Gostaria que me informassem quais as doenças tratadas pelo psicanalista?

6 respostas
Gostaria que me informassem quais as doenças tratadas pelo psicanalista?
O psicanalista se concentra em questões que causam sofrimento, e não necessariamente em doenças específicas. Por vezes, não sabemos muito bem o que se passa com a gente e porque tal situação nos causa sofrimento, e é aí que a psicanálise pode ajudar. O psicanalista trabalha a partir da fala do paciente, e nossas intervenções é sempre na direção de diminuir tal sofrimento. Através dessa relação entre paciente e analista, onde o analista escuta e intervém a partir da fala, podemos identificar as causas de tais sofrimentos e pensar novas possibilidades para que o paciente sofra menos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O psicanalista trata do paciente no que diz respeito à sua angustia, ou seja, sobre aquilo que o paciente acredita ser o motivo que o está angustiando e tenta falar. A Psicanálise trata pela fala em análise. O diagnóstico ("doenças"), não é estabelecido da mesma forma que a Psiquiatria. O diagnóstico em Psicanálise esta relacionado à estrutura do sujeito (neurose, psicose, perversão) e não a sintomas.
Qualquer enfermidade que a pessoa esteja enfrentando e isso gera medo, o psicanalista pode acolher e o ouvir.
O psicanalista escuta a angústia do sujeito . Não se trata de ouvir doenças específicas , mas sim qualquer tema que esteja causando desconforto e que a pessoa queira entender e tratar. Espero ter ajudado !
Olá! A psicanálise visa tratar todo e qualquer adoecimento psíquico, pois o foco do método é investigar o inconsciente ( parte do psiquismo que não está acessível á consciência), buscando cuidar e acolher o sujeito, pois na visão psicanalítica todo sintoma é uma forma das nossas questões inconscientes se presentificarem. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Sempre acolhemos a angústia do paciente, focando não em doenças, mas em qualquer questão que esteja gerando desconforto. O objetivo é ajudar a pessoa a compreender e trabalhar esses temas que causam sofrimento, oferecendo um espaço para explorar suas inquietações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.