gosto da sensação de tristeza que algumas músicas me dão, porém a dor que me trazem é algo que me fa

19 respostas
gosto da sensação de tristeza que algumas músicas me dão, porém a dor que me trazem é algo que me faz querer morrer sempre que essa tristeza se faz presente. sinto que estou morrendo aos poucos e não sei o que fazer para mudar isso. me sinto "bem" na tristeza e péssima quando estou relativamente alegre ou bem com o dia. o que fazer?
Fiquei preocupada quando você disse que "sente que está morrendo aos poucos".
Apesar de falar que "gosta" da sensação de tristeza e de buscá-la, ao se expor a certas músicas, você pode estar cavando um buraco bem difícil de sair depois.
Procure psicóloga e psiquiatra para entender melhor o que está em jogo.

Importante reconhecer que é normal sentir uma conexão emocional com certas músicas tristes, pois a música tem o poder de evocar emoções profundas e pode servir como uma forma de expressão e catarse emocional. No entanto, quando essa tristeza causada pela música começa a desencadear pensamentos autodestrutivos ou um desejo de morrer, é essencial buscar ajuda e apoio.
É fundamental entender que a sensação de "bem" na tristeza e a dificuldade em se permitir sentir alegria podem ser sinais de um desequilíbrio emocional que merece atenção. Nestes casos, é recomendável buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para explorar esses sentimentos mais a fundo e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma saudável.
Além disso, buscar atividades que promovam bem-estar e conexão emocional positiva, como exercícios físicos, meditação, hobbies agradáveis, socialização com pessoas queridas e práticas de autocuidado, também pode ser benéfico. Espero ter ajudado!
Boa tarde. Você parece estar com depressão, doença na qual faz sentido seu relato: dor, querer morrer, ouvir musicas tristes, identificar-se com a tristeza. Já que você gosta de musicas sugiro você buscar artistas que passaram por isso e podem te servir de inspiração para buscar ajuda psicológica. Por exemplo, Melanie C. sofreu de uma depressão nível grave, e escreveu a musica "the sun" quando ela encontra ela mesma e descobre que o tempo tempo de dor buscava a si mesma. Busque ajuda psicológica. A disposição.
Te convidamos para uma consulta: Análise junguiana - R$ 350
Sentir tristeza ao ouvir certas músicas não é incomum, mas se essa tristeza se torna insuportável e te afeta negativamente, talvez seja a hora de buscar ajuda profissional. Talvez assim você consiga identificar as raízes desses sentimentos e trabalhar em estratégias para lidar melhor com eles. Cuidar de si, buscar hobbies, conversar com sua rede de apoio (amigos, família etc), explorar atividades que lhe tragam satisfação, tudo isso também pode te ajudar, mas se os seus pensamentos estão indo para um caminho mais negativo, o principal talvez seja buscar uma terapia/análise. Qualquer coisa, fique a vontade para me chamar.
Lamento saber que você está passando por esse momento difícil.

É importante entender que a música pode realmente evocar emoções profundas, e às vezes isso pode ser um alívio, mas se isso está afetando sua saúde mental de forma tão intensa, é essencial procurar ajuda.

Aqui estão algumas sugestões sobre o que você pode fazer:

**Procure Ajuda Profissional**: Um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer suporte e técnicas para lidar com esses sentimentos.

Terapia é uma ferramenta poderosa para explorar e entender suas emoções.

Compartilhar seus sentimentos com amigos ou familiares pode ajudar a aliviar o peso emocional.

Busque Envolver-se em atividades que normalmente trazem alegria ou relaxamento. Pode ser um hobby, exercício físico, ou algo que te distraia de pensamentos negativos.

Limite a exposição a músicas tristes, pois, se você percebe que certas músicas intensificam sentimentos negativos, talvez seja útil limitar sua exposição a elas e explorar outros gêneros musicais que possam melhorar seu humor.

Pratique o Autocuidado, atividades como meditação, yoga, ou simplesmente um momento de descanso podem ajudar a melhorar seu bem-estar emocional.

Escrever sobre seus sentimentos pode ser uma forma de processamento emocional. Às vezes, colocar os pensamentos no papel pode ajudar a clarear a mente.

Lembre-se que seus sentimentos são válidos, e buscar ajuda é um passo importante para cuidar de si mesmo.

Se você sentir que não consegue lidar sozinha, não hesite em procurar ajuda profissional imediatamente.
Olá, às vezes, dependendo do nosso estado emocional, é comum sentirmos uma conexão com canções mais tristes. Pelo seu relato, parece que você está experimentando uma tristeza profunda e uma sensação de que nada faz sentido. Seus sentimentos são tão intensos que, quando você se sente feliz, seus pensamentos te sabotam, fazendo você se sentir culpada por estar feliz. Eu realmente gostaria de te ajudar. Se sentir à vontade, te convido para uma consulta para lutarmos juntos pelo seu bem-estar e alegria.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
A música mostra muito como estamos sentindo. Se você anda escutando músicas mais tristes é porque de alguma maneira você está se sentindo "acolhida". Veja isso como um sinal que você precisa se entender melhor e para isso é preciso ajuda. Outro sinal que você quer ajuda é quando você vem até aqui para questionar o que está sentindo. Sei que deve estar se sentindo desanimada e vem vontade pra nada, mas se encha de coragem e amor é procure um psicólogo. Ou se preferir começe com um psiquiatra para que ele possa trabalhar esses sintomas limitantes em sua vida e logo em seguida (ao mesmo tempo seria melhor) começar psicoterapia para você poder se compreender e sair dessa sensação de inércia. Qualquer dúvida, pode perguntar....boa sorte!
Olá! É natural haver uma conexão com determinadas músicas tristes e que elas nos evoquem tristeza e prazer ao mesmo tempo, por ser uma atividade que libera hormônios de bem-estar, mas há um alerta em seu relato pelo fato de ficar péssima em momentos de alegria e a dor ser algo que te faz querer morrer. Diante disso, aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para poder ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá ,é importante reconhecer os sentimentos profundos que a música pode evocar em nós, mesmo que a tristeza às vezes pareça familiar e reconfortante de certa forma. No entanto, quando esses sentimentos se intensificam ao ponto de pensar em morrer, é preocupante e sugere que pode estar passando por um momento difícil emocionalmente. Buscar ajuda profissional, como terapia com um psicólogo, pode ser muito benéfico para entender melhor seus sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles. Além disso, procurar atividades que tragam alegria, praticar o autoconhecimento para entender suas emoções e encontrar equilíbrio na vida são passos importantes. Conversar com pessoas de confiança também pode oferecer suporte emocional e perspectivas diferentes sobre o que está sentindo. Lembre-se de que é normal sentir-se assim, mas é crucial buscar ajuda quando esses sentimentos se tornam esmagadores. Você merece apoio para encontrar um caminho para se sentir melhor.
O que você está descrevendo é uma experiência emocional muito complexa e dolorosa. A sensação de encontrar conforto na tristeza e desconforto na alegria pode ser um sinal de que há questões subjacentes em seu estado emocional e mental que precisam ser abordadas. Aqui estão algumas reflexões e sugestões que podem ajudá-lo a entender e lidar com esses sentimentos:

1. Entendimento e Aceitação:
Primeiramente, é importante reconhecer e aceitar seus sentimentos sem julgamento. A tristeza pode se tornar uma espécie de "zona de conforto" emocional, especialmente se você passou por experiências difíceis ou traumáticas. Às vezes, a tristeza pode parecer mais familiar e menos assustadora do que a felicidade, que pode parecer frágil ou temporária.

2. Exploração Profunda:
Considere explorar esses sentimentos em profundidade com a ajuda de um profissional de saúde mental. A terapia pode proporcionar um espaço seguro para entender por que você se sente mais "bem" na tristeza e tão desconfortável na alegria. Um terapeuta pode ajudar a desvendar quaisquer padrões de pensamento ou experiências passadas que estejam contribuindo para esses sentimentos.

3. Prática de Autocompaixão:
Trabalhe na prática da autocompaixão. Isso envolve ser gentil consigo mesmo e reconhecer que é humano sentir uma gama de emoções. Em vez de se julgar por sentir-se triste, tente abordar esses sentimentos com curiosidade e compreensão.

4. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):
A TCC pode ser particularmente útil para identificar e desafiar pensamentos negativos automáticos e crenças que contribuem para esses estados emocionais. Ela pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a tristeza de uma maneira mais saudável e equilibrada.

5. Enriquecimento da Vida:
Envolver-se em atividades que você acha significativas e gratificantes pode ajudar a criar novas fontes de prazer e satisfação. Isso não significa evitar a tristeza, mas sim enriquecer sua vida com experiências que possam trazer um equilíbrio emocional.

6. Desenvolvimento de Habilidades de Regulação Emocional:
Aprender habilidades de regulação emocional pode ser crucial. Técnicas como mindfulness, meditação, exercícios de respiração e outras práticas de relaxamento podem ajudar a gerenciar emoções intensas de maneira mais eficaz.

7. Comunicação e Suporte:
Não subestime o poder de compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança. Ter uma rede de apoio pode proporcionar conforto e perspectiva, ajudando você a não se sentir tão isolado em suas emoções.

8. Considere a Ajuda Médica:
Se a sensação de querer morrer é frequente e intensa, é vital procurar ajuda médica imediatamente. Pode ser necessário considerar um acompanhamento psiquiátrico, onde medicamentos podem ser prescritos para ajudar a estabilizar seu humor.

Lidar com emoções tão intensas não é fácil, mas com o suporte adequado e estratégias de enfrentamento, é possível encontrar um caminho para uma experiência emocional mais equilibrada e saudável.
Recomendo que procure um psiquiatra e terapia com psicólogo. Às vezes nos acostumamos com o desconforto, este podendo vir a ser o único elemento 'confortável' na vida. Não sei sua história, vivências e experiências, mas fazendo tratamento você pode encontrar um horizonte, possibilidades e ate mesmo entender o porquê de se sentir assim hoje. Desejo melhoras!
Um acompanhamento em terapia seria o ideal para te ajudar a desvendar essa situação.
Parece que existe conforto em sua tristeza, seria interessante se perguntar desde quando se sente assim e tentar descrever como esse sentimento se dá, como esse conforto se mostra e como você o entende.
Essas e outras questões, quando respondidas, te ajudam a criar um panorama da situação para que tudo esteja mais claro pra você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Recomendo buscar um processo de psicoterapia.
Olá! Entendo que as vezes possa não entender suas emoções, mas é preciso entender o que faz pensar negativamente sobre a sua vida, o que tem causado essa tristeza. Recomendo que busque um profissional para iniciar a terapia, além faça exercício físico que é um grande aliado da saúde mental.
Olá! Algumas pessoas se sentem confortadas pela tristeza porque é uma emoção familiar e previsível. Pode haver uma sensação de segurança em sentir algo conhecido, mesmo que seja doloroso.

Sentir-se desconfortável quando está alegre pode estar relacionado a várias questões, como medo de que a felicidade seja temporária, sentimentos de culpa por estar feliz, ou uma autoimagem negativa que torna difícil aceitar momentos de bem-estar.

Sugiro que procure psicoterapia, um psicólogo pode ajudar a entender as causas desses sentimentos e desenvolver um plano de tratamento. A psicoterapia pode proporcionar ferramentas para lidar com a tristeza e explorar as razões por trás do desconforto com a alegria.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oiê, as músicas podem nos sensibilizar, mas quando estamos numa zona de vulnerabilidade esta sensibilidade pode se mostrar ainda maior, mais profunda e às vezes insuportável. Quando ouvimos uma música que nos traz tristeza e por exemplo choramos, o choro traz alívio, mas é um alivio momentâneo, porém como você está muito sensível, busca alivio ou pelo choro ou pelos pensamentos identificados nas músicas repetidas vezes. Seus pensamentos são muito dolorosos, sugiro que busque ajuda de uma psicóloga que te ajude a mudar a frequência dos pensamentos e possa ter uma vida mais tranquila. Qualquer coisa pode me chamar, estarei aqui. Um abraço.
Oi! Sua tristeza é profunda, dá pra sentir isso lendo seu relato, mas provavelmente não é a musica que te trás tristeza. Ainda que a música possa nos levar para vários sentimentos, me parece que essa tristeza já está em você e com a música você cultiva essa tristeza. Um lugar conhecido, que apesar de dolorido, acabou se tornando confortável. Porque aí sua tristeza não precisa ser represada. Provavelmente vc passou e está passando por experiências difíceis. São nossas experiências que acumulam sentimentos de alegria e de tristeza em nosso coração. Falar sobre isso é importante com alguém de sua confiança. Mas para compreender e processar esses sentimentos precisa ser alguém preparado para te ouvir e te ajudar. Procure um profissional da área de saúde mental como se fosse uma música, que deve te amparar emociocionalmente e te ajudar, de verdade. O que acha?
Olá! Obrigada por partilhar a sua experiência, e parabéns por buscar ajuda. Você diz que a música te dá a sensação de tristeza, e eu me pergunto se ela não ajuda a revelar uma tristeza que já está aí dentro... Que não só se instalou por aí, como parece querer te dominar e exige que você se mantenha presa nessa identidade. Tanto é que a alegria parece vir com culpa, pois você se torna refém dessa tristeza invasiva. Seria bom entendermos de onde vem essa tristeza, quando foi que ela começou a se apossar de você, pra que possamos "desintoxicar" isso do ambiente que te invadiu em algum momento da vida, e fundar em si um ambiente de cuidado. Vamos juntos
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Primeiramente sinto muito que esteja passando por isso, pois ter vontade de querer morrer deve causar dor e desconforto para ti.
Pelo seu relato percebo que você necessita compreender melhor quais emoções que está sentindo. É possível que não seja somente tristeza e alegria, mas que tenham outras emoções acontecendo ao mesmo tempo. E além disso, é importante entender quais pensamentos você costuma ter antes de sentir essa tristeza de forma intensa. Vale lembrar que a tristeza faz parte da vida e ela pode ser útil, pois é a partir de uma tristeza intensa que nos fortalecemos para buscar uma solução para as nossas vidas, mas é importante que busque uma ajuda profissional rapidamente.
Quando você escreve que a dor é tão intensa e que faz com que você queira morrer entendo que você precisa urgentemente aliviar essa dor e somente através do apoio de um profissional que você conseguirá.
Fico feliz que tenha colocado essa pergunta aqui na plataforma, pois deu o primeiro passo para cuidar da saúde emocional, mas precisa iniciar a psicoterapia urgentemente.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200