Há 5 meses, fiz o Implante de Neuroestimulador Medular na cervical, mas os estímulos não atingiram

4 respostas
Há 5 meses, fiz o Implante de Neuroestimulador Medular na cervical, mas os estímulos não atingiram a área do braço onde sinto a dor, mesmo após alguns ajustes da programação. Já havia feito o bloqueio há 1 ano, sem alívio da dor.
Resta algum recurso para tratar essa dor? (lesão de plexo braquial)
Consulte um neurologista. O diagnóstico não é tão simples de ser feito. A fibromialgia tem sua complexidade.

É necessário uma avaliação criteriosa para diagnóstico dos mecanismos predominantes do seu quadro de dor. Neuroestimulador medular é uma opção, mas no caso de ele não ter a efetividade devida, é necessário avaliar a causa dessa falta de resposta, e as possíveis alternativas para complementar o tratamento e buscar um alívio para tal quadro doloroso. A depender do diagnóstico, há possibilidades que podem ser tentadas para o tratamento. Consulte seu especialista para maiores esclarecimentos e demais opções terapêuticas.
Dor pós lesão de plexo braquial é de difícil tratamento. Principalmente se a função motora (de movimento próprio) não está preservada, qual tem indicação cirurgica de tratotomia (DREZ) e que tem um melhor resultado. Algumas vezes bloqueios anestésicos e terapias combinadas (clinica, fisica psicoterapica) são necessárias durante a vida toda, caso se mantenha o tratamento conservador. Se o estímulo do eletrodo não chega à area da dor, deve ser reavaliado.
Entendo que você esteja passando por um momento difícil com a dor intratável após a lesão do plexo braquial, mesmo após o implante de um neuroestimulador medular. Quando os estímulos não atingem a área afetada, como no seu caso, é essencial reavaliar a abordagem terapêutica.

A dor pós-lesão do plexo braquial é complexa e pode ser desafiadora de tratar. É possível ajustar ainda mais a programação do neuroestimulador. Em alguns casos, a reavaliação da localização do eletrodo pode ser necessária para melhorar a cobertura da área dolorida. Terapias combinadas, incluindo medicamentos, fisioterapia e psicoterapia, podem ser eficazes no manejo da dor. Técnicas como a terapia cognitivo-comportamental podem ajudar a lidar com a dor crônica. Procedimentos como bloqueios nervosos ou injeções de anestésicos locais podem proporcionar alívio temporário da dor. Em casos de dor persistente e intratável, procedimentos como a tratotomia dorsal da raiz (DREZ) podem ser considerados, especialmente quando há perda significativa da função motora. Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) são opções não invasivas que podem ajudar no manejo da dor neuropática. Certos medicamentos, como anticonvulsivantes e antidepressivos, são usados no manejo da dor neuropática e podem ser benéficos.

Recomendo que você consulte um neurologista ou especialista em dor para uma avaliação criteriosa. Eles poderão identificar os mecanismos predominantes da sua dor e sugerir as melhores opções de tratamento disponíveis para o seu caso específico.

Para um acompanhamento mais detalhado e tirar todas as suas dúvidas, considere agendar uma teleconsulta. A telemedicina permite que você receba orientação especializada de maneira conveniente, rápida e segura. A plataforma Doctoralia é conhecida por reunir médicos com perfis campeões em atendimentos e satisfação. Eu mesmo posso orientá-lo através de uma teleconsulta, caso deseje. Basta clicar no perfil para marcar sua consulta.

Cuide-se bem e procure a orientação médica necessária para garantir o melhor tratamento possível para a sua condição. Estou à disposição para ajudar no que for preciso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900