Gostaria de saber se um dentista pode tratar a osteoradionecrose ou apenas está envolvido na sua prevenção

3 respostas
Gostaria de saber se um dentista pode tratar a osteoradionecrose ou apenas está envolvido na sua prevenção atraves de cuidados pré e pós operatórios, tendo então essa de ser tratada por um médico especializado?
O Cirurgião Dentista pode e deve tratar um paciente antes de qualquer tratamento de radioterapia, e quimioterapia, eliminando qualquer foco de infecção dentro da boca. Com estes procedimentos o paciente minimiza muito qualquer chance de ter osteoradionecrose. Deve ter continuação sempre que possível. Ser precisar de cirurgias, o Cirurgião Dentista tem o conhecimento de tratar.

O planejamento dos cuidados do paciente devem envolver a atuação do cirurgião Dentista antes do início do tratamento antineoplásico. Essa atuação será conforme o colega referiu anteriormente, com eliminação de todos os focos orais ou potenciais de infecção, para os procedimentos mais extensos um tempo de cicatrização de 3 semanas antes do inicio da radioterapia sempre que possível e o ideal e depois de iniciado o tratamento, o objetivo deve ser direcionado para o alívio da dor e a manutenção de uma ótima higiene oral.Com objetivo de evitar suas complicações secundarias
A osteoradionecrose é a necrose do osso causada pela radiação. A avaliação de um Cirurgião Bucomaxilofacial torna-se necessário para estabelecer o tipo de tratamento.
Os tratamentos são individualizados e podem ser conservadores ou cirúrgicos.
Procure sempre um especialista.