Gostaria de saber se um paciente diagnosticado como bipolar e que toma remédios como Depakene, Lythium
5
respostas
Gostaria de saber se um paciente diagnosticado como bipolar e que toma remédios como Depakene, Lythium e Rupinol pode fazer uso, ainda que eventualmente, de bebida alcoólica e energéticos (red bull)?

Não, tanto a bebida alcoolica, quanto energéticos devem ser evitados nessa situação.
O álcool pode interagir com o depakene, pode predispor à intoxicação por lítio, pode potencializar o efeito do rohypinol.
Energéticos contém muita cafeína, que são psicoestimulantes e podem predispor a crises de ansiedade ou piorar a exaltação do humor.
O álcool pode interagir com o depakene, pode predispor à intoxicação por lítio, pode potencializar o efeito do rohypinol.
Energéticos contém muita cafeína, que são psicoestimulantes e podem predispor a crises de ansiedade ou piorar a exaltação do humor.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Sua dúvida é pertinente e, como neurocientista e psicoterapeuta, digo-lhe que a resposta é: NÃO. De forma alguma você deve tomar álcool enquanto estiver usando esses medicamentos. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e o Depakene, que é um remédio causador de sérios efeitos colaterais, tem seus efeitos potencializado pelo álcool. Combinado com Lítio o álcool pode gerar deficiências de pensamento e julgamento, entre outros problemas; e, associado com Rohypnol, acentua o efeito depressor central, com diversos prejuízos. Já bebidas energéticas não devem ser ingeridas nem mesmo por quem não está tomando medicação psiquiátrica, pois comumente causam insônia, agitação, irritabilidade, taquicardia e arritmias - não entre nesse conto. O ideal mesmo seria que você fizesse uma boa psicoterapia e conseguisse dominar seu transtorno, passando a depender de doses menores destas medicações...

E certo que o álcool com medicação não combina , quando aos enérgicos geralmente tem como base estimulantes , que também podem causar alguns desconfortos. Se já esta sendo acompanhando por algum psiquiatra, seria importante, um terapeuta, que em conjunto , podem ajudar melhor em suas questões.

O depakene é um medicamento que tem como função reduzir os efeitos colaterais de um outro medicamento denominado antipsicótico. Ele reduz a possibilidade de sintomas parkinsonóides causados pelo antipsicótico. O lítio é um moderador do humor que tem a função de estabilizar o humor, ora depressivo, ora eufórico. Creio que o Rupinol a que você se referiu tenha na verdade o nome de Rohypnol (utilizado para problemas de insônia). Com esse conjunto de medicações ou com o uso de apenas uma das medicações citadas é "absolutamente desaconselhável" o uso tanto de bebidas alcoólicas quanto de energéticos por que o uso dessas bebidas pode agravar o quadro da bipolaridade.
Atenciosamente,
Sandro César
Atenciosamente,
Sandro César

Leitor, muito importante sua pergunta, e muito mais sua preocupação. É muito importante a realização correta do tratamento. Como psicóloga indico o acompanhamento terapêutico se ainda não estiver em processo. É de vital importância o acompanhamento psiquiátrico, contudo, associado ao acompanhamento terapêutico, no qual seu tratamento terá maior eficácia.
obrigada, Rosângela.
obrigada, Rosângela.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Litio pode alterar a pressão ocular ou piorar o glaucoma de ângulo estreito?
- Existe algum estabilizador de humor que possa ser tomado em hipótese de gravidez por quem tem TAB?
- Psicoestimulantes e transtorno bipolar. O metilfenidato pode agravar os quadros de mania/hipomania e depressão pra quem é bipolar?
- Como devo auxiliar uma pessoa em casos de manias ,e como pode melhora ?
- Meu esposo não muda a opiniao dele por nada,fica nervoso com facilidade e foge da realidade falando alto não importa aonde esteja,tem agonia quando repete a mesma coisa pra ele ou quando é contrariado,ou mastiga perto dele,ele também nao para quieto mesmo estando trabalhando. Todos ao redor dele percebe…
- Quem tem transtorno bipolar pode ter borderline também?
- Olá boa noite! Tenho transtorno bipolar, fui diagnosticada a mais de 30 anos. Deste então tomo litio. Por anos usei fluoxetina, e agora tomo o litio 300 e sertralina 50 mg.. Minha pergunta seria : no futuro posso ter problema renal, por uso do litio?
- É normal o organismo não absorver direito o Lítio?
- Comecei a tomar arbiprazol estou muito agutado e agora com dificuldsde de dormir os sintomas vao diminuir com o tempo?
- É possível uma bipolar fazer o tratamento sem tomar antipsicótico neum?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 948 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.