Há 1 mês minha vó teve 2 enfartos devido a taxa elevadíssima de potássio no sangue, daí os médicos d

7 respostas
Há 1 mês minha vó teve 2 enfartos devido a taxa elevadíssima de potássio no sangue, daí os médicos descobriram que ela estava com problema renal. Desde então, ela tem se tratado com nefrologista e ele recomendou que ela passasse na nutricionista para ver o que ela poderia comer evitando potássio. Só que a nutricionista disse que não era formada em doenças renais, e ainda passou uma lista de alimentação pesquisando na internet. Um dos alimentos que ela colocou foi beterraba, sendo que a Beterraba tem 350mg em 100g, fora outros alimentos que contém muito potássio, ou seja, em vez de ajudar acabou atrapalhando. Vocês poderiam fornecer uma lista de alimentos que minha vó poderia comer? Além do problema renal, ter que controlar o potássio, ela também tem diabete. Desde já agradeço!!!
O ideal é fazer uma anamnese nutricional adequada, uma vez que a questão renal deve ser consequência do diabetes mal controlado, logo, há vários fatores a serem considerados. Sugiro que procure em sua cidade um Nutricionista Clínico Funcional, que poderá oferecer as orientações mais adequadas, de forma personalizada.

Olá! O caso é bem complicado, com varias restrições. Ainda é insuficiente fazer uma lista de proibições, temos que também fazer uma lista do que ela deve comer. Sugiro que procure um nutricionista para auxilia-la.
Olá, entendo a sua preocupação e desejo de melhor conduzir a alimentação de sua avó. Assim como as colegas que se posicionaram anteriormente, reforço a necessidade de uma avaliação da paciente por um Nutricionista Clínico e com experiência em doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, cardiopatias, doenças renais). Para orientar os alimentos fontes de potássio que ela não deve comer é preciso saber como está o funcionamento dos rins dela. A insuficiência renal tem estágios, quanto maior o estágio (ou seja, quanto mais fragilizado está o rim) maior será a restrição do potássio e às vezes de outros nutrientes. A forma de cozinhar determinados alimentos também precisa ser orientada, pois altera a concentração do potássio no alimento. É um trabalho mais minucioso que somente uma lista do que pode ser consumido. Busque um profissional experiente. Paz!
Querida, é bem importante avaliarmos a alimentação geral da sua avó e outros fatores que também podem causar hipercalemia (aumento do potássio no corpo). Além desse mineral, é realmente importante darmos atenção a outros nutrientes como citado, sódio, proteína! Sugiro que você procure uma profissional especialista para auxiliar nesses primeiros momentos... é muito importante para melhor evolução do tratamento! :)
É necessário realizar uma avaliação do grau de doença renal da sua avó, além das demais comorbidades (doenças) associadas.
Trabalhei com análise de dietoterapia para pacientes renais e acredito que posso ajudá-lo.
Olá!
Primeiramente, espero que a sua avó já esteja melhor. Sugiro que consulte um nutricionista pois, ainda que você não tenha tido uma boa experiência com a primeira, é importantíssimo que se faça uma anamnese detalhada para entendermos melhor qual a condição renal específica de sua avó, o uso de medicamentos que a mesma faz e a interação com as vitaminas e minerais, quais são os outros marcadores fisiológicos devido à diabetes, como é a alimentação dela e muitos outros pontos importantes. O controle renal precisa ser minucioso e torna-se dificultoso fazer orientações gerais sem conhecer os pontos acima mencionados.
A dieta para a doença renal crônica (DRC) é muito específica e individualizada, sua avó precisa ter o acompanhamento de uma nutricionista comprometida com a saúde dela. Sou nutricionista integrativa, com especialização na área clínica e tenho pacientes com DRC em acompanhamento que obtiveram uma melhora considerável comprovada através de exames bioquímicos. Estou disponível on-line. O segredo está no estilo de vida ... Obrigada!!!