Gostaria de saber se quem faz tratamento para TDAH, pode parar com a medicação nas férias ou isso

10 respostas
Gostaria de saber se quem faz tratamento para TDAH, pode parar com a medicação nas férias ou isso pode prejudicar o tratamento? Obrigada
Boa tarde, se o paciente está medicado acredito que haja algum médico que esteja acompanhando. A melhor pessoa pra saber sobre a descontinuidade da medicação é o médico de referência.
Associar atendimento psicoterápico a medicação trás bons resultados.
Espero ter ajudado,
Grata
Luciana Mello

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Gostaria de ressaltar que o TDAH apresenta alterações funcionais para além dos estudos ou trabalho.
Pode haver comprometimento no planejamento em geral e na tomada de decisões.
Converse com seu médico sobre seu caso em especial e sobre os objetivos de seu tratamento.
Assim, será possível avaliar o período de tratamento.
Espero ter te ajudado!
Olá, isso dependerá de cada caso, mas se tem essa dúvida, pergunte ao seu médico sobre a suspensão da medicação durante o período de férias.
Olá
A resposta é depende de cada caso. As alterações no TDAH podem ir além do ambiente profissional e de estudo, tendo repercussões em atividades sociais e tarefas diárias, principalmente se exigem maior concentração e atenção por parte da pessoa e se for considerada uma tarefa "chata". Ou então se for um período que a pessoa possa sofrer consequências pela sua impulsividade.
Avalie com o seu médico para avaliar a situação. Há casos em que a pessoa pode tentar parar e há casos que não é recomendado. Tem que avaliar as vantagens e desvantagens em cada caso.
Depende do período em que esta seu tratamento : inicio, meio ou fase do desmame. Alem disso, essa decisão precisa ser devidamente comunicado e compartilhado com seu psiquiatra. Pois é importante obedecer tempo e dosagem da medicaçao prescrita.
Como é um tratamento deve ser informado a seu médico, ate porque cada caso é diferente do outro.Se ver em alguns casos a necessidade de manter a medicação pois o TDAH é uma síndrome que pode ser manejada, sabendo que essa melhora faz parte de um tratamento com efeito a longo prazo,possibilitando qualidade de vida sem dispensar o tratamento psicoterapêutico e medicamentos.
Geralmente a interrupção do medicamento no caso de TDAH não é bacana, além de alterações no paciente, o medicamento costuma demorar para voltar a fazer o efeito.
Não prejudica. Desde que, não atrapalhe seus afazeres e relacionamentos
Se a medicação está sendo usada apenas para concentração escolar, não há problema algum na descontinuidade durante as férias.
Porém se a mesma é para o dia a dia do paciente por dificuldade de socialização com amigos, ou altos déficits para outras atividades, seria melhor continuar.
Parar a medicação para TDAH durante as férias pode afetar o tratamento e a eficácia da medicação. É importante falar com o seu médico antes de fazer qualquer alteração na medicação, para garantir que a interrupção não prejudique o progresso e para encontrar a melhor abordagem para o período das férias.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.