Grandes traumas psicológicos que acarretam ansiedade e depressão por mais de mês podem acarretar pro

37 respostas
Grandes traumas psicológicos que acarretam ansiedade e depressão por mais de mês podem acarretar problemas físicos e abalar o sistema imunológico, como gânglios e outros?
Olá! Estudos ao longo dos anos têm demonstrado cada vez mais a existência de complexas interações entre os sistemas nervoso, endócrino e imune. A habilidade do sistema nervoso central (SNC) em modular o sistema imune tem sido extensamente investigada e estabelecida. Esta modulação é mediada por uma rede de sinais existentes na comunicação entre os três sistemas, os quais produzem mediadores biológicos que interagem e/ou afetam a resposta imunológica. Como conseqüência, há o desenvolvimento de enfermidades, como depressão, câncer e doenças inflamatórias crônicas, além de maior susceptibilidade a infecções causadas por microrganismos.
É muito importante procurar tratamento para lidar com esse tipo de trauma. Existe uma abordagem da psicologia chamada EMDR que foi criada especificamente para o tratamento de traumas. Há muitas pesquisas que comprovam a efetividade dessa modalidade de terapia para o tratamento de traumas. Busque em sua cidade um profissional que trabalhe com esta abordagem.
Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ansiedade e a depressão nos colocam em uma montanha russa de emoções, e isso faz com que o organismo libere hormônios de maneira descontrolada, afetando não só nossas células de defesa, como todas as funções orgânicas que desempenhamos. O Brainspotting é uma técnica eficaz para o tratamento de traumas e pode reverter este quadro.
Boa tarde. Procure saber o que significa o termo Psicossomática e procure o mais rápido possível um Psicólogo de Referencial Psicanalítico ou um Psicanalista.
Se possível faca psicoterapia Breve.
Olá! Se considerarmos que somos seres integrados a aspectos bio, psico, sócio, afetivos e espirituais e que somos seres relacionais, compreenderemos que nada está separado ou isolado em nós, que somos corpo, mente e espírito. Sendo assim podemos entender que uma doença pode afetar nossas emoções assim como as emoções podem afetar nosso corpo. Sabe quando levamos um susto e dispara o coração, falta ar, baixa a temperatura, ficamos pálidos e tremendo? Foi uma emoção que causou uma reação no organismo, então a partir daí podemos compreender que sim! Traumas psicológicos, emoções e sentimentos negativos, ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais podem afetar nosso organismo, muitos distúrbios e doenças tem origem de fundo emocional. Se você ainda não passou pela experiência de um processo psicoterápico sugiro experimentar , com certeza você terá ganhos significativos na sua saúde emocional e física. Espero ter ajudado! Grata.
O trauma pode gerar ansiedade e depressão, e acarreta a longo prazo problemas neurológicos pois o corpo vai somatizando tudo que o paciente sente e pensa, abalando sim o sistema imunológico devido a sobre carga gerada pelo trauma,procure um terapeuta da EMDR que irá te ajudar .
Sim, são conhwcidos como efeitos psicossomáticos. Se for so interesse procure uma terapia q melhor vc se identifique.
Att.
Eduardo
Certamente! Existem as doenças psicossomáticas, que é quando o nosso corpo somatiza nossas emoções (como no caso de depressão e ansiedade) e as manifesta em sintomas físicos, afetando nosso sistema imunológico.
Sofrimento emocional, Relacionamento, Questões comportamentais com filhos , Orientação profissional, Autoconhecimento e crescimento pessoal....

Estes são apenas alguns exemplos de situações onde pode ser vantajoso alguém procurar um psicólogo. Em praticamente qualquer questão existencial que mova uma pessoa a buscar ajuda para si pode haver benefícios no atendimento psicológico. Os traumas acarretados podem gerar transtornos , e por isso mais motivo de que a terapia seria bom.

Agende o seu atendimento pelo Whats psicologoceliomar, ou online
Faça Terapia, sua saúde mental merece o melhor.
É bastante possível que traumas emocionais que não sejam devidamente tratados, possam ter como resultado, alterações psicossomáticas, afetando a funcionalidade dos tecidos orgânicos. O sistema imunológico é bastante sensível a estas questões traumáticas. O TFT (Terapia do Campo do Pensamento) tem se mostrado muito eficiente para tratar traumas e sintomas psicossomáticos como esses aqui relatados. Procure um terapeuta TFT - Adv.
Sim, problemas emocionais que a gente tenta disfarçar, não tomar consciência e tentar deixar de lado podem sim se transformar em sintomas físicos ou psicossomáticos. É muito comum acontecer isso quando a pessoa não entra em contato com as suas próprias emoções, negando-as ou simplesmente não lhes dando a devida importância. Depois de algum tempo a pessoa começa a apresentar problemas físicos dos mais variados. gasta uma fortuna em médicos e remédios e nunca sara, pois as emoções que a perturbam não estão sendo elaboradas e a única válvula de escape de toda essa energia negativa são os sintomas físicos.
O tratamento psicoterápico é o mais indicado para esses casos. E durante um bom tempo.
sim Sim, são conhecidos como efeitos psicossomáticos.
Fazer uma psicoterapia vai te auxiliar , a terapia cognitivo comportamental é indicada é uma terapia voltada para o aqui agora,uma terapia estruturada e breve.
Se você não fala, o corpo fala por você! Somos constituídos por três pilares: corpo, mente e espírito. Se um dos pilares não está bem, o outro sente!
Faça psicoterapia.
Abraço!
Olá! Sua pergunta é muito importante, porque muitas pessoas ainda acreditam que mente e corpo são separados. E, na verdade, eles são interligados e se influenciam mutuamente. Ou seja, se algo não vai bem fisicamente isso afeta o emocional, e se existe um trauma ou sofrimento emocional o corpo apresentará sintomas, inclusive no sistema imunológico. O processo de psicoterapia contribuiria muito na superação do trauma e na sua qualidade de vida. Espero ter ajudado.
Quando temos emoções com as quais não sabemos lidar, ou que não procesamos corretamente, nosso corpo pode adoecer sim.
Nosso corpo é uma coisa só, o separamos para estudar, entender e cuidar, más na prática está tudo interligado.
Espero ter ajudado!
Boa trade.
As representações psíquicas, ou seja, experiências emocionais do indivíduo em seu contexto social, exercem um papel central no processo de somatização através de sintomas físicos, considerados sintomas de origem emocional. A alteração no estado emocional pode promover o aparecimento de doenças como: dor de cabeça – inclusive enxaqueca -, resfriados frequentes, asma, gastrite, dores no corpo sem causa aparente, problemas cardiorrespiratórios, ganho de peso, acometimento da pele por processos alérgicos entre outros. Depressão ou traumas na infância ou vida adulta podem se manifestar de varias formas quando não acompanhados e desenvolvido um tratamento com Psicólogo ou Psiquiatra.
Com certeza! A mente atuando no corpo, por isso, precisamos sempre de cuidarmos de nossa saúde mental. Os sintomas aparecem quando as nossas insatisfações estão enormes. È preciso fazer terapia, aprender um pouco de si/autoconhecimento e lidar com estes problemas! Procure terapia!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Todas as experiências que temos ao longo da vida, combinadas com o temperamento, resultam em maneiras distintas de reagir diante de situações de conflito. Cada pessoa reage de uma maneira diferente, mas todos temos que encontrar formas de lidar com as questões que nos defrontamos durante nossa vida. Tudo que afeta o psíquico afeta o corpo. A análise é uma possibilidade de lidar com situações específicas, mas tem efeitos mais amplos que permitem que a pessoa possa reconhecer, aprender, reconduzir e ter mais e melhores recursos para agir em novas experiências.
Olá.
Com certeza.
Está provado que mente e corpo não se separa, então o organismo é totalmente influenciado pelas nossas emoções.
Pensando nisto, é de fundamental importância a busca por terapia.
A psicoterapia é uma grande aliada no processo de intervenção em situações como essa, bem como a busca de um médico clinico geral é preciso.
Abraços!
Sim, é muito comum que pessoas que passam por traumas e conflitos dolorosos somatizem e transforme sua dor emocional em dor e doença física.
Procure ajuda médica e psicológica

Abçs
Olá. Sim, nosso corpo atua em conjunto. Primeiro procure um médico para descartar possíveis problemas físicos e também procure um psicólogo para fazer terapia. Ansiedade e depressão devem ser tratadas. Boa sorte. Atenciosamente
Olá, boa tarde. A ansiedade e a depressão são doenças que vem acompanhadas por outros sintomas físicos. É muito importante que você busque uma ajuda psicológica e psiquiátrica. Essas doenças pedem um atendimento multidisciplinar, por isso, serão necessário ambos os profissionais que citei a cima. Espero ter ajudado, fique bem!
Existem doenças psicossomáticas, que o corpo reage através das emoções (como na depressão e ansiedade) e as manifesta em sintomas físicos, afetando nosso sistema imunológico.
O importante é procurar ajuda de especialistas.
Att: Kenia Domerasky
Sim. Sem sombra de dúvida, no entanto, esse "acarretar" pode variar de caso para caso. As emoções geradas por traumas ou não, não nos move apenas internamente, elas podem ativar o nosso corpo e o levar a um estado de tensão, gerando o adoecimento.
Podem sim, possivelmente você esteja falando de um Transtorno de Estresse pós traumático, que entre outras consequências emocionais podem acarretar sintomas físicos, como esses que você mencionou. A Psicossomática é uma área da Psicologia que pode te dar algumas explicações de como esse processo ocorre. Se possível procure ajuda médica e psicológica, profissionais que podem te ajudar a entender e passar por esses traumas.
Olá! Os traumas psicológicos afetam todo o funcionamento do nosso organismo, desequilibra as reações químicas de nossas células e isso trará consequências físicas, ou seja, doenças e sintomas. Somos seres integrais, e o que está no corpo afeta a mente e o que está na mente afeta o corpo. O Brainspotting é um método com foco no corpo - cérebro, que auxilia a indentificar as "cápsulas" de traumas e pode diminuir, ou até mesmo, remir os sintomas.
Olá, bom dia. É muito importante compreendermos que mente e corpo se unem em uma única "morada", assim possuem a capacidade de influenciarem-se mutualmente. Traumas, independente do tempo que ocorreram, podem influenciar diretamente em nosso corpo, não depende em todos os momentos de quantos anos dura e sim da dor que nos causou, do tanto que isso nos abalou, não há réguas para o sofrimento. O que é certo e indubidável é sua influencia sob o organismo. Por isso procure a ajuda de um psicólogo, você não precisa lhe dar com traumas, ansiedade e depressão sozinho.
Hoje já é comprovado cientificamente como a ansiedade e depressão afetam todo nosso sistema imunológico e inclusive gerando doenças físicas. Tem diferentes abordagens, mas a linha cognitiva comportamental, terapia regressiva e EMDR, dentro de terapia breve, podem te ajudar imensamente!
Olá. Traumas psicológicos podem sim apresentar efeitos no nosso corpo, sendo esse fenômeno conhecido na psicanálise como psicossomática.

De forma sucinta, o trauma é visto como um excesso para nossa mente em que esse conteúdo tão difícil é reprimido para nosso inconsciente, isto é, nós tentamos esquecer desse momento. No entanto, esse conteúdo traumático nunca é esquecido por completo pois ele tenta voltar à nossa consciência e para isso, tenta passar pelas nossas defesas de alguma forma. Dentro das diversas maneiras, o trauma pode se manifestar através do nosso corpo físico, tentando dar descarga dessa energia que tenta retornar para a consciência.

A análise ou uma psicoterapia de orientação psicanalítica pode auxiliar na exploração desses sintomas que aparecem no corpo mas que estão relacionados ao campo mental, procurando entender junto com você a elaborar os seus significados e suas origens. É também importante passar por um acompanhamento com outros profissionais da saúde como um imunologista, hematologista e psiquiatra para se obter um maior panorama dessas manifestações. Espero ter ajudado!
Olá. Sim; qualquer tipo de estresse ao organismo (e o trauma é um estressor psicossocial) pode alterar o sistema imunológico e gerar uma imunodeficiência tornando a pessoa mais suscetivel a doenças. Quando estamos sob estresse o nosso organismo secreta hormônios que alteram o sistema imunológico. Entretanto é importante que você procure um médico para descartar qualquer outra condição. Abraço.
Sim, traumas psicológicos significativos podem ter um impacto profundo na saúde física, incluindo o sistema imunológico. Estudos têm mostrado uma forte ligação entre o estresse crônico, ansiedade, depressão e problemas físicos, incluindo comprometimento do sistema imunológico.

O estresse prolongado pode levar a uma resposta inflamatória crônica no corpo, que por sua vez pode afetar a função do sistema imunológico, tornando-o menos eficaz na luta contra infecções e doenças. Além disso, o estresse crônico também pode contribuir para o desenvolvimento de condições de saúde mental e física, como doenças cardíacas, diabetes, distúrbios gastrointestinais e muitos outros.

No que diz respeito aos gânglios linfáticos, embora o estresse crônico possa desencadear respostas inflamatórias que afetam o sistema linfático, o impacto específico nos gânglios linfáticos pode variar dependendo de diversos fatores individuais e da natureza do trauma psicológico. No entanto, é importante ressaltar que o estresse crônico e os transtornos mentais como ansiedade e depressão podem afetar o corpo de maneiras complexas e multifacetadas, e é fundamental procurar ajuda profissional para lidar com essas questões.
Infelizmente podem sim. A resposta do nosso corpo ao trauma, que é o nosso sistema de alarme, pode desencadear problemas físicos ou hormonais. É como um carro que tem o alarme muito sensível e dispara só por alguém passar perto dele, se isso acontecer com frequência ou a gente não souber desativar esse alarme, a bateria pode acabar. No nosso corpo acontece a mesma coisa. Temos que saber como enfrentar propriamente o trauma e desativar o alarme quando ele disparar.
Muitas vezes o corpo tensiona por questões emocionais, a ansiedade o estresse e bloqueios emocionais quando não cuidados podem gerar desconfortos e sintomas fisicos.
Sim, grandes traumas psicológicos, como eventos extremamente estressantes ou traumáticos, podem ter um impacto significativo no corpo, afetando tanto a saúde mental quanto a física. Quando a ansiedade e a depressão se prolongam por mais de um mês, como você mencionou, podem surgir diversos efeitos adversos no sistema imunológico e em outras funções corporais.

Como o trauma psicológico afeta o corpo?
O corpo e a mente estão profundamente interconectados, e eventos traumáticos podem afetar a saúde física de várias maneiras, principalmente se as reações emocionais (como ansiedade e depressão) se mantiverem por um período prolongado. Abaixo estão alguns dos efeitos que podem ocorrer:

1. Alterações no sistema imunológico
Quando uma pessoa sofre de ansiedade crônica ou depressão devido a um trauma psicológico, isso pode enfraquecer o sistema imunológico. O estresse prolongado ativa o eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA), o que resulta na produção de hormônios do estresse, como o cortisol. Níveis elevados e prolongados de cortisol podem:

Comprometer a função imunológica: Isso pode tornar o corpo mais vulnerável a infecções e doenças, pois o sistema imunológico não funciona de maneira ideal.
Aumentar a inflamação no corpo: O estresse crônico pode elevar os níveis de inflamação, o que pode estar associado a condições inflamatórias e doenças autoimunes.
2. Problemas físicos associados ao estresse
O estresse psicológico pode se manifestar de várias maneiras físicas, incluindo:

Gânglios linfáticos inchados: Embora os gânglios linfáticos inchados normalmente sejam um sinal de infecção, eles também podem ser causados por estresse psicológico intenso. O estresse prolongado pode afetar o sistema imunológico e, às vezes, resultar em linfadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos), que pode ser um reflexo da resposta do corpo ao estresse ou da inflamação.
Dores musculares e articulares: A tensão muscular associada ao estresse pode levar a dores crônicas, especialmente no pescoço, ombros e costas.
Problemas digestivos: O estresse e a ansiedade também podem afetar o sistema gastrointestinal, causando indigestão, náuseas, diarreia ou até condições como a síndrome do intestino irritável (SII).
Fadiga crônica: A ansiedade e a depressão podem causar cansaço extremo, muitas vezes sem razão aparente, devido à constante ativação do sistema nervoso autônomo, o que afeta a energia e o sono.
3. Sistema cardiovascular
O estresse prolongado também pode impactar o sistema cardiovascular, aumentando o risco de hipertensão (pressão alta), problemas no coração e outros distúrbios relacionados. O coração pode ser sobrecarregado pela constante ativação do sistema de "luta ou fuga", o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas em longo prazo.

4. Alterações hormonais
O estresse crônico pode interferir no equilíbrio hormonal do corpo. Cortisol elevado e desregulação de outros hormônios, como a adrenalina, podem afetar o apetite, os ciclos de sono e até a produção de serotonina, o que pode piorar os sintomas de ansiedade e depressão.

5. Problemas de sono
A ansiedade e a depressão podem afetar negativamente o sono, resultando em insônia ou sono de baixa qualidade. A falta de descanso adequado pode ter um impacto direto na saúde geral, incluindo uma redução da função imunológica e maior suscetibilidade a doenças.

O impacto emocional e físico a longo prazo
Se uma pessoa sofrer um trauma psicológico e não receber o tratamento adequado, as consequências podem ser de longo prazo. Transtornos como o PTSD (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) podem ocorrer em resposta a eventos traumáticos, e esses transtornos estão frequentemente associados a sintomas físicos debilitantes, incluindo dor crônica, distúrbios do sono, e um sistema imunológico enfraquecido.

O que pode ser feito?
É essencial tratar os traumas psicológicos e transtornos emocionais para evitar que eles se prolonguem e causem efeitos negativos na saúde física. Algumas abordagens incluem:

Terapia psicológica: A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia de Exposição são eficazes para tratar ansiedade, depressão e trauma. A Terapia EMDR também pode ser muito útil para processar traumas.

Redução do estresse: Práticas como meditação, yoga, respiração profunda, e técnicas de mindfulness podem ajudar a reduzir a ativação do sistema nervoso e melhorar a resposta ao estresse.

Atividade física: O exercício regular pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico.

Medicamentos: Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicação antidepressiva ou ansiolítica, prescrita por um médico, para ajudar a controlar os sintomas e restaurar o equilíbrio emocional e físico.

Suporte social: Conversar com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode ser crucial para lidar com o trauma e a ansiedade. O apoio emocional ajuda a fortalecer a resiliência.

Conclusão:
Grandes traumas psicológicos, se não tratados adequadamente, podem afetar profundamente tanto a saúde mental quanto a física, debilitando o sistema imunológico e levando a uma série de problemas físicos, como inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares, e problemas digestivos. O tratamento psicológico, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental, e a redução do estresse são fundamentais para quebrar esse ciclo e restaurar a saúde emocional e física. Se você ou alguém que você conhece está passando por isso, buscar ajuda de um profissional de saúde mental é um passo importante para a recuperação.
Sim, os traumas psicológicos afetam o corpo como um todo, um trauma psicológico gera no corpo um estado de congelamento, que bloqueia respiração, fluxo energético e pode desencadear uma baixa na imunidade. O cortisol que é tido como o hormônio do estresse, liberado nessas situações de trauma e estresse, pode ter uma liberação crônica que afeta o corpo de forma neurobiológica, a nível de sistema nervoso simpático e parassimpático. A abordagem que eu atuo consegue acessar esses traumas pela via do corpo e permite uma liberação e desbloqueio do congelamento gerado pelo trauma. Fico a disposição.
Sim, grandes traumas psicológicos que resultam em ansiedade e depressão prolongadas podem afetar o corpo de forma significativa, inclusive o sistema imunológico. O estresse crônico desencadeado por esses transtornos pode aumentar a liberação de hormônios como o cortisol, que, em excesso, compromete a imunidade e pode levar a problemas como inflamações e aumento dos gânglios linfáticos. Além disso, há evidências de que o impacto psicológico afeta o sistema nervoso autônomo, podendo agravar sintomas físicos, como dores musculares, fadiga e alterações no sono. Por isso, tratar a saúde mental é fundamental para proteger o equilíbrio do corpo como um todo. Se você está enfrentando esses desafios, busque acompanhamento psicológico para lidar com os traumas e minimizar seus efeitos. Recomendo que procure o apoio de um profissional e caso queira, estou à disposição.
Existe sim a possibilidade. Sabemos que aspectos psicologicos afetam tambem aspectos fisiologicos.
Sim, grandes traumas psicológicos podem ter um impacto significativo na saúde física e no sistema imunológico, resultando em problemas como gânglios inchados e outras condições. Quando uma pessoa passa por experiências traumáticas, especialmente aquelas que geram ansiedade e depressão por períodos prolongados, o corpo pode reagir de várias maneiras.
A relação entre trauma psicológico e saúde física é bem documentada. O estresse crônico resultante de traumas pode levar a um estado de alerta constante, ativando o eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA), o que resulta em desequilíbrios hormonais e aumento da inflamação no corpo. Isso pode contribuir para uma série de problemas físicos, incluindo:
Problemas Imunológicos: O estresse e a ansiedade podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções e doenças.
Inflamação Elevada: Biomarcadores de inflamação, como a proteína C reativa, podem estar elevados em pessoas que sofreram traumas, contribuindo para problemas de saúde física.
Sintomas Físicos: Além dos gânglios inchados, traumas podem causar distúrbios gastrointestinais, dores musculares e articulares, entre outros sintomas físicos.
Além disso, a pesquisa indica que pessoas que enfrentaram traumas na infância ou adolescência têm um risco maior de desenvolver problemas de saúde ao longo da vida. Por exemplo, estudos mostram que quanto maior a exposição a traumas na infância, maior a probabilidade de desenvolver doenças pulmonares, depressão e até câncer.
É crucial buscar ajuda profissional para lidar com os efeitos de traumas psicológicos. Um psicólogo pode ajudar a explorar esses sentimentos e experiências, oferecendo estratégias para enfrentar a ansiedade e a depressão. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando essas dificuldades, não hesite em procurar apoio. Estou à disposição para agendar uma consulta e discutir como podemos trabalhar juntos nesse processo.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Domene

Caroline Domene

Psicólogo

Goiânia

Wellington França Macedo

Wellington França Macedo

Psicólogo

São Paulo

Marcelo Aparecido Cursino

Marcelo Aparecido Cursino

Psicanalista

Paraisópolis

Andressa  Lamb de Souza

Andressa Lamb de Souza

Psicólogo

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Trauma psicológico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.