gostaria de saber se uma pessoa que já sofre de esquizofrenia, e acaba passando por um evento traumatico

4 respostas
gostaria de saber se uma pessoa que já sofre de esquizofrenia, e acaba passando por um evento traumatico (ex. assalto a mão armada), esse evento pode agravar o quadro da esquizofrenia?
Existem evidências científicas de que fatores estressantes diversos podem aumentar a probabilidade de recaídas. Além do controle medicamentoso, que aumenta a resistência em relação a estes risco, o acompanhamento psicoterápico adequado, com especialistas experientes com pacientes esquizofrênicos pode ser útil, pois pesquisas mostram que pacientes esquizofrênicos que recaem menos, em situações de estresse, apresentam características emocionais diferentes daqueles que recaem mais. Neste sentido, uma psicoterapia focada no aumento da resiliência pode ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Com certeza pode sim... Concordo com a Dra Marcia Lizanka, porém além da medicação é necessário que você esteja com acompanhamento com psicólogo, assim o evento pode ser tratado logo no início evitando um agravamento ainda maior da esquizofrenia.
O evento pode precipitar uma recaída e as recaídas, de uma forma geral, agravam a esquizofrenia. Entretanto, se o paciente está sob acompanhamento médico psiquiátrico e em uso de medicação adequada, a possibilidade de entrar em crise diminui bastante.
De fato, eventos estressores podem vir a agravar um quadro de esquizofrenia. Como dito pelos demais colegas, o quanto esse evento terá influência no quadro geral de saúde, dependerá do quanto este paciente se encontra estabilizado, fazendo uso regular de medicações e estando em acompanhamento psicoterapêutico. Cabe ressaltar que eventos estressores como o citado (assalto a mão armada), tende a ativar o sistema de paranoia existente em cada ser humano. No caso do paciente esquizofrênico, ele já possui uma alteração neste sistema, permanecendo com ele ativado de forma disfuncional, assim, passando por uma situação com a qual não sabe lidar, existe uma tendência maior a ativar ainda mais sua paranóia, o que pode gerar comportamentos inadequados e produzir uma recaída voltando a apresentar delírios e/ou alucinações.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.