Gostava de saber se a sertralina pode ser tomada por todo uma vida e quais seus efeitos a longo praz

3 respostas
Gostava de saber se a sertralina pode ser tomada por todo uma vida e quais seus efeitos a longo prazo.?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo. Porém, efeitos colaterais são muito específicos de cada paciente, há pessoas que não tem nenhum efeito, e há pessoas que tem vários. Quanto a outros problemas médicos, não há estudos na literatura que contraindiquem o uso prolongado da sertralina. Sugiro que você converse com seu psiquiatra para saber por quanto tempo deverá tomar medicação, e se no futuro, não há possibilidade de testar um período sem ela.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma boa parte dos quadros depressivos e ansiosos tem caráter recorrente. Assim, muitas vezes o tratamento é contínuo, assim como acontece com um paciente hipertenso ou diabético. Se o paciente tem uma boa resposta e adaptação com a sertralina, e necessita utilizar por mais tempo pelo risco de recaídas, não há nada que contraindique seu uso por tempo prolongado até o momento. Muito mais risco de agravo à saúde corre um paciente com depressão não tratada ou subtratada do que um paciente equilibrado. A depressão causa prejuízos cognitivos e aumenta o nível de cortisol, o que favorece doenças metabólicas, reduz a imunidade, aumenta o risco de doenças vasculares e de hipertensão arterial. No tratamento, o objetivo é a remissão total, com recuperação funcional, muitas vezes sendo necessário ajuste da dose, associação ou troca por outro antidepressivo. Além do tratamento medicamentoso, é importante manter atividades que favoreçam sua saúde mental e reduzam o estresse. Fale com seu médico.
Acho que a questão não é o uso da sertralina "por toda uma vida" mas que o uso dela visa tratar uma determinada condição, por exemplo, os transtorno do humor e ansiedade que junto com tratamento psicoterápico podem e devem ter começo, meio e fim e não, um tratamento para a vida toda.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.