Gostaria de ter informações sobre o diagnóstico e tratamento de tonturas de origem cervical.Sinto

3 respostas
Gostaria de ter informações sobre o diagnóstico e tratamento de tonturas de origem cervical.Sinto muita tontura e até então todos os tratamentos que fiz para labirintite não valeram , e em novas avaliações sugeriram que poderia ser esse tipo: Cervical. O que posso fazer? qual especialidade?
Prezado internauta,

De fato, a refrariedade a múltiplos tratamentos pregressos bem conduzidos pode nos sugerir outras possíveis causas para o seu quadro vertiginoso, dentre elas, a de origem cervical.

Far-se-á necessário, além de um bom otorrinolaringologista, neste caso, a avaliação também de um reumatologista ou neurologista, especialistas que neste caso conduziriam a investigação do referido segmento no intuito de descartar ou confirmar a sua real implicação na gênese dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe sim a tontura de origem cervical, especificamente da coluna cervical. Ela pode ser provocada pela osteoartrose -envelhecimento natural, traumas, contraturas, estiramentos, Vem acompanhada em geral por dor no pescoço, rigidez muscular, dormência e perda do equilíbrio. Existem alterações anatômicas nos vasos sanguíneos que reduzem a perfusão e levam a sintomas como tontura, e zumbido. Em muitos pacientes encontramos também a cefaléia cervicogênica. É necessário uma avaliação de um otorrino. Avaliação de um neurologista- indico inclusive um estudo dos vasos cervicais e uma ressonância magnética. O tratamento envolve medicamentos, fisioterapia, mudanças em alguns estilos de vida. De forma muito interessante, estão indicados uso de anti inflamatórios, aplicações , betaistina, massagem , e postura terapêutica.

Espero ter ajudado!
Caro internauta,
O correto diagnóstico e tratamento de tontura vem, primeiramente, da história e do exame físico. Cervical pode sim causar tontura, especialmemte do tipo desequilíbrio ao andar, mas esse diagnóstico não é "de exclusão", ou seja: não é porque você não respondeu a outros tratamentos, que seja o momento de cogitar a idéia da cervical estar causando o seu problema.
Com frequência, a tontura tem mais de uma causa no mesmo paciente, e cabe ao médico diagnosticar e tratar cada uma delas a fim de obter um bom resultado com o tratamento.
Sugiro, primeiro, que você busque um otoneurologista na sua cidade, que é o Otorrino especialista em distúrbios do equilíbrio e audição. Caso ele detecte alguma alteração de cervical que esteja piorando o seu quadro, ele certamente o encaminhará para o especialista adequado ao seu tratamento (Fisioterapeuta / Fisiatra/ Reumatologista / Neurologista/ Neurocirurgião... a depender da causa).
Espero ter ajudado!.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Lucas Spegiorin

Lucas Spegiorin

Otorrino

Patos de Minas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 161 perguntas sobre Tontura
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.