Gostaria de saber se pode prejudicar de alguma forma a vida adulta do meu filho caso ele presencie brigas

8 respostas
Gostaria de saber se pode prejudicar de alguma forma a vida adulta do meu filho caso ele presencie brigas minha com o meu marido?
Crianças tendem a reproduzirem comportamentos aprendidos no seio familiar e sem dúvidas podem levar tais comportamentos para a fase adulta. Por isso é importante evitar comportamentos agressivos, discussões na presença dos mesmos e quando isso ocorre conversar com a criança e orientar que existe outras formas de se tentar solucionar os problemas. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As crianças geralmente interpretam de forma distorcida as brigas dos pais. Muitas vezes assumem a culpa e sente-se pouco amadas. É necessário proteger as crianças de preocupações e conflitos de adultos. Não se trata de esconder as verdades dos filhos, mas ter o cuidado de não envolvê-los nos problemas que não são responsabilidades deles. E conversar sim com as crianças sobre o que sentem e pensam. Meu abraço
Manter uma relação conturbada com o cônjuge pode ser muito prejudicial; é importante que os pequenos presenciem gestos de respeito, perdão, cuidado e carinho.

À disposição,
Milena Mendonça.
Bom dia.Todo casal se desentende de vez em quando, porém, é necessário atenção quando esses desentendimentos ocorrem na frente dos filhos. As crianças, principalmente até os 7 anos, ainda não tem total domínio da linguagem (Vocabulário restrito) que dificulta a compreensão do que de fato está acontecendo na família. No momento do conflito, pode ser que os pais troquem respostas ríspidas, com entonações agressivas e/ou riam com ironia. Isso acarretará conflitos e confusões internas na criança, e mesmo sem entender absorve a hostilidade e a tensão causada no ambiente. Consequentemente podem ser frequentes os estado permanentes de insegurança. Além do mais, é neste período em que a criança apresenta egocentrismo, e associa ser responsável a tudo o que acontece ao redor dela. Sendo assim, as brigas e discussões na presença de seus filhos, podem sim, prejudicar seu filho e causar danos psicológicos.Quando essas discussões forem recorrentes, indico Terapia de Casal. Att. Luana Santana
Certamente!
As crianças são sintomas do pais! Devem se desenvolver em ambientes saudáveis onde haja harmonia e bem-estar psíquico. Um ambiente harmonioso para a criança é de caráter preventivo para o adulto que irá se tornar.
Evitem compartilhar com as crianças os problemas pelos quais passam.
Sim, é sempre bom evitar brigas na frente de crianças, até porque os pais são o espelho de uma criança, elas reproduzem o que vêem, então com o tempo pode ser que a criança comece a apresentar comportamentos mais agressivos, e com isso desencadear muitas outras possibilidades.
O relacionamento conturbado dos pais prejudica a criança, mesmo que ela não presencie as brigas. É importante o casal fazer um tratamento - terapia de casal ou psicoterapia individuais- para melhorar a forma de se relacionar. Não só para evitar maiores problemas para os filhos, como também para viverem mais felizes, em harmonia.
Oi querida! como vai? Imagino que não deve ser fácil pra você estar enfrentando essas dificuldades no relacionamento, ainda mais com o filho presenciando. Bom, com a chegada de um filho promove inúmeras modificações no Ser Casal, é como se tudo o que tivesse sendo varrido para debaixo do tapete até o momento, agora vem a tona e o casal começa a enfrentar muitas vezes pela primeira vez, os problemas que deixaram para la. O filho vem como bússola, apontar o que os pais devem FAZER CONTATO.... busquem terapia de casal, tenho certeza que vai ser maravilhoso para sua família.

Especialistas

Karina Gabriel

Karina Gabriel

Psicopedagogo

Sorocaba

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Daniela Helena Batacline

Daniela Helena Batacline

Psicólogo

Cabreúva

Ana Rita Franco

Ana Rita Franco

Psicólogo

Cabreúva

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.