Há 1 ano atras meu papa estava normal. Em novembro fui diagnosticada com HPV através de uma verruga

3 respostas
Há 1 ano atras meu papa estava normal. Em novembro fui diagnosticada com HPV através de uma verruga cauterizada. Este mês surgiu 1 feridinha que descamou na minha virilha, meu médico passou biópsia de vulva e útero que fiz hoje. Posso ter desenvolvido câncer de vulva ou de útero de novembro para cá?
O exame de Papanicolau é o preventivo do colo do útero - ele não avalia verrugas na vulva e vagina - isso é feito pelo exame físico ou a vulvoscopia. Também existe câncer de vulva e vagina , e também são causados principalmente por HPV. Outro ponto é que os exames não tem 100% de acerto, ou seja: existe a possibilidade do preventivo ter errado e dar resultado normal em casos onde na verdade existe lesão. Por isso repetimos os exames anualmente. Faça as biópsias para excluir doença maligna.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Infelizmente na medicina tudo "pode" acontecer. Porém existem doenças mais comuns e outras mais raras, as exceções. Câncer de vulva não é tão comum qto do colo uterino por exemplo. Além disso sua prevalência está na faixa de paciente mais idosas.
O exame de vulvoscopia pode detectar, através da biopsia, lesões de alto grau para virarem câncer de vulva, seja causado pelo HPV ou não.
Faça o exame e se necessário a biopsia. Mas não se preocupe pois como eu disse é raro. À disposição ????
Uma verruga na região vulvar pode ser condiloma, cujo agente etiológico é o vírus HPV (Human Papiloma Virus). A infecção pelo vírus HPV no colo uterino e na região vulvar pode causar alterações citológicas que numa porcentagem pequena de pacientes pode evoluir para um câncer, porém essa evolução pode levar muitos anos para acontecer. Além disso o HPV que causa câncer de colo uterino não é o mesmo que está associado ao condiloma.Essa "feridinha" que surgiu na sua virilha pode não ter relação com o HPV. O ideal é aguardar o resultado das biópsias para confirmação do diagnóstico e definir qual o melhor tratamento para o seu caso.

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1770 perguntas sobre HPV
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.