Gostaria de saber se uma pessoa que é sociopata pode sofrer com ansiedade (generalizada). Obrig

8 respostas
Gostaria de saber se uma pessoa que é sociopata pode sofrer com ansiedade (generalizada).

Obrigada.
Acredito que sim, porém seria mais indicado no caso, a opinião de um colega psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cada psiquismo é muito particular, assim no caso de um sociopata ele seria marcado pela ausência de culpa e empatia. Porém Ppode ser que sofra sim de algumas ansiedade, talvez decorrentes de seus extremismos e ideias. Importante investigar.
Uma pessoa pode ter vários transtornos. Muitos deles são causados pelo descontrole da ansiedade.
A ansiedade é natural. O simples ato de despertarmos e nos levantarmos pela manhã exige do nosso organismo um pequeno grau de ansiedade. Porém o organismo retorna ao estado de repouso em situações que não exige nenhuma ação. A intensidade e a continuidade da elevação da ansiedade que determina a disfunção.
Pode sim. O sociopata é um indivíduo com distúrbios de personalidade e que sofre com ansiedade como qualquer outro indivíduo e carece de um bom tratamento de psicoterapia. Diferente do psicopata que não tem ansiedade e sim forja tensão para que as pessoas caiam em sua "trama" e atinjam seus objetivos perversos.
Olá! Embora não haja estudos suficientemente abrangentes sobre este tema específico para te dar uma resposta mais assertiva, o consenso é de que nada impede que estas pessoas desenvolvam o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Porém, é improvável que o transtorno esteja ligado à psicopatia ou sociopatia em si, e sim a outros aspectos da personalidade ou da vida do indivíduo.
Posso dizer que sim, mas para uma confirmação correta seria necessário o diagnóstico de um psiquiatra.

Obrigada !
Sim, quando nos referimos ao psiquismo não existem aspectos excludentes, convivem em nós em maiores e menores doses a ansiedade, a ausência de culpa, o egoísmo, o egocentrismo e tantos outros sentimentos. Precisamos cuidar para que os nomes e diagnósticos, por vezes, sem.terem sido feitos com base em uma avaliação cuidadosa não rotule e limite as capacidades de alguém. Talvez o que possa ter grande valor para o indivíduo é entender como estes sentimentos tem afetado sua vida e suas relações, e um processo de psicoterapia pode em muito ajudar.
Pode sim! No entanto diagnosticar alguém como sociopata é muito difícil Tem que tomar cuidado para não confundir com outros transtornos de personalidade como Borderline, Transtorno de personalidade antissocial, Transtorno Opositor desafiador, dentre outros. Abraços!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Marla Lima De Almeida

Marla Lima De Almeida

Psicólogo

Porto Velho

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1034 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.