Gostaria de saber se um dos sintomas do TDA é a falta de libido.

16 respostas
Gostaria de saber se um dos sintomas do TDA é a falta de libido.
Olá! Espero que você esteja bem!

O TDA não é comumente associado a uma diminuição direta da libido.

A libido se refere ao desejo sexual e pode ser influenciada por vários fatores, incluindo hormônios, estado emocional, saúde física e fatores psicológicos. Embora o TDA possa impactar a vida emocional e social de uma pessoa, não é conhecido por causar diretamente a falta de libido.

Caso você esteja vivenciando isso, é importante buscar ajuda profissional para identificar as causas da falta de libido e desenvolver estratégias para lidar com isso. Em muitos casos uma libido baixa está associada a fatores como estresse e ansiedade.

Se possível, busque um profissional da área da psicologia + terapia sexual ou sexologista. A falta de libido é tratável!

Qualquer coisa, fico à sua disposição!
Um forte abraço!

Não é critério de base para diagnóstico de TDA.
Porém se percebe redução do humor, seria favorável investigar a possibilidade de associação à outra comorbidade ou não. Fatores psicológicos e hormonais também podem afetar a intensidade da libido.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Ola! Não e um critério de sintoma diagnostica de TDAh. Para fechar um diagnostico precisa-se de vários critérios e avaliçoes feitas por um profissional qualificado. Sugiro que voce busque um profissional capacitado para te orientar. Os sintomas vem desde a infância, não e especifico da vida adulta.
Espero ter ajudado.
Sou a Leticia e sou psicologa. @leticiafernandespsi
Olá, boa noite! Acredito que os principais pontos já foram esclarecidos pelas colegas. Acrescento que é importante procurar um profissional qualificado para avaliar a presença de comorbidades. Além disso, cabe salientar que a diminuição na libido pode estar relacionada a questões hormonais, fatores psicológicos, uso de certas medicações e condições de saúde. Sugiro fortemente que você procure ajuda profissional para avaliação e orientação.
Olá, Bom dia! Espero que esteja bem.

A falta de libido ou desejo sexual não é um critério para o diagnóstico de TDAH. Os principais critérios segundo o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) incluem dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, pode haver uma correlação indireta entre TDAH e questões de libido.
Se você ou alguém está experimentando esse sintomas, é aconselhável consultar um profissional de saúde mental para obter um tratamento adequando.
Se precisar de ajuda, estarei a disposição.
Olá, boa tarde. A falta de libido não é diagnóstico de TDA, mas devido as alterações de humor que este transtorno pode provocar é possível ser um sintoma relacionado. A falta de libido pode ser provocada por fatores hormonais, psicológicos e fisiológicos. Espero ter ajudado e estou a disposição. Conte comigo!
Embora a falta de libido não seja um sintoma diretamente associado ao transtorno de déficit de atenção (TDA), é importante lembrar que a saúde mental e o bem-estar geral podem influenciar a vida sexual. O TDA pode causar dificuldades de concentração e impulsividade, o que pode afetar indiretamente a libido. No entanto, é fundamental considerar outros fatores, como estresse, ansiedade e relacionamentos interpessoais, que podem desempenhar um papel significativo na saúde sexual. Se você estiver enfrentando problemas de libido, é sempre aconselhável buscar orientação médica especializada para uma avaliação abrangente
Olá. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH - é um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, e não costuma ser diretamente associado à falta de interesse sexual. A falta de libido pode ser causada por diversos fatores, incluindo questões emocionais, relacionais, estresse, efeitos colaterais de medicamentos ou condições médicas subjacentes.
Muito além do diagnóstico, para enfrentar problemas de libido, é essencial que consulte um profissional de saúde mental, como um psicólogo e/ou psiquiatra, para uma avaliação completa e tratamento adequado.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ajudar a abordar questões relacionadas ao TDAH, como problemas de autoestima, estresse e ansiedade, que podem indiretamente afetar a libido. A terapia também pode ajudar a melhorar habilidades de comunicação e de relacionamento, o que pode beneficiar a vida sexual. Sempre à disposição.
Sim, a falta de libido pode ser um dos sintomas associados ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), especialmente em adultos. O TDAH é geralmente conhecido por sintomas como dificuldade em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, muitas pessoas com TDAH também podem experienciar uma série de sintomas adicionais, que podem incluir alterações no humor, ansiedade, dificuldades emocionais e até problemas relacionados à sexualidade, como a falta de libido.

É importante lembrar que cada pessoa é única e pode apresentar diferentes combinações de sintomas. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas de falta de libido e suspeita de TDAH, é recomendável buscar a avaliação de um profissional de saúde mental qualificado para um diagnóstico e tratamento adequados.
Olá, boa noite ! tudo bem ?
O Transtorno de défict de atenção não tem relação direta com a libido, porém, precisamos entender como esse transtorno tem afetado a sua saúde mental como um todo, não sendo uma resposta de causa e efeito. Hoje nos entendemos como seres "biopsicosociais", onde, tudo que faz parte do cotidiano pode nos afetar de alguma maneira.
A questão atencional pode trazer para o indivíduo diversos sintomas que podem estar correlacionados, como por exemplo dificuldade em manter o foco durante um certo período de tempo, baixa autoestima, dentre outros.
A baixa autoestima tem ligação direta com a libido, ou seja, a forma como os outros te vêem e como esse olhar "do outro" pode te afetar.
É importante um profissional para avaliar todas as suas questões e demandas e ajuda-lo.
Conte comigo para essa caminhada. Bjs
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A falta de libido pode ser um sintoma ligado ao TDAH em algumas pessoas, embora não seja uma característica que todos os indivíduos com TDAH experimentem. Fatores como desatenção, flutuações de humor e ansiedade relacionados ao TDAH podem afetar a libido. É importante discutir essas preocupações com um profissional de saúde mental ou médico para avaliação e orientação individualizada.
Sim, a falta de libido (diminuição do desejo sexual) pode ser um sintoma associado ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em algumas pessoas. No entanto, é importante destacar que o TDAH é uma condição complexa que envolve uma variedade de sintomas que afetam a atenção, o foco, a impulsividade e o controle emocional. Nem todas as pessoas com TDAH experimentam falta de libido como um sintoma.

Se você está preocupado com sua libido e acredita que isso pode estar relacionado ao TDAH ou a qualquer outra questão de saúde mental, converse sobre isso com um profissional de saúde. Um médico ou psiquiatra pode avaliar sua situação, fazer um diagnóstico adequado e oferecer orientação sobre as melhores abordagens de tratamento. Lembrando que cada pessoa é única, e os sintomas do TDAH podem variar.
O TDA não interfere na sua libido, mas você deve ficar atento caso faça uso de outras medicações como antidepressivo, pois alguns podem interferir na sua libido, mas recomendo você conversar com seu médico que está te acompanhando.
@tiagobrito_psi

Então, a libido de uma pessoa não é linear, ou seja isso significa que a pessoa não vai sentir a libido do mesmo jeito sempre, em algumas momentos vai estar mais alta, em outros momentos vai estar mais baixa. Isso vai variar mais ou menos de acordo com cada organismo e o estilo de vida que a pessoa tenha, além disso, fatores emocionais costumam fazer diferença na libido e no desejo sexual de modo geral, por exemplo, altos indicies de estresse aumentam o cortisol no nosso organismo, e um cortisol aumentado derrubam os hormônios responsáveis pelo desejo sexual e bom humor, ou seja não necessariamente tem a ver com o TDA, mas vale uma investigação, sugiro uma procuro por um terapeuta.
Olá, não é uma característica comum ao TDA, mas algumas pessoas com TDA podem experimentar falta de libido. É importante uma avaliação clínica para investigar a origem do sintoma.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Bom dia! O Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) pode, em alguns casos, estar associado à falta de libido, seja devido a dificuldades de concentração, impulsividade ou efeitos colaterais de medicamentos. Outros fatores, como estresse e problemas de relacionamento, também podem influenciar. É importante buscar ajuda profissional para uma avaliação completa e tratamento adequado. Terapia pode ser uma ótima forma de explorar essas questões e melhorar a qualidade de vida. Espero ter ajudado, fique bem

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!