Gostaria saber minha mãe tem 72 e sofre depressão, devo levar ela em psicólogo ou geriatra ?

16 respostas

Gostaria saber minha mãe tem 72 e sofre depressão, devo levar ela em psicólogo ou geriatra ?
Bem, indico que inicie com um geriatra ou neurologista ou psiquiatra porque nesta idade a depressão pode ser secundária de alguma organicidade, ou seja, de desfunção fisiológica ou neurológica. Diante da avaliação do profissional da área da saúde este dará o melhor encaminhamento além, da conduta farmacológica e possíveis solicitações de exames. Também é pertinente relatar ao Doutor qual a funcionalidade da sua mãe, se ela é ativa, se realiza atividades de vida diária e outras para que se possa além, do acompanhamento médico ser indicado a outras condutas tais como: uma possível avaliação neuropsicológica, ou terapia ocupacional ou reabilitação cognitiva ou terapia cognitiva comportamental. E se é possível ter atividades complementares que possam ser como participar de centro de referência a idosos ou prática de um atividade física e outras. O importante saber que a depressão é um sintoma que pode ser primário ou secundário e é grave e precisa de tratamento. Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Indico que leve ao geriatra, pois pela idade é indispensável este acompanhamento, e ao psicólogo, pois os idosos nesta fase por vezes sentem-se sozinhos, e fragilizados pela própria idade e pela perda de autonomia.
Para avaliação do grau da depressão e comorbidades, o mais indicado é o psicólogo. Após diagnóstico, esse profissional fará o devido encaminhameno, ao psiquiatra, se for o caso, para compensação medicamentosa.
Grande abraço
Olá. O acompanhamento geriátrico é mais do que necessário. Por outro lado, idosos nesta idade tem dificuldades de se posicionar na vida, pois encontram dificuldades de continuar sendo úteis e por vezes, a dinâmica da família, inconsciente ou não, acabam relegando o idoso a um segundo plano. A solidão, nestes casos acaba revertendo em tristezas e prováveis sintomas de depressão. Por vezes, precisam apenas de alguém que os ouça, que os valorize e lhes dê importância. Tente isso e se precisar de ajuda, recorra a um psicólogo.
Sugiro que procure os dois.
Além de aspectos fisiológicos do envelhecimento, há os psicológicos também.
Tanto a geriatria quanto a psicologia ajudarão a sua mãe a ter mais qualidade de vida.
Boa sorte!
Indico leva-la aos dois: primeiro geriatra, para que ele acompanhe periodicamente sua mãe. Após, agende uma sessão com um psicólogo vai lhe fazer muito bem.
É importante também a família estar ativamente presente na vida de sua mãe.
Abraço
Recomento uma conversa sua com um psicólogo para compreender a amplitude dos cuidados que ela necessita. Quem faz o cuidado e está próximo, tem a riqueza de detalhes para ajudar a pensar na situação. Uma conversa com você é fudamental antes mesmo do atendimento de sua mãe. Posteriormente pode-se pensar numa Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa para os encaminhamentos adequados. Abraços.
Os dois são importantes, a depressão em idosos podem estar associado à fatores orgânicos por isso o acompanhamento ao geriatra é necessário. A avaliação psicológica vai ajudar tanto sua mãe quanto você a lidar com essa fase, acolhendo e esclarecendo pontos desconhecido sobre a situação. Os ganhos são inúmeros. Procure ajuda não hesite, pois sofre ela e quem está próxima a ela também.
Você pode até levar a sua mãe para estes profissionais, mas o melhor que você pode fazer por ela é dar muita atenção, carinho, demonstrar interesse pelas histórias de vida dela. Pergunte a ela o que ela quer fazer de sua vida pelo resto da vida dela. Que sonhos ela ainda não realizou? como poderia realizar?
Diga a ela que a vida é uma só e tudo o que temos nesta vida é o tempo, então, como aproveitar da melhor maneira possível o tempo que temos? como celebrar a nossa existência nesse planeta repleto de riquesas?
Este movimento seu em diração a ela poderá ajudar a sua mãe a sair da depressão.
Caro internauta, se a sua manhã tem depressão, leve a um psiquiatra, pois ele é o profissional mais capacitado para diagnosticar e tratar casos de depressão, assim como o profissional que mais estuda a piscofarmacologia.
Como ela é idosa, recomendo que leve a um psiquiatra especializado em geriatria, uma subespecialidade chamada psicogeriatria. Vale lembrar que os transtornos do humor, como a depressão, nessa idade, podem ser indicativos de outros quadros orgânicos, como a demência, então, ao invés de procurar "vários especialistas", sugiro que vá direto ao psicogeriatra.
Um grande abraço e boa sorte!
Olá!
Acredito que o mais indicado é o geriatra e ele fará os encaminhamentos necessários, concordo com as colegas que algumas patologias apresentam a depressão que não é a principal causa e sim secundária.
É importante acompanhamento do geriatra para identificar se há algum fator biológico a ser considerado. Além do geriatra, sugiro passar com psicólogo para que ele possa auxiliar no processo de envelhecimento, se for o caso, pois muitas pessoas idosas sentem que estão chegando ao fim da vida, ou que não são mais úteis... Mas é preciso saber da subjetividade dela, não podemos generalizar apenas pela idade.
Abraço!
Olá, boa tarde. Será importante sua mãe buscar os dois especialistas, o geriatra irá avaliar se a depressão está associada à fatores orgânicos. Já o psicólogo irá ajudá-la a lidar melhor com este momento tardio da vida, que muitas vezes gera tristeza e desmotivação por diversos fatores.

A indicação é levá-la a ambos, pois o psicólogo por um lado irá auxilia-la psiquicamente e analisar terapêuticamente sua rotina e ver o que pode ser modificado para conseguir melhorar o quadro pessoal. O geriatra por outro lado irá ver a questão fisiológica e ver com precaução se há necessidade de se medicar algum remédio para juntamente com o atendimento psicológico, ter uma alteração no cenário do quesito depressivo de sua mãe.
Cuidem-se!
Olá, é importante levá-la a uma consulta médica geriátrica para avaliação global de sua saúde. A depressão precisa ser avaliada, através de uma boa anamnese e se necessário, solicitação de exames complementares. O tratamento da depressão geralmente envolve medicamentos, mas também é muito importante ter um acompanhamento psicologico e ter momentos na rotina diária de atividades de lazer, contato social, prática de atividade física. Procure atendimento médico para melhor avaliação do quadro.
Idealmente os 2. O geriatra pode fazer uma avaliação e diagnóstico e já iniciar medicamento se for o caso. Mas o tratamento passa também pela psicoterapia que envolve um acompanhamento com psicólogo, portanto os 2 profissionais devem atuar em conjunto.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.