Gosto muito das pessoas , mas percebo que elas não gostam tanto assim de mim e esse desprezo me deixa

9 respostas
Gosto muito das pessoas , mas percebo que elas não gostam tanto assim de mim e esse desprezo me deixa às vezes deprimida. O que fazer?
Procure um psicólogo para compreender o porquê desses sentimentos
Esse profissional ajudará a compor o histórico dos registros emocionais que deram origem a essa forma de percepção e interpretação dos contatos relacionais.
Sofrer e isolar-se não trará alívio para seus problemas.
Reconhecer e enfrentá-los é a melhor forma de reestruturar seu sistema de crenças e aprender a lidar de forma mais ajustada diante desses eventos.
Grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Algumas vezes temos tantas expectativas com relação aos outros que acabamos de certa forma nos decepcionando e alimentando uma série de pensamentos que não são nada saudáveis. Outras vezes acabamos exigindo do outro algo que ele não pode nos dar e isso também nos frustra.
É muito importante que você leve esse seu questionamento para um profissional de psicologia para que ele junto com você possa entender essa sua percepção das pessoas a partir de sua história de vida, de seus desejos, suas expectativas, etc.
Muitas vezes as nossas percepções nos enganam. Mudar a nossa forma de perceber muita coisa na nossa forma de nos relacionarmos conosco e com o outro... e isso muda o mundo!
Que tal começar um processo de mudança?
Olá !
Procure um psicólogo que ouvirá seu histórico de vida e com as sessões poderá entender melhor o que de fato passa dentro de você, ou seja a causa, os motivos que o fazem pensar assim, lhe dará inclusive melhor disposição e ânimo para enfrentar o seu dia a dia.
Caso seja necessário um suporte clínico poderá se fazer útil.
Ao seu dispor.
Todos nós somos o resultado da história de vida que possuímos. Tudo o que vivemos está registrado em nossas memórias. E algumas situações não ficam "arquivadas" como deveriam. Algumas podem ficar armazenadas e carregadas de emoções que trazem dor e dificuldades, pois elas estão guardadas de uma forma não adaptativa dentro de nós.
Portanto, como nos sentimos, como respondemos a determinadas situações da vida, como nos percebemos, percebemos o outro e como nos relacionamos, tudo isso está diretamente ligado a esse caminho já percorrido da nossa história e que pode nos trazer sequelas até hoje.
Aconselho que busque ajuda profissional, um psicólogo é no momento o que mais poderá o auxiliar na superação desse sentimento.
Me parece que há um desacordo muito grande entre como você gostaria de se sentir querida pelas pessoas e como você realmente se sente. Me parece que o que você está dizendo é que não sente que as pessoas gostam tanto de você quanto você deseja, e mesmo tanto quanto você gosta delas. A expectativa que você tem é que elas gostassem mais de você, não é?

Conversar com um psicólogo, iniciar um processo de psicoterapia pode te ajudar muito a entender melhor o que está acontecendo, de onde vem essa expectativa...
A impressão que passa é que existe um sentimento de baixa auto estima seja por estar perto de pessoas que não a valorizam como gostaria, seja pela impressão que você tem que isso possa estar acontecendo. Ou seja, sendo real ou fruto da sua interpretação, o mais importante é como você se sente na situação. Insegurança, excesso de juízo crítico, baixa auto estima são componentes que interferem diretamente na qualidade das escolhas da vida: trabalho, amizades, relacionamentos amorosos...se estes aspectos estiverem muito intensos é bem possível que suas escolhas não lhe proporcionem a satisfação desejada e supram suas expectativas. Neste sentido, torna-se importante buscar um profissional da psicologia para ajudar na compreensão e no processo de mudança.
A dica que vou dar é um pouco diferente das demais. Sim, procure psicoterapia para entender o que está acontecendo com vc. Mas, além de procurar terapia e avaliação clínica com um ginecologista, para afastar causas físicas desta falta de libido, assista no Youtube os vídeos da Cátia Damasceno e da Vanessa de Oliveira. Ambas são experts em sexo e relacionamento, autoestima e melhorias no casamento. Tenho indicado os vídeos delas associado à terapia para minhas pacientes e tem dado muito certo. Espero ter ajudado.
Auto-crítica demasiada, aceite-se ao lado do outro como na realidade você é. Não se deixe dominar por esse sentimento de solidão social e de não pertence. Procure um psicólogo. Enfrente-se!
Psicoterapia. É preciso investigar o que te leva a ter essa experiência e o que pode te levar a se sentir bem em relação a si e aos outros. Abraço!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1149 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.