Ha 3 anos cai e fraturei a vertebra t11 fiz uma tomografia e o resultado foi fratura com colapso parcial

4 respostas
Ha 3 anos cai e fraturei a vertebra t11 fiz uma tomografia e o resultado foi fratura com colapso parcial t11 e discreta escoliose lombar de convexidade a esquerda, o que quer dizer? Meu medico esta de ferias.
Olá,

Muito provavelmente essa fratura está consolidada (cicatrizada). Normalmente essas fraturas se consolidam em 4 a 6 meses. Seria interessante passar com seu médico para medir esse colapso e a cifose na região da fratura, além de fazer um exame físico para verificar se há algum sintoma clínico residual. A maior parte das fraturas com colapso parcial consolidadas não deixam sequelas clínicas, apenas sinais radiográficos como cifose ou escoliose.

Olá
Existem diversos tipos de fratura de coluna e algumas com indicação de cirurgia
Pelo que entendi, no seu caso foi um tipo de fratura em que o tamanhaho da vértebra sofre uma redução da altura. Isso é um colapso parcial. Grande parte das vezes não requer cirurgia
Outra alteração que foi notada foi a Escoliose. Escolise é um desvio de coluna, que no seu caso poderia estar presente antes do trauma, ou, por conta da fratura, ter causado um desalinhamento da coluna. Seria importante avaliar seus exames e te examinar para saber qual o melhor tratamento a ser indicado
Estou a disposição
Abraços
O tempo de fratura provavelmente ja levou à sua consolidação (colada). Este colapso parcial pode desencadear algumas pequenas alterações dos desvios normais da coluna, porem deve ser realizada uma avaliação completa do seu caso com exame físico e uma radiografia panorâmica da sua coluna para avaliação de uma possível escoliose ou cifose.
Bom dia,

As fraturas de coluna podem ser tratadas de diferentes formas de acordo com sua gravidade. Desde apenas medicação para dor, colete, cimentação da vértebra (procedimento minimamente invasivo chamado de vertebroplastia) ou artrodese (cirurgia tradicional com parafusos). Se sua fratura já tem 03 anos, provavelmente ela já consolidou. Mesmo assim deve ser procurado um especialista para avaliar se há deformidade com risco de progressão. Grande abraco!