Gostaria de saber se o uso prolongado de inderal 40mg, pode causar alguma alteração neurológica?

4 respostas
Gostaria de saber se o uso prolongado de inderal 40mg, pode causar alguma alteração neurológica?
inderal (propanolol) não causa alteração neurológica nenhuma, mas pode causar tontura e hipotensão no começo do tratamento.

Esse medicamento não tem ação central, não é psicotropico e não age diretamente a nível encefálico. Ele age perifericamente bloqueando a adrenalina que é responsável pelas sensações desagradáveis da ansiedade. ( alivia tremor de mãos, palpitação , sensação de desconforto abdominal, etc). Dessa forma e um medicamento seguro a longo prazo do ponto de vista neurológico. Espero ter ajudado. Dra Camila
O propranolol (Inderal) é utilizado em psiquiatria e neurologia para o tratamento do tremor essencial ou secundário a medicamentos, profilaxia de enxaqueca, e para o alívio de sintomas periféricos da ansiedade, por exemplo, tremor, sudorese, taquicardia, palpitações.

Tem ação no sistema nervoso central e periférico, podendo causar alguns efeitos colaterais, que em geral são leves, a não ser que o paciente tenha outras doenças associadas.

O propranolol pode produzir em 1% a 10% dos pacientes - fadiga (cansaço), "moleza" no corpo, sonolência, insônia e pesadelos.

Em 0,01% a 0,1% dos pacientes, causa vertigem (tontura), hipotensão postural (queda da pressão arterial quando o paciente muda de uma posição deitada ou sentada para uma posição em pé).
O uso prolongado de Inderal (propranolol) não costuma causar alterações neurológicas graves. Esse medicamento age bloqueando os efeitos da adrenalina no corpo, ajudando a controlar sintomas como tremores, palpitações, sudorese e ansiedade. No entanto, como qualquer medicamento, pode apresentar alguns efeitos colaterais, especialmente no início do tratamento.

Entre os possíveis efeitos colaterais estão tontura, fadiga, sonolência, insônia e hipotensão (queda da pressão arterial). Esses efeitos são geralmente leves e tendem a diminuir com o tempo. Raramente, o uso de propranolol pode causar pesadelos e "moleza" no corpo.

O propranolol é considerado seguro para uso prolongado, mas é importante sempre seguir as orientações do seu médico e informar qualquer efeito colateral persistente ou preocupante. Se você tiver outras condições de saúde, como problemas cardíacos ou respiratórios, o uso de propranolol deve ser monitorado de perto.

Para um acompanhamento mais detalhado e personalizado, recomendo que você agende uma consulta com seu médico. Ele poderá avaliar seu histórico médico, ajustar a dosagem se necessário e esclarecer qualquer dúvida adicional.

Estou à disposição para ajudar mais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900