Gostaria de saber se posso arrancar uma unha que esta com fungos?

4 respostas
Gostaria de saber se posso arrancar uma unha que esta com fungos?
Olá. A unha com infecção por fungos pode se tornar bem alterada com o passar do tempo sem tratamento adequado. Dessa forma a unha pode ficar descolada do leito ungueal, mais grossa, com manchas amareladas. A sua dúvida é muito frequente pois muitas vezes a unha fica inteira doente e o tratamento às vezes desanima por ser demorado. Mas infelizmente a extração da unha não vai curar a micose pois o fungo está no leito ungueal (onde unha cola no dedo) e assim vai crescer uma nova unha doente. Sugiro por esse motivo o tratamento com medicamentos ( talvez tenha necessidade de associar produto de passar e outro oral), procure seu dermatologia para te orientar.
Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Retirar toda unha não será a solução adequada, pois a matriz continuará doente, se não tratada nascerá novamente uma unha doente.O ideal é você procurar um podólogo especialista para que ele possa fazer a limpeza, aplicando técnicas para que sua unha cresça saudável. Passando todas as recomendações necessárias para o cuidado em casa e dando continuidade mensalmente ao tratamento para que o podólogo possa acompanhar o crescimento saudável da unha.
Realmente remover a unha não é a melhor solução porque o problema não será resolvido, apenas adiado, pois a nova unha quando crescer vai apresentar o mesmo problema. O ideal é que você faça um tratamento simultâneo com o Podologista/Podólogo e o Dermatologista, pois são profissionais com competências diferentes mas devem trabalhar de forma conjunta para erradicar os fungos e/ou outros patógenos ali existentes.
A unha infestada por esses seres necessita de limpeza específica (podoprofilaxia), que é feita pelo primeiro profissional mencionado, da mesma forma que requer medicamentos específicos que somente o médico pode prescrever. É necessário que haja essa interação e a dedicação do paciente, pois o tratamento quase sempre é de longo prazo e a paciência é fundamental.
Boa sorte!
Olá
Eu entendi o que você quer dizer com "arrancar" sua unha contaminada por fungos (caso voce já tenha este diagnóstico)

Não há necessidade de extraçãom mesmo porque o fungos não permanece somente na unha mas também em seu leito que é vascularizado.

Porém, PODOLOGISTAS podem fazer a remoção da unha afetada sem comprometer a matriz da mesma. E assim, não só a estética ficará melhor mas também os tratamentos tópicos serâo mais eficientes.

marque uma consulta.

Especialistas

Priscilla Sarlos

Priscilla Sarlos

Dermatologista

Niterói

Dra. Podo Podologia

Dra. Podo Podologia

Podologista

Jacareí

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 252 perguntas sobre Doenças da unha
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.