Gostaria de saber se zargus 2mg retém líquido e engorda?

3 respostas
Gostaria de saber se zargus 2mg retém líquido e engorda?
Sim, Zargus pode dar ganho de peso, principalmente em pessoas propensas, já obesas ou com história familiar de obesidade, tanto que deve ser evitado seu uso em crianças e adultos já obesos. Deve ser recomendado uso associado a alguma atividade física para evitar estes efeitos colaterais de ganho de peso e retenção de água.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Um dos efeitos colaterais do zargus( risperidona) é o aumento de peso, tanto pela retenção hídrica, como pela ação histaminérgica, que produz aumento de peso diretamente e aumento de peso (indiretamente) por aumento de apetite. Outro risco é a síndrome metabólica, que com risco de desenvolvimento de diabetes e alteração do perfil sanguíneo de lípideos.
O Zargus (Risperidona) como a maioria do antipsicóticos atípicos tende a alterar a via metabólica.
Inicialmente com o aumento do apetite e ganho de peso que irá evoluir para obesidade, resistência periférica à insulina e dislipidemia.
Isso se explica pela ação nos receptores serotonina-2C, muscarínicos -3, histamina-1 e receptor-X. O antagonismo dos receptores serotonina-2C e histamina-1 leva ao ganho de peso pois aumenta o apetite e a sonolência, e o antagonismo do receptor muscarínico altera a regulação da insulina e do receptor-X eleva os níveis plasmáticos de triglicerídeos.
Deste modo, pacientes que estejam em uso de tal medicamento deve ser avaliado o risco beneficio para o seu uso, e principalmente incentivados a mudança do estilo de vida, com atividades físicas diárias e dieta balanceada.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Zargus
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.