Gostaria de saber se um paciente diagnosticado como bipolar e que toma remédios como Depakene, Lythium

5 respostas
Gostaria de saber se um paciente diagnosticado como bipolar e que toma remédios como Depakene, Lythium e Rupinol pode fazer uso, ainda que eventualmente, de bebida alcoólica e energéticos (red bull)?
Não, tanto a bebida alcoolica, quanto energéticos devem ser evitados nessa situação.
O álcool pode interagir com o depakene, pode predispor à intoxicação por lítio, pode potencializar o efeito do rohypinol.
Energéticos contém muita cafeína, que são psicoestimulantes e podem predispor a crises de ansiedade ou piorar a exaltação do humor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua dúvida é pertinente e, como neurocientista e psicoterapeuta, digo-lhe que a resposta é: NÃO. De forma alguma você deve tomar álcool enquanto estiver usando esses medicamentos. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e o Depakene, que é um remédio causador de sérios efeitos colaterais, tem seus efeitos potencializado pelo álcool. Combinado com Lítio o álcool pode gerar deficiências de pensamento e julgamento, entre outros problemas; e, associado com Rohypnol, acentua o efeito depressor central, com diversos prejuízos. Já bebidas energéticas não devem ser ingeridas nem mesmo por quem não está tomando medicação psiquiátrica, pois comumente causam insônia, agitação, irritabilidade, taquicardia e arritmias - não entre nesse conto. O ideal mesmo seria que você fizesse uma boa psicoterapia e conseguisse dominar seu transtorno, passando a depender de doses menores destas medicações...
E certo que o álcool com medicação não combina , quando aos enérgicos geralmente tem como base estimulantes , que também podem causar alguns desconfortos. Se já esta sendo acompanhando por algum psiquiatra, seria importante, um terapeuta, que em conjunto , podem ajudar melhor em suas questões.
O depakene é um medicamento que tem como função reduzir os efeitos colaterais de um outro medicamento denominado antipsicótico. Ele reduz a possibilidade de sintomas parkinsonóides causados pelo antipsicótico. O lítio é um moderador do humor que tem a função de estabilizar o humor, ora depressivo, ora eufórico. Creio que o Rupinol a que você se referiu tenha na verdade o nome de Rohypnol (utilizado para problemas de insônia). Com esse conjunto de medicações ou com o uso de apenas uma das medicações citadas é "absolutamente desaconselhável" o uso tanto de bebidas alcoólicas quanto de energéticos por que o uso dessas bebidas pode agravar o quadro da bipolaridade.

Atenciosamente,

Sandro César
Leitor, muito importante sua pergunta, e muito mais sua preocupação. É muito importante a realização correta do tratamento. Como psicóloga indico o acompanhamento terapêutico se ainda não estiver em processo. É de vital importância o acompanhamento psiquiátrico, contudo, associado ao acompanhamento terapêutico, no qual seu tratamento terá maior eficácia.
obrigada, Rosângela.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.