Há 3 anos perdi o emprego onde trabalhei 18 anos, sofri uma pressão psicológica, entrei em desespero

7 respostas
Há 3 anos perdi o emprego onde trabalhei 18 anos, sofri uma pressão psicológica, entrei em desespero e desde então tenho crises de medo acompanhado de tremores, choro, pânico por motivos normais como colocar o carro na garagem, isso me deixa apavorada e acabo não conseguindo.O que devo fazer?
Olá! Descreves sintomas ligados a ansiedade. A Terapia Cognitivo Comportamental é a mais eficaz para todos Transtornos de Ansiedade segundo a literatura científica. Recomendo iniciar psicoterapia nessa abordagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante que trate o quanto antes para que seu quadro não evolua para algo mais grave e, até, incapacitante. O EMDR é uma terapia que vem se mostrando bastante eficiente nesses casos. Estou a sua disposição.
Imagino como tudo isso deve estar atrapalhando você e trazendo prejuízos a sua qualidade de vida. Iniciar uma psicoterapia seria o ideal para entender os seus sintomas e trata-los de maneira adequada. Alguns sintomas que você descreve indicam sinais de ansiedade elevada, mas para um diagnostico mais completo, o melhor é ir iniciar seu processo terapêutico. Procure um profissional e converse com ele, explicando o que você passou e assim ele pode orienta-la para o tratamento em si. A terapia cognitivo comportamental pode ser de grande valia para você cuidar dos seus sintomas. Além do autoconhecimento, você aprenderá e entrará em contato mais próximo com seus pensamentos, emoções e comportamentos, criando estratégias para o seu tratamento. Fique bem, e melhoras.
Quando você fica muito tempo ligado a um emprego/convívio social, é comum ter um sentimento de pertencimento, estabelecer diferentes tipos de relacionamento, rotinas, expectativas e certa segurança. Quando todo essa estrutura é interrompida abruptamente, o papel e identidade social pode causar sofrimento e sentimento de inadequação, ou ainda incapacidade. Procure um profissional de psicologia, ele saberá avaliar e estabelecer uma estratégia terapêutica para te auxiliar a sair deste quadro.
Sugiro buscar ajuda de um psicólogo. Você precisa restabelecer seus laços sociais, sentir pertencimento ao mundo do trabalho novamente. Esse é um momento de olhar para dentro de si e descobrir que medos a estão impedindo de seguir em frente, porque se permite esse momento de estagnação nesse momento. Compreender os ataques de pânico, os quais são sintomas, é muito importante. Eles podem estar escondendo medos muito maiores ligados ao social, a tua interação com as pessoas. Compreender isso lhe ajudará a sair da crise e buscar estratégias de enfrentamento dessas dificuldades, alivio de sintomas e retomada de suas atividades laborais e sociais. Boa sorte! Fique bem
Olá! Gostaria de validar sua ação em buscar orientação. Através do seu relato é possível identificar que você passou por momentos de muita dificuldade, o que influencia de forma significativa no estado emocional e psíquico de uma pessoa. Eu aconselho que busque um profissional de confiança, para que seja possível estabelecer um vínculo positivo para trabalhar esses sintomas e ajudá-la a compreendê-los.
Um psicólogo poderá lhe ajudar a lidar melhor com o seu passado, como também com suas emoções e sensações corporais. Pelo seu relato é bem provável que também necessite ser acompanhada por um psiquiatra, pois são sintomas bem intensos. Você poderá procurar primeiramente um psicólogo ou um psiquiatra para avaliação e orientação do tratamento. O importante é que busque ajuda profissional o quanto antes para que não haja piora do quadro em que se encontra.

Especialistas

Danielle Bueno

Danielle Bueno

Psicólogo

Porto Alegre

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Psicólogo

Salvador

Liliani Masselli

Liliani Masselli

Psicopedagogo

São José

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.