Gostaria de saber se o uso crônico diário do clonazepam (uns 4 anos de uso) causa ou pode causar depressão

4 respostas
Gostaria de saber se o uso crônico diário do clonazepam (uns 4 anos de uso) causa ou pode causar depressão e/ou ansiedade?
Ou piorar o quadro de depressão e/ou ansiedade?
Obs: Uso também sertralina.
Caso ainda estejas com sintomas apesar do tratamento farmacológico há 4 anos, existem muitas possibilidades a serem investigadas.

O diagnóstico e os seus sintomas precisam ser bem esclarecidos, um bom check-up de saúde precisa ser realizado, as doses e a qualidade dos medicamentos que usas precisa ser informada e os problemas de relacionamento que enfrentas precisam ser levados em conta.

Os sintomas psiquiátricos possuem muitas causas. Não podemos te dar uma resposta precisa sobre a questão.

Caso ainda não tenha feito, sugiro que procure um psiquiatra. Caso já tenha um, converse com ele a respeito e pergunte se ele acredita que você possa se beneficiar de alguma complementação ao tratamento, como alguma modalidade de psicoterapia, por exemplo.

Espero ter ajudado.
Att.

Concordo. Só acrescento que, se em uso desse esquema você ainda sente depressão e ansiedade, significa que este esquema não está sendo eficaz. É necessário rever as doses, ou mesmo alterar o esquema. Além disso, o tratamento para transtornos assim precisam ser associados à psicoterapia, para resposta completa, mais rápida e duradoura. Por fim, o índice de dependência aos benzodiazepinicos são estatisticamente maiores em pessoas que usam subdosagem por tempo prolongado. Mais um motivo para rever este esquema com seu psiquiatra.
O uso do clonazepam não provoca ansiedade - na verdade ele é um ansiolítico. O uso do clonazepam por tempo prolongado e doses altas pode precipitar redução no humor ( não chamaria depressão) já que ele tem ação de inibição do cérebro.
Em pacientes com depressão , o uso de clonazepam em geral não piora quadros de ansiedade.
Pode ocasionar piora de humor, redução da memória, cansaço etc.

Esse medicamento é excelente mas não faz parte mais de meu arsenal. A dependência é muito alta. Há muito efeito colateral.
Como depressor do sistema nervoso central ele pode causar redução do humor sim, mas não podemos chamar isso de depressão. De qualquer forma tanto o clonazepam quanto todos os demais benzodiazepinicos não podem ser usados de forma crônica. Aumentar a ansiedade não faz nenhum sentido.