Grávida pode tomar sertralina? Tenho ansiedade. Faço uso e quero planejar de engravidar.

2 respostas
Grávida pode tomar sertralina? Tenho ansiedade. Faço uso e quero planejar de engravidar.
A decisão de continuar ou iniciar o uso de sertralina (um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ISRS) durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliada e tomada em conjunto com seu médico. Isso porque, embora a sertralina seja geralmente considerada uma das opções mais seguras entre os ISRS durante a gravidez, como qualquer medicamento, ela não está isenta de riscos.

Estudos sobre o uso de ISRS durante a gravidez sugerem que, embora o risco absoluto seja baixo, pode haver um ligeiro aumento no risco de complicações, como problemas no desenvolvimento fetal, parto prematuro, baixo peso ao nascer e síndrome de adaptação neonatal. No entanto, é fundamental equilibrar esses riscos com os riscos da não tratamento da ansiedade ou depressão materna, que também podem ter consequências negativas tanto para a mãe quanto para o bebê.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
O uso de medicação durante a gravidez irá depender de como você está, se o seu transtorno em saúde mental é leve, moderado ou grave.
Quando leve geralmente apenas psicoterapia. Quando moderado a grave podemos indicar uso de medicações.
A sertralina se mostrou o antidepressivo mais seguro na gravidez, até o momento.
Lembre-se de que transtornos mentais não tratados durante a gestação está associado ao aumento de gestação de risco, parto prematuro, má aderência a pré-natal, risco de depressão pós-parto e psicose puerperal. Cuidar da saúde mental importa! Procure um psiquiatra especialista em saúde da mulher para que possa ter o melhor tratamento indicado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.