuar (prisão de ventre), evitar atividades aquáticas até a cicatrização da membrana timpânica e proibição de mergulho em profundidade (esta última para a vida toda, por conta do risco de invasão da prótese no labirinto pela alta pressão da coluna de água). Esclareça suas dúvidas com seu cirurgião. Para uma 2a opnião, consulte um Otologista.

Especialistas

Eveline Tasca Rodrigues

Eveline Tasca Rodrigues

Otorrino

Niterói

Jeniffer Rickli

Jeniffer Rickli

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Michel Ponte de Albuquerque

Michel Ponte de Albuquerque

Otorrino

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Otosclerose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.